O papel da Segurança da Informação na rotina corporativa

Tempo de leitura: 3 minutos

Sumário

O que é a Segurança da Informação?

Segurança da Informação são esforços e ações que visam garantir a continuidade das operações diárias de uma corporação, sem interrupções. Isso tudo através da proteção de dados contra ameaças diversas.

Trata-se de um conceito abrangente, que engloba diversas atividades para que a proteção aconteça. Além de atuar contra ameaças intencionais, ela promove também prevenções contra falhas de servidor e ocorrências em razão de desastres naturais.

Desde dados financeiros, bancários até os detalhes de projetos e históricos da empresa, tudo isso entra na proteção que a ferramenta promove.

Mesmo aquelas informações que são armazenadas em confidencialidade, também estão sujeitas a surpresas desagradáveis e por isso, necessitam da Segurança da Informação.

Principais objetivos da Segurança da Informação

O objetivo dessa ação é garantir que o funcionamento da corporação seja normal, sem interrupções ou surpresas. Isso acontece graças ao monitoramento preventivo que identifica as possíveis falhas e age para eliminá-las em tempo, antes que os setores sejam afetados.

Para garantir a eficácia da Segurança de Informação existem três principais metas. Essas metas, também chamadas de pilares, regem a proteção de dados e garantem ainda mais o alcance dos objetivos. São elas:

1.  Integridade

O primeiro pilar é a garantia da manutenção da integridade das informações protegidas.

Isso se torna possível por meio de restrições específicas, por exemplo, nas permissões de alteração dos dados durante arquivamento ou envio. Só serão permitidas edições por aqueles que estiverem autorizados.

2.  Confidencialidade

Cada conteúdo protegido fica visível apenas para quem interessa. Isso impede que usuários não autorizados acessem informações sigilosas e restritas.

Essa proteção garante afastamento de invasões maliciosas, redução de erros humanos e compartilhamento indevido.

3.  Disponibilidade

Esse pilar está relacionado com a preservação do acesso à informação por fontes confiáveis. Garante poder de acesso quando necessário, de modo efetivo.

Por trás dessa disponibilidade estão meios de mantê-la como backup, manutenção de hardware e conexão de rede.

Mecanismos de Segurança da Informação

Os pilares, também chamados de mecanismos da Segurança da Informação, são fundamentais para a implantação das ações de segurança e sua eficácia. A partir deles, as corporações podem entender o melhor caminho para inserir as ações na rotina corporativa.

À medida também que são adotadas novas práticas na Segurança da Informação, são inseridos mais princípios que se fizerem necessários. O intuito é manter uma base sólida de premissas essenciais para o sucesso do proposto.

Segurança da Informação e SOC

Talvez você já saiba o que é SOC ― o Centro de Operações de Segurança que funciona como uma estrutura dedicada à cibersegurança de toda a empresa ― e entenda que sua função seja bem similar à da Segurança da Informação.

Com isso, nos cabe esclarecer que as duas ações são parecidas, mas não abrangem o mesmo escopo. São especificamente complementares, já que possuem funções distintas, mas atuam na mesma intenção: promoção de segurança.

O SOC atua na chamada cibersegurança, que abrange internet e dados digitais. Sua atuação é diretamente na estrutura dos dados brutos, que circulam nas redes.

Enquanto a Segurança da Informação tem o foco direcionado para proteção da informação compartilhada, mídias sociais e computação móvel. Informação esta que roda na estrutura protegida pelo SOC.

Como identificar a necessidade da sua empresa quanto a Segurança da Informação?

Para identificar recursos e sistemas e determinar os riscos, o ideal é fazer a análise de Segurança da Informação. A partir dela cria-se um plano de controle de segurança.

Esse plano servirá para nortear as principais ações e sua relevância, de acordo com cada necessidade. Por meio dessa análise é possível conhecer, por exemplo, o nível de risco e a probabilidade de um ataque a qual a empresa está exposta.

Expertise da Prolinx

Para realizar essa análise é imprescindível contar com uma equipe conhecedora do assunto para que os riscos sejam devidamente identificados e elencados.

Contar com o nível de expertise necessário dentro dos quadros da organização não é algo comum. Por essa razão, você pode terceirizar essa demanda e contar com os especialistas da Prolinx.

Temos profissionais qualificados e conhecedores de cada etapa necessária para o sucesso de sua segurança de dados e, consequentemente, para o sucesso do seu negócio.

Entre em contato conosco agora e saiba um pouco mais sobre esse serviço essencial para os tempos atuais!

 

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter