Prolinx

Blog / Informe-se

5 problemas acarretados pela falta de backup

5 problemas acarretados pela falta de backup

Sua empresa já adota alguma solução de backup? É comum a ideia de que problema é algo que só acontece ao outro, com a empresa do do outro. Mas, a realidade não é bem assim e é sempre melhor prevenir do que remediar.

Uma empresa que não segue uma rotina de backup (mesmo que por meio do uso de HDs externos) ou, ainda, que prefere não apostar na praticidade e segurança da solução em nuvem, está correndo riscos!

Continue a leitura do post e conheça 5 problemas que a falta de uma solução adequada de backup pode acarretar:

1. Paralisação das atividades da empresa

Sua empresa gera, compartilha e busca dados diariamente para dar andamento às suas atividades. A falta de backup pode fazer com que qualquer problema que afete o acesso a esses dados dificulte ou até paralise a execução de tarefas e o processo de tomada de decisões inerentes ao seu negócio.

Já imaginou os prejuízos que uma empresa pode ter em razão de um único dia perdido de trabalho? Isso, considerando que o problema seja resolvido rapidamente para a retomada da rotina local. Do contrário, a dor de cabeça só aumenta!

2. Retrabalhos e desperdício de recursos

Pode ser que, sem uma solução de backup para recuperar dados afetados, sua empresa consiga encontrar caminhos para não paralisar as atividades. É bem provável, porém, que sua equipe precise recomeçar trabalhos, perdendo tempo, recursos e até a motivação para fazer um serviço bem feito.

3. Desgaste da imagem da empresa

Muitas empresas já contam com algum equipamento para backup, como os HDs externos. Tantas outras planejam fazer melhor do que isso, visto que a adoção de uma solução de backup em nuvem está nos planos de 33,9% dos gestores de TI para 2018.

Isso significa que cada vez mais empresas reconhecem a importância de manter seus dados seguros e investir em uma solução adequada. Na contramão, ficam as empresas que não adotam essa estratégia e correm o risco não só de comprometer seus dados como de transmitirem uma ideia negativa para seus colaboradores e parceiros de negócios.

4. Pane ou roubo de equipamentos

Se os dados da sua empresa ficam armazenados somente nos próprios computadores utilizados ou até mesmo em HDs externos, corre risco de perdê-los em razão de panes ou roubos.

É provável que algum equipamento de seu uso (seja em casa ou no trabalho) já tenha passado por uma formatação. Há diversas razões para que técnicos de TI recorram a esse processo e, em alguns casos, não é possível salvar previamente os arquivos e todos os dados do computador são perdidos.

Ainda que menos frequente, esse problema também pode acontecer aos HDs externos que, devido ao seu tamanho, são ainda mais susceptíveis a perdas ou roubos. Problemas que não fazem parte da realidade de uma boa solução de backup em nuvem.

5. Prejuízo pela perda de dados valiosos

No último ano, empresas brasileiras tiveram prejuízo de R$4,7 milhões em razão da violação ou da perda de dados. Além de paralisar as atividades da empresa, qualquer problema que comprometam seus dados pode levar a consequências mais graves, como o vazamento de dados sigilosos e o comprometimento de negociações.

Uma solução adequada de backup pode fazer com que, ainda que a empresa seja vítima de problemas que afetem seus dados, tenha condições de recuperá-los facilmente e minimizar prejuízos.

Sua empresa precisa de uma boa solução de backup? Entre em contato, a equipe técnica da Prolinx pode ajudar a resolver esse problema!

Estou no WhatsApp para conversaremos sobre os problemas acarretados pela falta de backup

Presleyson Lima

Leia mais...

30_SaibaGerenciar(feed)-min
office365(feed)-min
CenturyTelecomDedic(feed)-min