A importância do monitoramento contínuo e resposta a ameaças avançadas

Tempo de leitura: 4 minutos
monitoramento contínuo

Sumário

Não é exagero dizer que o monitoramento contínuo é a chave do sucesso de uma empresa. É graças a ele que a linearidade da infraestrutura de TI se mantém. Junto disso tudo, o resultado é satisfatório: respostas imediatas a qualquer tipo de ameaça avançada.

Enquanto corporações criam ferramentas eficazes e brilhantes, invasores trabalham na mesma medida para interferir e roubar informações valiosas. Os ataques estão em constante reformulação, assim como os softwares e as ferramentas de proteção.

O monitoramento contínuo de segurança é fundamental para combater ameaças presentes nas redes. Você já conhece o monitoramento contínuo de segurança? Sabe a importância dele para o seu negócio? Vamos juntos conhecer mais sobre o assunto!

Qual a importância do monitoramento contínuo?

Monitorar continuamente é a solução para ter um sistema seguro, com funcionamento linear. Monitorar vai além de prevenir, é uma estratégia de reparo contínuo, com resposta ideal e imediata para todas as ameaças.

Após um ataque que parece pontual, são lançados no sistema malwares com intuito de espalhamento. Isso ocorre para que o maior número de informações possíveis seja atingida e para que o malware passe despercebido das ações preventivas.

Assim, nas infraestruturas não monitoradas que possuem somente agentes preventivos, tais invasões podem não ser percebidas e causar danos irreparáveis.

O monitoramento perpassa todo o datacenter, seja este local ou em nuvem, durante todo o tempo para investigar possíveis brechas não detectadas anteriormente.

Como funciona o monitoramento contínuo

O monitoramento é ininterrupto e revisa a infraestrutura de TI a todo momento, combatendo ameaças avançadas em tempo hábil. A estabilidade de TI que o monitoramento garante, reflete na qualidade dos serviços prestados pela empresa, já que não há surpresas desagradáveis.

A maneira como o sistema será monitorado varia de acordo com a necessidade. É possível optar por algo simplificado ou mais robusto. De fato, quando se fala em segurança de TI, a melhor opção é aquela que contribui para que tudo funcione sem interferências.

Uma rede resistente a ameaças avançadas está ligada ao desenvolvimento dos demais setores corporativos além da TI. Quando há segurança de rede a empresa pode se ocupar com o crescimento de outras frentes e metas.

Pontos que devem ser considerados na hora de planejar o monitoramento

Existem alguns pontos a serem levados em consideração na hora de planejar e assim garantir um bom monitoramento contínuo, capaz de combater ameaças avançadas:

  • Definir quais são as principais métricas a serem monitoradas de acordo com a demanda;
  • Configurar os métodos de monitoramento de acordo com a rotina, objetivo e as métricas já definidas;
  • Cuidar para que as mudanças a serem implantadas não afetem a rotina corporativa, já que um dos objetivos principais é  otimizar e não prejudicar os demais processos;
  • Preparar os colaboradores, deixando todos a par das novas estratégias que serão inseridas na rotina;
  • Documentar e gerar relatórios de desempenho do sistema para acompanhamento;
  • Contar com uma equipe multidisciplinar como a da Prolinx, que possui excelência na gestão e execução de monitoramentos de TI.

Tipos de monitoramento 

Cada perfil corporativo se encaixa em um modelo de monitoramento, de acordo com as necessidades. Vamos mostrar alguns exemplos deles:

Simples

É um tipo de monitoramento sem um agente. É uma alternativa mais simples, limitada e, portanto, menos utilizada.

Seu funcionamento se dá por meio de sinais, chamados de “ping”, que respondem sobre as execuções realizadas.

Agentes

Esse modelo consiste na instalação de um agente de software para coletar dados, memórias e métricas.

Essa coleta gera relatórios mais detalhados que o modelo simplificado e permite personalização e uso de scripts mais complexos.

SNMP

Simple Network Management Protocol, em português Protocolo Simples de Gerência de Rede, é um protocolo para gerenciamento de dispositivos. Com ele é possível gerenciar uma gama maior e variada de dispositivos.

A identificação do modelo que mais se encaixa para cada demanda é muito importante para o sucesso do funcionamento. É importante contar com o apoio de profissionais capacitados para esta escolha, pois ela é a base de todo plano.

Como realizar o monitoramento contínuo

O monitoramento contínuo é um dos critérios para uma gestão de TI eficaz. É preciso conhecer os processos existentes para, a partir daí, definir os pontos a serem lapidados. O planejamento é parte relevante para a geração de bons resultados.

Tão importante quanto monitorar é coordenar. É fundamental ter uma equipe disponível e competente, afinal, trata-se de uma estratégia para cuidar de toda a corporação.

Mais do que ferramentas executivas, são necessários profissionais que acompanhem ativamente o processo. Não raro, essa equipe não existe dentro das empresas, o que leva à contratação de terceiros.

Com isso em mente, lembre-se de que a Prolinx possui toda estrutura digital e humana para cuidar da segurança da sua empresa. Além disso, contamos com a experiência diária na resposta contra ameaças avançadas.

Achou interessante? Leia também sobre os benefícios de utilizar o monitoramento de TI no seu negócio!

 

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter