Prolinx

Existem diferentes tipos de rede, todas definidas como um conjunto de dispositivos que compartilham recursos e dados entre si, facilitando a comunicação entre os usuários.

A conexão à uma rede corporativa deve ser feita por meio de login e senha. Uma empresa precisa de uma rede eficiente para que os colaboradores possam trabalhar de forma prática, remota e funcional.

Você conhece os tipos de rede? Sabe qual é a que mais se adequa ao seu negócio? Continue a leitura para saber mais e descobrir qual a opção ideal com base no perfil de sua organização!

A rede LAN

LAN é a sigla de Local Area Networks ou Redes Locais. Este tipo de rede é o mais comum e utilizado em residências, escritórios, escolas.

São redes de curta distância e conectam computadores dentro de um mesmo espaço físico de maneira cabeada e com número de IPs restritos.

Com esse tipo de rede é possível trocar recursos e dados apenas entre os dispositivos participantes.

A Rede LAN também comporta impressoras, câmeras do circuito interno e periféricos como câmeras, HDs externos, etc.

A rede WLAN

WLAN é a rede local que pode ser implantada sem a utilização de cabeamento. Também conhecida como Wireless Local Network, utiliza ondas de rádio para conectar os dispositivos espalhados pela rede.

A WLAN também conecta-se à internet e é muito utilizada tanto em residências, empresas quanto em lugares públicos.

A rede WAN

A rede WAN interliga computadores que estão separados por longas distâncias.

Conhecida por Wide Area Network, esse tipo de rede pode interligar e manter integrados computadores e notebooks de empresas que estejam em diferentes países, garantindo assim uma comunicação eficiente.

O principal exemplo de WAN é a própria internet. As empresas possuem dois importantes desafios para fazer com que as redes WAN funcionem de forma segura, objetiva e fiquem protegidas contra ataques hackers:

  • Evitar a baixa performance da rede quando um grande número de equipamentos esteja conectada a ela;
  • Proteger de forma uniforme a rede corporativa das diversas ameaças que podem surgir em busca de dados confidenciais.

Usando uma rede WAN corporativa, uma das opções para o departamento de TI é investir em balanceamento de tráfego de dados e manter o antivírus e os mecanismos de proteção sempre atualizados.

A rede VPN

Rede Privada Virtual ou Virtual Private Network é um tipo de rede que cria uma conexão direta e privada entre dispositivos.

A VPN criptografa os dados e torna o fluxo de informações mais seguro mesmo utilizando-se uma infraestrutura pública de transferência de dados como a internet.

Além disso, as VPNs também são consideradas redes de comunicação..

A rede SD-WAN

Conhecida como Software-defined Wide Area Network, este tipo de rede é definida por um software que simplifica o gerenciamento e a operação da rede WAN ao separar o hardware do seu mecanismo de controle.

A rede SD-WAN proporciona:

  • Melhor desempenho dos aplicativos;
  • Mais agilidade no funcionamento da rede;
  • Simplificação das operações com automação e gerenciamento baseado em nuvem;
  • Otimização de recursos com autonomia de transporte entre MPLS, 4G/5G LTE e outros tipos de conexão;
  • Aumento da segurança em virtude de ferramentas específicas de proteção do tráfego de informações.

Essa rede de longa distância permite o balanceamento dos recursos. Isso gera um melhor desempenho para os usuários, especialmente com a crescente utilização das aplicações em nuvem para armazenamento de dados.

A Cisco, parceira da Prolinx, possui uma solução de tecnologia SD-WAN que pode suprir as necessidades da sua empresa de forma rápida e eficiente.

Outros tipos de redes

O mundo inteiro está conectado. Por isso, além dos tipos de rede descritos até aqui, existem vários outros tipos de redes corporativas que tem aplicações variadas:

  • MAN – Rede Metropolitana ou Metropolitan Area Network utilizada para conectar redes locais dentro de algumas dezenas de quilômetros;
  • WMAN – É a versão sem fio da Rede Metropolitana e possibilita conectar redes de filiais de uma mesma empresa em um espaço mais restrito;
  • SAN – Rede de Área de Armazenamento ou Storage Area Network é o tipo de rede utilizado unicamente para fazer a comunicação de um servidor a outros computadores;
  • PAN – Os melhores exemplos de Rede de Área Pessoal ou Personal Area Network são o bluetooth e a UWB (um bluetooth de banda larga) que se comunicam dentro de uma distância muito curta.

O melhor tipo de rede para a sua empresa

Como vimos até aqui, existem vários tipos de redes e cada uma com características diferentes.

Para que a sua empresa tenha o melhor produto à disposição é importante a realização de um diagnóstico completo das necessidades da sua TI.

Isso pode ser feito com a ajuda de uma consultoria terceirizada, como a oferecida pela Prolinx.

Gostou do post e tem interesse na escolha e configuração correta de redes para sua empresa? Entre em contato. Ficaremos muito felizes em atender você!