Prolinx

Entenda como o Disaster Recovery pode salvar a sua empresa

Você é uma dessas pessoas que acredita que problemas só acontecem com os outros? Esse pensamento é bastante comum até que, por alguma infelicidade, nos tornamos vítimas e pensamos em como deveríamos ter considerado a possibilidade e encontrado formas de se prevenir.

E é por isso que vamos tratar aqui sobre a importância de um plano de recuperação de desastres ou disaster recovery (DR). Uma forma de garantir que os equipamentos e, sobretudo os dados de sua empresa estejam sempre seguros e, ainda, que possam ser salvos caso problemas surjam. Acompanhe!

O que é Disaster Recovery (ou plano de recuperação de desastres)

O DR ou o plano de recuperação de desastres é um documento que reúne políticas, medidas e responsáveis para acompanhar e executar ações pela recuperação da infraestrutura tecnológica e dos sistemas da empresa, em caso de desastres.

Por desastres, falamos de problemas causados pela interferência humana (como sabotagens ou vandalismo) ou, os chamados desastres naturais (como inundações e incêndios) ou, ainda, problemas oriundos de falhas de tecnologia.

Portanto, são acontecimentos que levam à perda de informação vital ou comprometam a utilização dos recursos tecnológicos da empresa, comprometendo suas atividades e resultados.

Assim sendo, um plano de recuperação de desastres considera as situações possíveis, com base na análise de riscos e vulnerabilidades da empresa. E, então, apresenta estratégias para solucionar cada problema, contando com instruções detalhadas dos procedimentos e operações a serem seguidos, bem como os responsáveis por essas ações.

Quando e porque fazer um plano de recuperação de desastres

Não há dúvidas de que a sua empresa vai precisar usar seu plano de recuperação de desastres se e quando passar por um revés que comprometa seus dados, sistemas e equipamentos tecnológicos.

Assim, é comum que gestores pensem em como seria bom contar com um bom plano somente quando passam por uma situação de revés. Às vezes, os problemas podem ser facilmente resolvidos, mas é recomendável não deixar o destino da empresa nas mãos dessa sorte.

E, por isso, o plano de recuperação deve ser desenvolvido como estratégia de prevenção, ainda que qualquer possibilidade de desastre pareça remota. Dessa forma, além de saber como agir em caso de problemas, é possível, também, preveni-los com mais eficiência.

Contando com ajuda especializada para desenvolver um bom plano de recuperação de desastres

Como já dito, o plano de recuperação de desastres é um documento e, portanto, deve ser tratado como tal. E isso significa, sim, criar um material formal, completo e embasado, capaz de oferecer todas as informações necessárias para a empresa, colaboradores e suporte em caso de um eventual revés.

É importante entender que o desenvolvimento desse plano deve levar em conta, dentre outros fatores, a capacidade da equipe e a própria infraestrutura de TI da empresa. Isso se faz necessário, inclusive, para que você considere contar com o suporte de profissionais especializados para orientar todo o processo.

Assim, se torna possível assegurar que sua empresa tenha um plano de recuperação de desastres adequado às suas necessidades e que apresentem medidas de solução devidamente correspondente a elas.

A consultoria de profissionais especializados vai te permitir:

  • Identificar com mais clareza os riscos, vulnerabilidades e fraquezas da sua empresa;
  • Definir as medidas necessárias para sanar fraquezas, evitar riscos e solucionar os problemas;
  • Organizar e orientar a equipe responsável por cada medida e ação determinadas;
  • Definir prioridades e listar contatos essenciais para lidar com cada desastre;
  • Desenvolver um checklist de recuperação capaz de guiar cada um dos processos definidos.

Além disso, o apoio de profissionais especializados de TI pode contribuir para a redução de diversos riscos, bem como para a adoção de medidas de segurança para evitar que sua empresa passe por qualquer tipo de desastre.

Afinal, ainda que contar com um plano de recuperação de desastres seja crucial, o cenário ideal é que esse documento e suas medidas sejam pouco necessários à rotina da empresa!

Sua empresa ainda não tem um plano de de recuperação de desastres? Entre em contato conosco ou pelo e saiba mais sobre essa solução!

Me chame no WhatsApp para conversaremos sobre Disaster Recovery na sua empresa

Presleyson Lima