3 custos de backup que você não está considerando na sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Sumário

Nós sempre falamos aqui no blog da Prolinx sobre a importância de fazer o backup das informações de sua empresa e, claro, mantê-lo sempre atualizado. Além de prevenir contra possíveis ataques, essa também é a melhor maneira de estar seguro frente a adversidades como um HD queimado ou o furto de uma máquina.

Para que sua empresa esteja realmente segura é preciso investir em diferentes áreas e nem sempre os gestores consideram todas os custos de fazer um backup. Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, chegou ao lugar certo! Continue lendo e lembre-se que nossa equipe está à disposição para ajudá-lo!

Definindo o tipo de backup ideal

A primeira coisa que você deve fazer para calcular os custos de implementar o backup em sua empresa é definir qual o modelo que mais se adequa à sua realidade. Existem diversos, como por exemplo o backup em nuvem e o backup em fitas. Cada um possui suas características, vantagens e desvantagens.

Uma excelente maneira de definir isso é realizando um Diagnóstico de Tecnologia. Além de considerar a sua infraestrutura de TI, essa análise identifica o volume de dados produzidos pela empresa e, a partir dessa junção de informações, é capaz de apontar a solução ideal para a sua realidade.

1. Profissionais responsáveis

Muitas vezes o trabalho de manter o backup da empresa atualizado – e garantir que ele esteja funcionando perfeitamente – exige que um ou mais profissionais sejam responsáveis pela tarefa. Por isso é importante que os gestores considerem o salário desse profissional – ou os custos de uma terceirização.

Isso porque deixar uma responsabilidade tão grande como a segurança das informações de seu negócio nas mãos de uma pessoa sem conhecimentos técnicos é um grande risco. Principalmente em modelos tradicionais de backup, como o em fitas, é preciso competência para evitar problemas.

2. Tempo investido

Um aspecto importante que deve ser considerado é o tempo investido para fazer o backup. Muitas vezes esse processo pode paralisar um ou mais computadores – ou até mesmo o servidor da empresa – prejudicando o desenvolvimento das tarefas cotidianas pelos colaboradores.

Uma prática amplamente adotada por empresas especialistas, como a Prolinx, é realizar esse tipo de procedimento à noite. Dessa forma nem os computadores e nem a banda de internet são comprometidos em horário de expediente. Lembre-se de pensar no tempo sempre que pensar em backup!

3. Calculando os riscos

Outro fator muitas vezes negligenciado por gestores é o custo que a empresa parada representa. Caso aconteça um ataque cibernético e você precise parar as operações por, por exemplo, uma semana, quanto isso representa de prejuízo para você, seus fornecedores, parceiros e clientes?

Além do prejuízo material, a imagem do negócio também pode ser prejudicada por esse paralisação. Por fim, um cálculo fundamental que todo gestor deve ter em mente é quanto custará para a empresa recuperar todas as informações perdidas ou sequestradas?

Quando pensamos dessa maneira fica clara a importância de investir em um backup e mantê-lo sempre atualizado. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora com um de nossos representantes que responderemos a todas elas!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter