• (31) 3351-2223
  • [email protected]
  • Área do Cliente
  • Contato
Linkedin Facebook-f Instagram Twitter Youtube
  • Home
  • Prolinx
    • Sobre
    • Clientes
    • Parceiros
    • Responsabilidade Social
  • Segurança
    • Análise de Vulnerabilidade
    • Gestão de Vulnerabilidades | Prosec
    • Sophos
    • Soluções
  • Nuvem
    • Backup
    • Servidor
    • Microsoft Azure
    • Microsoft 365
    • Soluções
  • Serviços
    • Conexão Segura
    • Diagnóstico e Consultoria
    • Gestão de Data Center
    • Gestão de TI
    • Locação de Equipamentos
    • Soluções
  • LGPD
  • Eventos
  • Conteúdo
    • Blog
    • Ebooks
Menu
  • Home
  • Prolinx
    • Sobre
    • Clientes
    • Parceiros
    • Responsabilidade Social
  • Segurança
    • Análise de Vulnerabilidade
    • Gestão de Vulnerabilidades | Prosec
    • Sophos
    • Soluções
  • Nuvem
    • Backup
    • Servidor
    • Microsoft Azure
    • Microsoft 365
    • Soluções
  • Serviços
    • Conexão Segura
    • Diagnóstico e Consultoria
    • Gestão de Data Center
    • Gestão de TI
    • Locação de Equipamentos
    • Soluções
  • LGPD
  • Eventos
  • Conteúdo
    • Blog
    • Ebooks
  • segurança, Tecnologia

Gerente de TI: contratar ou terceirizar?

  • 13/10/2017
Tempo de leitura: 3 minutos

Com a tecnologia cada vez mais presente nas rotinas corporativas, a importância da atuação de um gestor de TI se faz cada vez mais perceptível. E é nesse contexto que surge a dúvida: vale mais a pena contratar um profissional ou terceirizar o serviço?

Essa indecisão é bastante comum e justificável. Por isso, neste post, apresentamos diferentes cenários para que você reúna os conhecimentos necessários e tome a decisão mais adequada para a sua situação.

Continue a leitura e descubra como qual a melhor forma de garantir a segurança de dados e bom funcionamento dos sistemas utilizados em sua empresa!

Contratando um gerente de TI para atuar internamente

Empresas maiores tendem a precisar dos serviços de um profissional especializado em TI com mais frequência. Por isso, é bastante indicado que contem com uma equipe e contratem um profissional especializado para acompanhar as atividades.

Nesse caso, o gerente de TI vai ser responsável por garantir o melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos, de forma adequada às necessidades específicas do local. A sua vantagem é, justamente, estar dentro da empresa e conhecer de perto sua atividade e objetivos.

Dependendo do setor de atuação e das ferramentas utilizadas na rotina de trabalho, empresas de menor porte também podem se beneficiar dessa ajuda profissional in loco. Em geral, porém, a demanda relativa a TI costuma ser baixa e nem sempre é vantajoso contar com uma equipe interna.

Em qualquer situação, a presença do gerente vai garantir a solução rápida de eventuais problemas, bem como agilizar o processo de tomada de decisões relativas às atividades de rotina.

Contando com os serviços de uma empresa terceirizada

Em relação à área de TI, contratar profissionais de forma terceirizada pode ser vantajoso para empresas de diferentes portes. E isso engloba fatores desde o custo até a qualidade do serviço prestado.

No caso das empresas menores, a vantagem maior está realmente na redução dos custos. Ao invés de manter uma equipe trabalhando aquém de seu potencial em função da baixa demanda, é possível contar com o apoio de terceiros apenas quando necessário.

Já para empresas maiores, contratar uma equipe de especialistas terceirizada pode ajudar a tornar a solução de problemas mais ágil e, até mesmo, melhor. Isso vai depender, sobretudo, do conhecimento desses profissionais quanto às atividades e funcionamento da empresa contratante.

Em ambos os casos, é preciso estar atento às cláusulas e acordos para garantir o não só a segurança, mas também o sigilo de informações cruciais da empresa contratante.

Combinando as duas abordagens

Por fim, há a opção de combinar as duas abordagens. Isso significa contar com uma equipe e/ou um gerente de TI dentro da empresa e, ainda, contar com o apoio de profissionais terceirizados.

Para pequenas e médias empresas, essa pode ser a solução ideal para manter as atividades em ordem diariamente e, ainda, garantir a qualidade de serviços pontuais, como o backup em nuvem.

E, para as grandes empresas, a combinação significa contar com profissionais habituados às rotinas internas atuando diariamente e o apoio de terceiros para garantir o cumprimento das demandas.

Vale ter em mente, por exemplo, que os profissionais oriundos da terceirização tendem a estar um passo à frente no que diz respeito à segurança de dados e o combate às crescentes ameaças às redes corporativas.

Ficou alguma dúvida sobre a contratação ou não de um gerente de TI na rotina de sua empresa? Deixe seu comentário para que possamos te ajudar!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter
Prolinx

Moderna e atenta às tendências do mercado mundial de Tecnologia, Segurança, Inovação e Nuvem.

Últimos posts

Firewall Sophos Nova Geração: mais inteligência para ameaças cada vez mais complexas

09/05/2022

Microsoft 365 for Business: o que é e por que contratar?

28/04/2022

Microsoft Azure: o que é e quais as vantagens para sua empresa

28/04/2022
Quais os melhores servidores para backup em nuvem

Quais os melhores servidores para backup em nuvem?

22/04/2022
Categorias
  • antivírus
  • backup
  • evento
  • gestão
  • LGPD
  • licenciamento
  • microsoft
  • Notícias
  • nuvem
  • ransomware
  • segurança
  • servidor
  • Tecnologia
Siga-Nos
Linkedin Facebook Instagram Twitter Youtube
Moderna e atenta às tendências do mercado mundial de Tecnologia, Segurança, Inovação e Nuvem.
Linkedin Facebook Instagram Twitter Youtube
Contato
  • Rua Três Pontas, 979, Carlos Prates
    Belo Horizonte - MG
    CEP: 30710-560
  • (31) 3351-2223
  • [email protected]
Receba nossas novidades em seu e-mail!

Site desenvolvido por Crux Marketing

Copyright © 2021 Prolinx | Todos os direitos reservados | Políticas de Privacidade