SIEM, SOAR ou XDR: qual solução contra incidentes de segurança escolher?

Tempo de leitura: 7 minutos
siem soar xdr

Sumário

SIEM, SOAR e XDR são ferramentas que se baseiam em abordagens diferentes de análise e resposta a incidentes de segurança.

Assim, para muitas empresas buscando melhorar sua postura de segurança diante das ameaças cibernéticas, a dúvida é: qual ferramenta e abordagem escolher?

Neste post, vamos ajudar seu processo de decisão ao apresentar cada uma das soluções, suas diferenças e usos; um entendimento fundamental para descobrir qual atende melhor às demandas da organização.

Além disso, vamos explicar por que, existindo a possibilidade, vale a pena contar com todas as ferramentas em sua empresa. Vamos lá?

SIEM

SIEM é sigla para Security Information and Event Management, uma ferramenta criada, principalmente, para a coleta de logs e destinada a apoiar a conformidade, armazenamento e análise de dados.

A análise de segurança é um recurso que foi incorporado ao SIEM, fazendo desta uma solução de gerenciamento de eventos e de informações de segurança que auxilia as organizações a identificar, avaliar e responder a ameaças de forma assertiva e rápida.

Isso ocorre porque o SIEM tem por objetivo aumentar a visibilidade do ambiente de TI, o que permite que as equipes responsáveis respondam a eventos de forma mais eficiente, favorecendo a continuidade das operações.

Porém, é importante esclarecer que o SIEM não identifica ameaças de forma adequada sem executar uma função analítica de segurança separada e baseada em um enorme conjunto de dados.

Cabe saber que a solução SIEM surgiu no início dos anos 2000, justamente quando as empresas identificaram a necessidade de contar com uma ferramenta capaz de gerenciar um alto volume de informações de forma centralizada.

SOAR

Por sua vez, SOAR significa Security Orchestration, Automation, and Response e representa uma abordagem inteligente que automatiza ações de prevenção e resposta a incidentes de segurança.

Falamos de uma solução que permite que as organizações coletam informações sobre ameaças e respondam sem a necessidade de intervenção humana ― diferente do que acontece com o SIEM.

Além de contar com uma plataforma centralizada de gestão, a solução SOAR permite que tarefas diversas sejam coordenadas e automatizadas, melhorando a eficácia de ações de segurança física e digital e o tempo de resposta a incidentes relacionados à ameaças virtuais, ataques e acessos não autorizados.

XDR

Fechando a tríade, temos o XDR ou Extended Detection and Response, uma evolução do EDR (Endpoint Detection and Response). Essa solução de segurança busca identificar, investigar e responder a ameaças avançadas de origens diversas, inclusive nuvem, redes e e-mail.

O XDR é uma plataforma baseada em SaaS que combina as soluções de segurança já usadas pela organização em um único sistema para aumentar a visibilidade de TI e reduzir o tempo de detecção e resposta a incidentes de segurança.

Além de fornecer uma cobertura adequada a ameaças complexas, essa solução conta com uma abordagem que ajuda os profissionais de TI a classificar o alto volume de alertas de segurança que recebem diariamente e, assim, lidar com problemas com mais rapidez e eficiência.

SIEM vs SOAR vs XDR

Você deve ter percebido que SIEM, SOAR e XDR são ferramentas focadas na análise e resposta de eventos de segurança que se diferenciam a partir da abordagem. Assim, a maneira mais fácil de compreendê-las melhor é compará-las de forma mais direta. Vamos lá!

SIEM x SOAR

O SIEM é, basicamente, uma ferramenta de coleta de logs, enquanto o SOAR é uma solução que incorpora recursos de orquestração, automação e resposta ao SIEM.

Assim, falamos mais de soluções complementares do que divergentes. Aliás, uma solução SOAR pode coletar dados de muitas fontes, incluindo outras soluções, como o próprio SIEM.

Em outras palavras, o SOAR usa como base informações fornecidas pelo SIEM para, então, permitir respostas automatizadas a ameaças de segurança que coloquem em risco os dados de uma empresa e a continuidade de suas operações.

É por isso que a combinação de ambas soluções pode ser interessante. Quando a integração acontece, a equipe de TI conta com o registro de eventos e análises do SIEM e a resposta automatizada do SOAR. Com isso, pode focar em tarefas mais estratégicas.

A questão é que integrar corretamente SIEM e SOAR pode ser uma tarefa complexa e, se não existirem outras fontes de dados para o SOAR, é possível que a ferramenta lide com muitos falsos positivos e dê respostas automatizadas a incidentes que demandam ações manuais.

SIEM x XDR

O SIEM é uma ferramenta que tende a extrair dados de ferramentas de monitoramento e não dos próprios endpoints, como faz o XDR.

