Prolinx

Qual é o nível de proteção cibernética que você busca para a sua empresa? Você sabe o que é Firewall de Próxima Geração e por que contar com essa importante ferramenta de segurança de rede e de informação?

Ano após ano, hackers aprimoram suas ameaças para acessar redes privadas e tirar vantagem de suas vítimas. As empresas, especialmente as de menor porte ― que costumam estar menos protegidas ― estão entre os principais alvos.

Para se defender, você não pode parar no tempo e precisa buscar soluções de ponta como o Firewall de Próxima Geração. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é Firewall de Próxima Geração

O firewall é um dispositivo de segurança que monitora tudo o que entra e sai da rede da sua empresa, permitindo ou bloqueando o tráfego de informações. Seu objetivo é manter ameaças longe, garantindo a proteção geral de dados.

Para tanto, esse dispositivo bloqueia o acesso não autorizado à rede da sua empresa. Em outras palavras, consegue afastar usuários desconhecidos ― possivelmente mal-intencionados ― ou softwares maliciosos de acessar suas informações.

Se por um lado as ameaças cibernéticas se tornam mais perigosas a cada dia, por outro, as soluções desenvolvidas para evitar qualquer tipo de problema também são aprimoradas.

O Firewall de Próxima Geração é uma prova dessa evolução. Também conhecido como Firewall de Nova Geral ou Next Generation Firewall, esse dispositivo foi criado para dar conta da demanda que se tornou complicada demais para seu predecessor, o Firewall UTM.

Com o passar do tempo, o volume de informações produzidas e compartilhadas por meio de uma rede corporativa aumentou consideravelmente, bem como o uso de aplicações.

Frente a isso, as limitações do Firewall UTM o fizeram ultrapassado demais para evitar que empresas fiquem expostas à eventuais falhas que colocam em risco sua segurança de dados.

Para corrigir o problema, Firewall de Próxima Geração tem uma performance superior, o que faz com que esse dispositivo seja uma solução mais adequada. Uma mudança que se faz necessária, sobretudo à medida que o volume de dados a serem protegidos cresce.

Diferenças e benefícios dessa solução

Para que você entenda melhor por que a solução em questão é superior a outras que você encontra no mercado, nada mais justo do que apresentar um pouco mais sobre o Firewall de Próxima Geração.

Firewall UTM x Firewall de Próxima Geração

Uma forma de conhecer melhor essa solução é fazendo um breve comparativo com o Firewall UTM cuja sigla, em inglês, significa Unified Threat Management.

Este “unified” revela que esse dispositivo concentra diferentes funções de segurança. Em outras palavras, temos um firewall e possivelmente um antivírus e uma solução de proteção contra spam em uma mesma plataforma.

A princípio, essa centralização de soluções parecia ideal porque tem a vantagem de ser de mais fácil implementação, além de tornar a gestão de segurança mais simples.

O problema é que, com o volume crescente do tráfego de informações para monitorar, o Firewall UTM pode acabar apresentando o já referido problema de performance.

O Firewall de Próxima Geração, por sua vez, tem uma arquitetura diferente do UTM que não inclui soluções complementares. É justamente a remoção ou terceirização dessas soluções que favorece a performance do novo dispositivo.

Como fica a segurança de dados com o Firewall de Próxima Geração

O entendimento de que soluções de segurança complementares foram removidas ou terceirizadas pode criar a falsa ideia de que o Firewall de Próxima Geração protege menos do que o UTM.

A questão é que, quando o assunto é segurança da informação, o firewall nunca foi ou nunca poderia ter sido visto por sua empresa como a única ferramenta de proteção. Softwares antivírus, antispam e outros atuam em conjunto com a solução de firewall escolhida porque são dispositivos complementares.

A proposta do Firewall de Próxima Geração é, portanto, que você tenha um firewall que de fato seja capaz de monitorar o crescente tráfego de dados da empresa.

Por que escolher Cisco Firepower

O Cisco Firepower é o primeiro Firewall de Última Geração totalmente integrado e com gerenciamento unificado. Lembra-se de que essa palavra, “unified”, representava uma vantagem na gestão da segurança de dados?

Isso acontece porque a integração proposta por esse dispositivo permite que uma mesma política seja implementada nas diferentes soluções de segurança adotadas por sua empresa.

Como consequência, há também uma redução do trabalho manual de configuração a ser feito. Algo que se traduz em ganho de tempo para garantir mais proteção à sua rede corporativa.

Além disso, os sistemas Cisco Firepower são personalizáveis, o que permite que a gestão de segurança seja adequada às necessidades e processos de sua empresa.

Por fim, vale mencionar que o Cisco Firepower permite que a gestão de ameaças seja feita em tempo real, inclusive porque possibilita a ampla visualização da rede corporativa ― usuários, hosts, aplicações, dispositivos e mais. Algo que se traduz em uma proteção mais adequada e eficaz para a sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre firewall ou sobre o Cisco Firepower? Deixe um comentário para nossos especialistas!