Next Generation Firewall: saiba como escolher a melhor solução para sua empresa

O Next Generation Firewall é um conceito mais avançado de firewall, ideal para aumentar os níveis de proteção de rede frente a ameaças cibernéticas cada vez mais avançadas.
Tempo de leitura: 6 minutos
next-generation-firewall

Sumário

O Next Generation Firewall é um tipo específico de firewall indicado para garantir níveis elevados de proteção frente à ameaças cibernéticas cada vez mais agressivas.

Complementar a outras soluções ― como um bom antivírus corporativo ― o firewall é indispensável para a segurança de rede e a proteção dos dados de uma empresa.

Neste post, explicamos o que é o Next Generation Firewall e contamos o que você precisa analisar para escolher a melhor das soluções para a sua organização. Confira!

Next Generation Firewall: conheça essa solução

O Next Generation Firewall (NGFW) ou Firewall de Nova Geração é uma versão melhorada do firewall UTM, uma solução anterior a essa, que conheceremos melhor adiante.

Ao longo do tempo, modificações ocorrem para assegurar que as soluções protetivas acompanhem a evolução das ameaças e sigam como ferramentas eficazes de segurança.

Além disso, essas soluções devem conseguir lidar também com o aumento das vulnerabilidades, visto que falhas são frequentes e surgem naturalmente em decorrência do uso da rede e de aplicações.

Por isso, é preciso contar com ferramentas que ajudem a barrar o acesso de qualquer malware que se aproveite dessas brechas de segurança, colocando a rede e os dados da sua organização em risco.

Para esse propósito, o Firewall UTM já se tornou ultrapassado porque a solução possui algumas limitações. Entre elas, destacamos a que está relacionada a dificuldades de performance que se tornaram comuns em ambientes corporativos com alto volume de pacotes dados. Ou seja, um problema que pode prejudicar muitas empresas, uma vez que a geração e troca de informações via aplicações conectadas à rede é cada vez maior.

Assim, o Next Generation Firewall surge como forma de evitar essa situação e garantir que o uso de uma ferramenta dessa natureza continue levando aos resultados esperados.

Next Generation Firewall: quais diferenças apresenta

O Firewall UTM ou Unified Threat Management é uma solução que também foi desenvolvida para evoluir conforme o surgimento de demandas do meio cibernético.

Porém, como o “unified” ou “unificado” indica, trata-se de uma situação em que cada novo recurso ou funcionalidade é adicionado a uma mesma e única plataforma. Como consequência, um mesmo produto concentra todas as funções de segurança, o que leva ao já mencionado problema de performance.

Para simplificar, podemos dizer em outras palavras que o Firewall UTM sofre uma sobrecarga, sobretudo quando usado por empresas de médio e grande porte. Ou ainda, por qualquer empresa que tenha alto volume de pacotes e quantidade insuficiente de hardwares para manter um bom nível de processamento de dados.

Criado para resolver essa situação, a principal diferença do Next Generation Firewall é justamente a sua arquitetura. Alguns recursos existentes no UTM foram retirados e terceirizados, uma mudança que favorece a performance e, consequentemente, mantém a empresa segura.

Next Generation Firewall: os principais benefícios

O benefício claro do Next Generation Firewall não poderia ser outro senão o intrínseco à sua função: aumenta os níveis de proteção da empresa contra ameaças cada vez mais robustas e perigosas.

A solução consegue fazer isso mesmo em um ambiente cada vez mais hostil, porque foi desenvolvida para inspecionar profundamente os pacotes de dados e melhor controlar as aplicações em uso. E isso significa que a nova solução mantém a empresa protegida contra ameaças, sejam elas conhecidas ou não, dentro de suas aplicações.

Como consequência, torna-se mais fácil para a TI evitar a ocorrência de ataques cibernéticos e gerenciar o acesso de usuários, estabelecendo um controle mais eficiente em favor da desejada proteção.

Next Generation Firewall: como escolher a solução certa para a sua organização

Mais do que saber o que é e quais os benefícios de um Next Generation Firewall, é certo que você precisa ter informações acerca de como escolher a melhor solução para a sua empresa.

Para tanto, levantamos alguns pontos que você precisa observar quanto aos recursos que a solução deve oferecer.

Recursos críticos principais

Para escolher uma boa solução de Next Generation Firewall para a sua empresa, existem recursos essenciais capazes de solucionar desafios de visibilidade, proteção e resposta a ameaças. São eles:

  • Inspeção TLS 1.3;
  • Proteção contra ameaças de dia zero;
  • Aceleração de aplicativos;
  • Conexões e orquestração da SD-WAN;
  • Integração com outros produtos de segurança cibernética.

Recursos básicos

Ainda, existem outros recursos que estão presentes em qualquer firewall de qualidade e com um bom grau de desenvolvimento. Confira:

  • Inspeção profunda de pacotes e prevenção contra intrusos;
  • Proteção contra ameaças avançadas;
  • Proteção da web e filtragem de URL;
  • Controle de aplicativos.

Além de verificar se as opções de Next Generation Firewall contam com essas tecnologias, assegure-se de que a solução seja de fácil gerenciamento e tenha uma excelente visibilidade de risco e problemas em cada uma das áreas destacadas acima.

Produtos complementares

A escolha do Next Generation Firewall de sua empresa também deve considerar recursos extras capazes de ampliar a proteção, o que se traduz em recursos adicionais que sejam facilmente integrados à solução. Veja:

  • Dispositivos de borda SD-WAN de filiais;
  • Pontos de acesso sem fio;
  • ZTNA;
  • Proteção de e-mail;
  • WAF.

Tenha em mente que é importante que esses recursos possam ser gerenciados diretamente do firewall ou por meio de um mesmo painel de gerenciamento centralizado.

Recursos de gerenciamento

Por falar em gerenciamento, é bom saber que essa questão costuma ser um diferencial importante na escolha da melhor solução. Destacam-se mais os firewalls corporativos cuja facilidade de gerenciamento seja maior.

Até hoje, existem soluções que geram dor de cabeça quando novos recursos ficam disponíveis para serem anexados ao Next Generation Firewall, porque contam com conceitos diferentes de interface de usuário. Como consequência, fica a impressão de que a empresa tem várias soluções distintas e não apenas uma para utilizar e gerir. 

Para evitar algo assim, e facilitar a rotina da sua TI, convém buscar pelos seguintes recursos de implementação e gerenciamento diário:

  • Gerenciamento central;
  • Experiência de gerenciamento;
  • Portal do usuário.

Opções de implantação

Por fim, é preciso pensar que o melhor Next Generation Firewall garante facilidade de integração à rede corporativa hoje e futuramente. Isso significa que é preciso buscar uma solução que se adeque à sua rede e não o contrário.

Para tanto, certifique-se de que seu fornecedor tenha diferentes opções de implementação, bem como suporte à plataforma em nuvem pública, plataformas populares de virtualização e opções de dispositivos modulares flexíveis.

Assim, procure por recursos como:

  • Dispositivos de hardware;
  • Nuvem, virtual, software.

Todo esse conjunto de características levam ao que podemos classificar como uma solução de Next Generation Firewall realmente capaz de cumprir sua função protetiva, além de permitir que a rotina de TI não se complique ― o que acabaria por tornar a ferramenta contraprodutiva no dia a dia.

Firewall Gerenciado: soluções de última geração aliadas à expertise de profissionais qualificados

Por fim, é necessário destacar que, frente às ameaças atuais, um Next Generation Firewall tem sido aliado a um serviço de firewall com gerenciamento.

O firewall gerenciado é como um serviço de assinatura que permite que sua empresa conte com as funções da melhor solução de firewall atreladas ao acompanhamento de especialistas terceirizados.

Com isso, sua organização passa a contar com gestão, controle e proteção de dados de forma contínua, e com a eficiência garantida não só por um bom Next Generation Firewall, como pelos profissionais encarregados do acompanhamento.

A consequência disso é uma capacidade maior e melhor responder a incidentes de segurança, minimizando riscos e eventuais danos decorrentes de ataques cibernéticos.

Conclusão

Em 2021, o Brasil foi um dos países a sofrer com mais ataques cibernéticos no mundo e o roubo de dados registrou alta de 92%. É certo que a migração para o home office tem relação com isso, mas isso não é tudo.

Quer seus funcionários atuem de casa ou do escritório, o foco dos cibercriminosos permanece o mesmo: encontrar vulnerabilidades, brechas que os permitam acessar dispositivos e a rede corporativa em busca de informações sensíveis.

Para evitar que sua organização seja vítima de um crime dessa natureza, a resposta deve ser robusta e, por isso, apresentamos neste post o Next Generation Firewall, detalhando o que você precisa observar para buscar a melhor solução.Além disso, para turbinar a proteção, sua empresa pode contar com o serviço de Firewall Gerenciado da Prolinx. Saiba mais!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter
Prolinx

Moderna e atenta às tendências do mercado mundial de Tecnologia, Segurança, Inovação e Nuvem.