Cibersegurança para empresas: pilar estratégico nos negócios

Tempo de leitura: 5 minutos
Cibersegurança para empresas

Sumário

Você precisa saber mais para entender a relação entre cibersegurança para empresas e o sucesso nos negócios? Então, vamos lá.

Não é de hoje que esse assunto está em pauta, mas nem sempre é fácil compreender isso a ponto de conseguir encaixar o risco do vazamento de dados na realidade da própria organização.

O problema é real e as tentativas de ataque são constantes. Felizmente, as soluções também existem.

Neste post, falaremos dos riscos de cibersegurança e do que sua empresa pode fazer para ter medidas de prevenção como pilar estratégico para o sucesso. Acompanhe!

A importância da cibersegurança para empresas na era digital

Nos últimos anos, a transformação digital tem deixado de ser um tema abstrato para se tornar uma questão relevante no dia a dia das empresas, fornecendo dados estratégicos para a tomada de decisões.

A automação de processos e uso de diferentes tecnologias dá às organizações novas oportunidades para conhecer melhor o próprio negócio, seus pontos fortes e fraquezas, e saber como buscar o sucesso.

Em paralelo ao que existe de positivo, a tecnologia demanda atenção com a cibersegurança nas empresas. Isso porque, infelizmente, existem criminosos cada vez mais especializados em ataques a servidores e no roubo de dados sensíveis.

A segurança fica em risco se os devidos cuidados não forem tomados de forma contínua. Tome como exemplo o caso que ocorreu com a Renner, em janeiro de 2021. Um ataque hacker perpetrado por um ransomware afetou o site e parte de seus sistemas e da operação da rede de lojas.

Levou dois dias para que o serviço de e-commerce fosse estabelecido, com profissionais atuando incansavelmente para reverter o problema e o agravamento da situação. Em comunicado, a Renner informou que:

“As equipes permanecem mobilizadas de acordo com o plano de proteção e recuperação, com todos os seus protocolos de controle e segurança, e com um trabalho de apuração, documentação e investigação sobre o ocorrido”.

A informação sobre o tamanho do prejuízo que o ataque ocasionou não foi divulgada, mas especialistas estimam que o ransomware vai gerar mais de US$ 20 bilhões de receita só em 2021.

O aumento de ataques cibernéticos a empresas durante a pandemia

O risco se baseia na oportunidade. Como você deve saber, a pandemia do novo coronavírus impulsionou muitas empresas a finalmente se adequarem à era digital.

Isso significa que mais organizações a trabalhadores passaram a usar a tecnologia e seus serviços diariamente. Uma pesquisa desenvolvida pela The Economist Intelligence Unit, a pedido da Microsoft, aponta que a pandemia acelerou a transformação digital em 72% das empresas.

O processo de adequação a essa mudança é gradativo e, também por essa razão, cria brechas para a atuação de cibercriminosos e reforça a importância da cibersegurança para empresas.

Enquanto vão se programando para aumentar seus níveis de proteção, as empresas seguem vulneráveis; uma realidade condizente com uma mudança quase forçada para o home office.

  • Em 2020, o Brasil registrou 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos;
  • Só no 1° semestre de 2021, registrou-se um aumento de 220% no número de ataques cibernéticos a empresas brasileiras.

A cibersegurança para empresas chama atenção, de forma especial, para dois tipos de ataque: o phishing e o já mencionado ransomware ― o malware que sequestra dados e pede pagamento de um resgate para devolvê-los.

Cibersegurança para empresas torna-se pilar estratégico nos negócios

O vazamento de dados e o comprometimento das operações afeta a empresa de diferentes formas. Além do prejuízo financeiro esperado, há um prejuízo à imagem da organização.

Pense no esforço necessário para recuperar a reputação de sua empresa caso os dados sensíveis de clientes e outros stakeholders fossem roubados?

Ainda, pense na possibilidade de os dados que sua organização produz para orientar as decisões do próprio negócio caírem nas mãos da concorrência por ação de cibercriminosos.

Com isso em mente, fica mais fácil entender que ações de cibersegurança para empresas compreendem medidas de prevenção antes de qualquer coisa.

Empresas que já avançam nesse sentido, como a paranaense Copel, já contam com áreas específicas para tratar da segurança digital, com a atuação direta de especialistas.

Além disso, apostam em planos de conscientização que são apresentados a todos os funcionários da empresa, uma vez que ações preventivas e protetivas não envolvem apenas a TI.

Solução de cibersegurança para empresas: PROSEC

Desconhecemos o nível de maturidade de gestão de TI da Renner, que usamos como exemplo para falar de cibersegurança para empresas.

É certo que, hoje, após o ataque, a empresa tem mais experiência e possivelmente mais recursos para a prevenção de novos problemas e para colocar em prática um plano de mitigação, caso isso volte a ser necessário.

A realidade é que ações preventivas precisam ocorrer de forma contínua e acompanhar a evolução do nível de sofisticação dos ataques orquestrados pelos criminosos.

Internamente, uma organização pode ter um time especializado para este fim e ainda precisará contar com mais gente na TI para dar conta de outras demandas.

Outra alternativa é buscar serviços como o que a Prolinx oferece. O ProSec é uma solução exclusiva voltada para análise e gestão de vulnerabilidades, e monitoramento constante de SIEMSecurity Information and Event Management.

Com o ProSec é possível:

  • Personalizar as coletas de dados, obtendo visibilidade em tempo real de atividades que representem possíveis riscos;
  • Simplificar as investigações de segurança com enriquecimento automático de informações;
  • Acelerar a detecção de eventuais ameaças para que seja possível agir com rapidez para mitigá-las;
  • Resolver problemas antes que estes se tornem um risco financeiro significativo;
  • Visualizar o cenário de ameaças por completo;
  • Acessar dados que compõem o conhecimento da comunidade de segurança.

Assim, a solução desenvolvida pela Prolinx se torna uma vantagem competitiva para sua organização porque atende possibilita que a cibersegurança para empresas seja, de fato, um pilar de negócios.

Eventuais riscos e brechas são acompanhados continuamente, oportunizando medidas que impedem o roubo de dados ou a paralisação das operações, e mantendo a confiabilidade e reputação de sua empresa.

Achou interessante? Aproveite para conhecer mais sobre o serviço de Gestão de Vulnerabilidades da Prolinx!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter