Análise de Vulnerabilidade e PenTest

A Análise de Vulnerabilidade e o Penetration Test (PenTest) são procedimentos que identificam vulnerabilidades na rede e sistemas de sua empresa (infraestrutura, aplicações web, aplicativos mobile).

Os softwares fazem um “escaneamento” de cibersegurança para detectar falhas e riscos causados por erros de programação ou de configuração dos sistemas, e por ação humana, como a execução de arquivos maliciosos, vírus ou ransomwares. Nossos especialistas avaliam as informações obtidas e dão um parecer técnico para a tomada de decisão.

O resultado da Análise de Vulnerabilidade ou do PenTest é um relatório com a lista das principais ameaças, elencadas pela gravidade ou criticidade em relação ao negócio, possibilitando aos gestores de TI identificar e elaborar soluções para as ameaças.

Etapas da Análise de Vulnerabilidade

A Prolinx faz uma análise completa de vulnerabilidades nos sistemas operacionais e nas redes de sua empresa, usando ferramentas automatizadas, observação de ambiente e entrevistas.
analise-de-vulnerabilidade-pentest-seguranca-da-informacao-prolinx-icon.png

Analisando vulnerabilidades pelo PenTest

O Pentest (Penetration Test) é uma ferramenta de Análise de Vulnerabilidades. Trata-se de um teste apoiado por ferramentas automáticas, que simula ataques aos sistemas (aplicativos e servidores) para detectar e explorar, de forma rápida, as fragilidades e falhas.

Essas avaliações são úteis para validar a eficácia dos mecanismos de defesa dos aplicativos e dos servidores, permitindo à equipe corrigir o que for necessário após o teste.

White Box

Todas as informações da rede, servidores, sistemas e bancos de dados da empresa são passadas ao executor do teste. Entre elas, estão endereços de IP, configurações e credenciais de acesso.

Black Box

Nenhuma informação sobre os sistemas é passada ao analista de teste. Ou seja, é uma simulação de ataque hacker real, no qual os invasores não têm qualquer relação com a empresa.

Grey Box

É uma espécie de mistura das duas modalidades anteriores; apresenta maior eficácia e melhor relação custo vs. benefício. Algumas informações são fornecidas a quem vai fazer o teste, mas as configurações do sistema não são completamente compartilhadas com este profissional. Pode-se testar, por exemplo, como se fosse um usuário comum que, apesar de credenciado à rede, tem permissões limitadas.

Por que fazer uma Análise de Vulnerabilidade?

As vulnerabilidades de segurança em aplicações podem resultar em quebra de integridade de dados e afetar a disponibilidade dos sistemas, prejudicando os processos de negócio. A Análise de Vulnerabilidade fornece informações concretas, através de relatório, para que a empresa possa planejar e executar ações que solucionem os problemas identificados. Ela verifica se a postura de segurança da sua empresa está adequada para lidar com ameaças atuais.

Identificação e mitigação de riscos e seus impactos no negócio

Conformidade com normas de segurança

Melhoria no atendimento a requisitos impostos pelo regulatório (leis e regulamentos)

Menor probabilidade de vazamento de informações, garantindo adequação à LGPD

Aumento da confiança dos clientes e fornecedores

Segurança da Informação

Contamos com um time de profissionais capacitados para atender todas as suas demandas de cibersegurança.
Gestão de Vulnerabilidade | Prosec
O ProSec é uma solução exclusiva para análise e gestão de vulnerabilidades. Envolve soluções e serviços especializados, funcionando como uma central completa de gerenciamento de risco.
Outras
soluções
Contamos com parcerias estratégicas com grandes marcas do mercado para oferecer os melhores produtos de TI, cloud computing e segurança da informação disponíveis no mercado.
Fale Com Um Especialista

A Prolinx conta com um time de profissionais capacitados para atender todas as suas demandas de cibersegurança.

Entre em contato conosco e saiba como podemos assessorar o seu negócio.