Além disso, o XDR centraliza detecção, investigação e resposta a ameaças em uma mesma solução, contando inclusive com recursos para identificar ataques cibernéticos complexos que poderiam passar meses sem serem detectados por uma solução SIEM.

Em contrapartida, as ferramentas SIEM mais sofisticadas conseguem fazer coisas que o XDR não consegue. Por exemplo, gerenciar logs, armazenar dados e garantir a conformidade regulatória e de padrões; algo totalmente fora do alcance das possibilidades que um XDR oferece.

SOAR x XDR

Enquanto o SOAR é projetado para focar na resposta a ameaças e incidentes, o XDR tem uma atuação mais ampla, voltada para detecção, investigação e resposta automática.

Assim, o SOAR demanda das equipes de TI um desenvolvimento mais manual, bem como uma implementação manual de respostas. Já o XDR conta com scripts de automação de fluxo de trabalho que otimizam o processo de configuração de alertas personalizados e respostas.

É importante ressaltar, porém, que o SOAR oferece boa visibilidade aos dados coletados a partir de diferentes fontes, o que permite que a equipe de segurança simplifique as operações e defina prioridades de ação. Algo que o XDR nem sempre consegue oferecer.

O XDR substitui SIEM e SOAR?

O paralelo entre SIEM, SOAR e XDR que apresentamos pode levar à ideia de que o XDR é capaz de substituir as outras soluções, mas não é bem assim. Vamos entender?

Ainda que o XDR conte com novos recursos de segurança e proteção aprimorada, sendo uma solução bastante moderna e eficiente, ainda não é capaz de substituir totalmente o SIEM ou o SOAR.

O SIEM ainda é útil porque tem outras utilizações, como o gerenciamento de logs, conformidade, análise e gerenciamento de dados não relacionados a ameaças. Algo que o XDR não consegue fazer.

Por sua vez, o SOAR é útil porque oferece recursos de orquestração que contribuem para que a equipe de TI e segurança saiba como definir prioridades e otimize recursos. E isso o XDR também não consegue realizar.

Preciso de todas as três ferramentas: SIEM, SOAR e XDR?

Depende, mas sendo possível, é o ideal contar com SIEM, SOAR e XDR de forma complementar para melhorar consideravelmente a postura de segurança da empresa e garantir máxima proteção contra ameaças e outros incidentes.

Nenhuma organização é obrigada a contar com as três ferramentas. Às vezes, uma combinação entre SIEM e SOAR é adequada e suficiente e, às vezes, o XDR atende melhor às demandas e objetivos específicos de uma empresa.

Assim, antes de fazer uma escolha, convém avaliar o que a organização busca e quais são suas necessidades. Para tanto, vale recapitular o que cada ferramenta oferece:

  • SIEM ― faz a coleta e análise de dados de log oriundos de diversas fontes. como dispositivos de rede, servidores e aplicativos, e sua função principal é gerenciar dados e eventos de segurança;
  • SOAR ―  foca na resposta a incidentes contando com procedimentos automatizados, permitindo às equipes de segurança coordenar e automatizar processos que envolvem diversas tecnologias de segurança;
  • XDR ― faz a conexão e correlação entre dados coletados de diferentes ferramentas e plataformas (como endpoints, redes, servidores, nuvem e SIEMs) oferecendo uma visão unificada dos dados de segurança e auxiliando na detecção, investigação e resposta de ameaças.

Mesmo com essa análise, havendo a possibilidade, o melhor dos cenários envolve o uso das três soluções e não somente por motivos de segurança.

Como vimos ao apresentar os recursos de SIEM, SOAR e XDR, o funcionamento conjunto das ferramentas resulta em uma solução de segurança mais abrangente e robusta. Além disso, dá acesso a outros recursos úteis como o gerenciamento de logs e a orquestração.

A ideia ao implementar as três soluções é fazer com que a organização aproveite ao máximo cada uma das soluções, conquistando alto poder de detecção, análise e resposta a ameaças à segurança cibernética.

Conte com a Prolinx e tenha o melhor de SIEM, SOAR e XDR!

No melhor dos cenários, sua empresa vai buscar a implementação de SIEM, SOAR e XDR. Diante dessa decisão, o desafio passa a ser descobrir como implementar as soluções corretamente, extrair o máximo delas e contar com um bom custo-benefício.

A resposta pode estar na terceirização. A Prolinx oferece à sua organização a opção de contratar o serviço de gestão de TI e outsourcing para atender às necessidades próprias do seu negócio e melhorar a postura de segurança contra ameaças cibernéticas com SIEM, SOAR e XDR ― além de outras soluções.

Nosso foco passa por garantir um uso inteligente dos recursos de TI usando nossa experiência e as melhores soluções do mercado para aumentar os níveis de proteção da sua empresa e reduzir custos.


Se interessou em saber mais? Conheça nosso serviço de gestão de TI e agende uma conversa!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter