ITDR – Identity Threat Detection and Response: entenda seu papel na segurança cibernética

Com o aumento da detecção de ameaças de identidade, a Identity Threat Detection and Response tem se tornado uma das soluções mais eficazes de segurança cibernética para organizações. Saiba mais sobre essa ferramenta, seu funcionamento e dicas para escolher a ITDR!
Tempo de leitura: 5 minutos
ITDR - Identity Threat Detection and Response

Sumário

A crescente sofisticação dos ataques cibernéticos exige uma nova abordagem de proteção focada em identidade e credenciais. Segundo a consultoria Gartner, uma infraestrutura frágil é reflexo de elementos incompletos, mal configurados ou vulneráveis, e aponta que, até 2027, 85% dos novos ataques poderão ser evitados ao fortalecer a “malha de identidade”. Isso reforça a importância de uma solução de Detecção e Resposta a Ameaças de Identidade, conhecida como ITDR. 

Essa solução tem se tornado uma tendência no mercado de segurança cibernética, apresentando uma combinação de ferramentas mais completa que envolve desde a coleta de dados, a análise comportamental dos usuários, identificando ações fora do padrão, até a capacidade para respostas automatizadas rápidas a ataques. 

Para implementar a Identity Threat Detection and Response, é preciso conhecer como funciona essa solução na prática e suas etapas, o que deve ser avaliado no momento da escolha e também estar por dentro das principais tendências e fatos que tratam dessa solução!

O que é ITDR – Identity Threat Detection and Response

O ITDR (Identity Threat Detection and Response) é uma estratégia voltada para a detecção e resposta a ameaças relacionadas à identidade e credenciais dentro de uma organização. Seu objetivo principal é identificar atividades suspeitas ligadas à identidade dos usuários e mitigar os riscos antes que eles se transformem em violações significativas.

Essa solução envolve uma combinação de ferramentas de segurança, processos e melhores práticas para preparar, detectar e responder a ameaças relacionadas à identidade. Isso porque, mesmo que uma rede, endpoint e todos os outros dispositivos estejam bem protegidos, um invasor cibernético só precisa de acesso a uma conta privilegiada para comprometer os recursos corporativos.

Como funciona o ITDR

O ITDR monitora continuamente as atividades de identidade, utilizando tecnologias como inteligência artificial e machine learning para identificar comportamentos anômalos, alertar equipes de segurança e, em muitos casos, automatizar respostas para conter incidentes. Veja abaixo as etapas que mostram como funciona, na prática, uma solução ITDR:

1. Coleta de dados

Nesta primeira etapa é feita a coleta de dados de diferentes fontes, como logs de sistemas, informações de autenticação e registros de eventos. 

Esses dados levantados podem ser agrupados e correlacionados para entender de forma abrangente as atividades relacionadas às identidades dos usuários. 

2. Análise comportamental

Durante a análise comportamental, é feito um monitoramento contínuo do comportamento do usuário, sendo possível apontar possíveis desvios do padrão que já é praticado por ele.

Podem ser utilizadas técnicas de machine learning e análise estatística que auxiliarão a identificar comportamentos suspeitos como, por exemplo, tentativas de acesso a recursos não autorizados ou mudanças inesperadas na forma de uso. 

3. Autenticação avançada

A autenticação multifator (MFA) é muito importante para garantir a segurança das identidades dos usuários. 

Ao implementar soluções de autenticação adaptativa, é avaliado o risco associado a uma tentativa de acesso, além de solicitadas etapas adicionais de autenticação quando alguma ação ou comportamento incomum é identificado.

4. Modelagem de ameaças

Nesta etapa, a organização deve desenvolver modelos de ameaças específicos para o seu negócio, que serão fundamentais para detectar atividades anormais de forma precoce, com a devida resposta. 

A construção desses modelos pode ser feita a partir de conhecimento interno e externo, considerando a maneira de atuar dos invasores.

5. Respostas automatizadas a ameaças

Uma das importantes vantagens da Identity Threat Detection and Response é a capacidade de dar respostas rápidas e automatizadas. 

Ao serem elaboradas, permitem que ações pré-definidas sejam acionadas de maneira automática sempre que ocorrerem eventos de ameaças. Com isso, o tempo de resposta é reduzido, assim como o impacto das violações. 

O que devo buscar ao contratar uma solução ITDR

Ao selecionar uma solução de ITDR para sua empresa, existem aspectos e funcionalidades que são essenciais no momento da escolha e que farão a diferença nos resultados da ferramenta. Para isso, considere os três seguintes pilares fundamentais:

  1. Visibilidade: é a capacidade da solução ITDR de agregar informações de múltiplas fontes, tanto on premises quanto na nuvem, oferecendo uma visão abrangente e consolidada das atividades de identidade.
  2. Controle Proativo: o sistema deve fornecer alertas de segurança em tempo real, permitir investigações rápidas e bloquear automaticamente acessos suspeitos, garantindo que as respostas sejam feitas de forma eficaz e no tempo adequado.
  3. Controle baseado em riscos: uma solução eficaz deve ser capaz de reduzir falsos positivos, priorizando os alertas mais críticos de acordo com o risco que representam. Isso facilita a priorização de ameaças de alto risco e melhora o tempo de resposta da equipe de segurança.

Fatos e tendências do ITDR

Profissionais de segurança e gerenciamento de risco estão cada vez mais cientes, por meio de pesquisas, insights e recomendações, de que problemas de segurança de identidade estão em uma crescente. Esses fatos e tendências só reforçam o aumento da busca de soluções por Identity Threat Detection and Response. Veja:

A identidade é o principal vetor de ataques cibernéticos 

Dados mostram que a maioria dos ataques cibernéticos envolve algum tipo de exploração de credenciais de identidade.

A identidade é a nova vulnerabilidade

À medida que mais serviços migram para a nuvem e o trabalho remoto se torna comum, as credenciais digitais estão mais expostas do que nunca.

Atacantes exploram lacunas entre sistemas de identidade e segurança

Criminosos cibernéticos estão cada vez mais focados em explorar falhas e inconsistências entre os sistemas de gerenciamento de identidade e soluções de segurança tradicionais.

ITDR é uma das principais prioridades da segurança cibernética

Segundo especialistas, ITDR está rapidamente se tornando uma prioridade para as empresas que buscam proteger suas infraestruturas digitais.

A Prolinx é expert em segurança cibernética

A crescente detecção de ameaças de identidade tem feito com que soluções como a ITDR se tornem cruciais para garantir a segurança cibernética moderna. Ela garante que as credenciais de identidade sejam protegidas e os ataques minados antes de causar danos que podem se tornar irreparáveis. 

Nesse sentido, é fundamental que as empresas se atentem sobre essa necessidade e também em relação ao momento da escolha da solução, considerando as funcionalidades que ela deve apresentar.

Veja como a Prolinx pode elevar o nível de proteção contra ameaças cibernéticas ou perda de dados, por meio de ferramentas de gestão de acessos! 

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter