A adoção de diferentes serviços em nuvem para empresas já não é uma questão de “se”, mas de “quando” e “como” isso ocorrerá para aquelas que ainda não começaram essa migração.
Em curso há anos, a transformação digital foi acelerada de 2020 para cá. Com isso, estatísticas apontam que 50% das empresas do mundo já usam serviços em nuvem e que 100 ZB de dados serão armazenados em nuvem até 2025.
Mais cedo ou mais tarde, é esperado que o seu negócio também participe desse movimento. Por essa razão, fizemos este post para ajudar você a entender o que o cloud computing pode oferecer. Confira!
Serviços de Nuvem para Empresas: o que é
A computação em nuvem ou cloud computing ― que é a base para a existência dos serviços de nuvem para empresas ― é uma tecnologia que permite que softwares sejam acessados remotamente e que dados sejam processados e armazenados por meio da internet.
Na prática, isso significa que, para o usuário, não importa onde as informações estão armazenadas; é possível acessá-las de qualquer lugar do mundo, desde que se tenha uma autorização e conexão com a rede.
Serviços de Nuvem para Empresas: para que serve
Mais do que saber o que é, convém entender para quê esse tipo de solução serve para, então, compreender as vantagens que os serviços em nuvem podem oferecer para a sua empresa. Veja só:
Trabalho remoto e mobilidade corporativa
Estima-se que pelo menos uma a cada quatro pessoas possa trabalhar remotamente no Brasil. Para isso, duas coisas são básicas: o aceite da alta-gestão da empresa e a tecnologia que garanta a mobilidade corporativa.
O cloud computing garante o segundo requisito. Isso porque os serviços em nuvem para empresas são usados para que funcionários acessem softwares e informações necessárias para o seu trabalho de onde quer que estejam, a qualquer momento.
Ausência de barreiras geográficas
Outro ponto que se relaciona ao que acabamos de apresentar é a queda de barreiras geográficas, o que contribui para que a empresa tenha um quadro de funcionários mais forte e até mais inclusivo.
Com a nuvem, profissionais que moram em outras cidades, estados ou até países podem fazer parte da equipe normalmente, atuando sem precisar sair de casa. O mesmo vale para pessoas que tenham mobilidade reduzida, independentemente de onde estejam.
Centralização dos dados
Outro ponto importante é que os serviços de nuvem para empresas contribuem para que as informações sejam reunidas em um só lugar, usando um único serviço de armazenamento.
Com isso, a empresa consegue se organizar melhor, definir padrões e evitar falhas com mais facilidade. Tudo porque a nuvem simplifica o processo de encontrar, conferir, ajustar e salvar dados conforme as políticas estabelecidas.
Gerenciamento de aplicações empresariais
Por meio da internet, o acesso a dados e plataformas pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar e usando diversos tipos de dispositivos. Esse é um grande benefício da cloud computing.
Contudo, essa “simplificação” do acesso e compartilhamento de informações e aplicações precisam ser orquestrados, especialmente no que se refere ao quesito segurança.
Empresas como a Microsoft e a Sophos, por exemplo, buscam o desenvolvimento de soluções que facilitem este gerenciamento de aplicações em nuvem, otimizando os serviços e apresentando benefícios reais aos seus clientes.
Serviços de Nuvem para Empresas: como funciona
O funcionamento dos serviços de nuvem para empresas se baseia no uso de uma camada de rede para conectar dispositivos de ponto periférico de usuários ― como computadores, tablets e smartphones ― a recursos centralizados no data center.
Existem diferentes modelos de serviço:
Infraestrutura como serviço (IaaS)
O IaaS é um modelo de alto nível de flexibilidade e controle sobre os recursos de segurança. Por meio dele, as empresas podem aproveitar os recursos brutos do servidor, enquanto a provedora é responsável pela gestão da plataforma e do software. De quebra, não é preciso se preocupar com os requisitos de hardware.
Plataforma como serviço (PaaS)
Por sua vez, o modelo PaaS é o que permite que a empresa tenha os benefícios do cloud computing com a liberdade de desenvolver aplicações personalizadas de software.
Nesse caso, a empresa provedora é responsável por manter o sistema operacional, a rede, os servidores e a segurança da nuvem.
Software como serviço (SaaS)
Por fim, o modelo SaaS, aquele que dá à empresa e seus usuários acesso a um dispositivo de software por meio de uma interface de navegador ou programa. Em outras palavras, permite que o uso de aplicativos seja feito por meio de qualquer dispositivo com conexão de internet.
Serviços de Nuvem para Empresas
Agora que você entende como o cloud computing funciona, queremos apresentar dois serviços de nuvem para empresas que podem ser úteis para o seu negócio:
Microsoft 365
Você se lembra do “Pacote Office”? Nos últimos anos, a lista de aplicações da Microsoft cresceu, englobando soluções como Teams, Exchange, OneDrive, SharePoint e Power BI.
Para ter acesso a tudo isso, sua empresa não precisa comprar licenças de uso para cada aplicação. Diferente disso, pode contratar o Microsoft 365, a versão online por assinatura do pacote de serviços da Microsoft que reúne todas as soluções na nuvem.
Microsoft Azure
Outro conjunto de serviços de nuvem para empresas é o Microsoft Azure, uma plataforma com mais de 200 aplicações projetadas para otimizar a rotina da sua empresa.
O Azure substitui o modelo tradicional de data center e conecta toda a estrutura de cloud computing da empresa. Algo que, além de garantir diferentes benefícios atrelados à transformação digital, reduz custos.
Serviços de Nuvem para Empresas: Prolinx parceira Microsoft
Para contar com diferentes serviços de nuvem para empresas, é preciso identificar o que sua organização precisa, escolher os produtos certos e contar com uma TI bem preparada para fazer a migração e manter os processos fluindo de maneira adequada.
Acontece que nem sempre a TI interna é capaz de fazer isso. Seja por não contar com especialistas no assunto, o que é normal, ou por não dispor do tempo necessário para cuidar dessa tarefa.
Por essa razão, convém contar com uma empresa terceirizada que, de preferência, tenha expertise nesse processo. É o caso da Prolinx, que é parceira Microsoft e tem todo conhecimento que é preciso para analisar o que sua organização precisa e planejar cada migração.Conte conosco para implementar o Microsoft 365 e também para aproveitar todos os benefícios do Microsoft Azure em sua empresa!