Análise de infraestrutura de TI e segurança em tecnologia da informação

Composta por hardwares, softwares e uma rede, a infraestrutura de TI pode ser tradicional (on-premise) ou baseada em nuvem. O modelo ideal garante armazenagem de alto desempenho, velocidade e segurança. Saiba mais!
Tempo de leitura: 5 minutos

Sumário

Até os negócios mais simples operam com alguma infraestrutura de TI. Se há um único computador e conexão de internet, já é preciso pensar em Segurança da Informação.

Com a crescente digitalização de processos, as organizações tendem a contar com uma infraestrutura mais robusta e a depender dela para cumprir suas operações diárias. Assim, em razão da importância que a tecnologia tem, é preciso contar com ferramentas que favoreçam a proteção de dados.

Isso porque o caminho não é deixar de usar a tecnologia, mas entender como ter infraestrutura de TI que mantenha a empresa segura. Algo que passa sumariamente por uma gestão estratégica de TI e por entender melhor essa infraestrutura.

Componentes da infraestrutura de TI

Uma infraestrutura de TI é composta por hardwares, softwares diversos para diferentes finalidades e de uma rede que garanta a conexão para o pleno funcionamento das soluções em uso.

Hardware

Os hardwares são os componentes físicos que contribuem para a organização da infraestrutura e servem como a sua base. Alguns exemplos comuns são:

  • Computadores desktop;
  • Notebooks;
  • Tablets, smartphones e outros dispositivos móveis;
  • Servidores e data centers;
  • Roteadores e hubs de internet.

Software

Por sua vez, os softwares são os programas e aplicações que a empresa usa em seu dia a dia. As possibilidades são muitas e alguns exemplos são:

  • Sistemas operacionais;
  • Servidores de internet;
  • CRM ou Customer Relationship Management;
  • ERP ou Enterprise Resource Planning.

Rede

Por fim, a rede. Uma solução que permite que hardwares e softwares sejam interligados em um mesmo ambiente e conectados à internet e que conta com componentes como:

  • Servidores;
  • Roteadores;
  • Data centers;
  • Switches e outros.

Tipos de infraestrutura de TI

De modo geral, os elementos que mencionamos acima estão presentes em uma infraestrutura de TI. Mas a forma como essa infraestrutura é montada, digamos assim, pode variar. Veja só:

Infraestrutura de TI tradicional 

A infraestrutura de TI tradicional ou on-premise é aquela em que todos os componentes existem fisicamente e são controlados inteiramente de dentro da empresa.

Assim, nesse caso, a organização tem seus próprios hardwares ― incluindo servidores e data centers ― aos quais todos os seus softwares estão conectados. E, como haveria de ser, há vantagens interessantes:

  • Com a infraestrutura on-premises, a empresa tem controle total de sua infraestrutura de TI, para administrar, promover melhorias e mais;
  • Como toda a infraestrutura em um só lugar, é fácil acessar as informações para o dia a dia de trabalho na empresa.

Em contrapartida, é preciso ter espaço disponível para acomodar os hardwares e há custo com energia, monitoramento e manutenção.

Infraestrutura de TI cloud

Outra possibilidade é a infraestrutura de TI baseada em nuvem e que resulta em uma IaaS: Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço.

A principal diferença em relação ao modelo tradicional é que, nesse caso, não é preciso ter equipamentos para servir de base para a infraestrutura na empresa, alocados.

Isso porque os servidores, data centers e softwares ficam na nuvem, de forma integral ou parcial. E isso tem vantagens:

  • Não é preciso investir alto em hardwares e data centers, uma vez que podem ser usados em nuvem e contratados de acordo com a necessidade e o orçamento da empresa;
  • As informações para o dia a dia de trabalho pode ser acessadas de qualquer lugar, via internet, por colaboradores remotos ou em viagem, sempre com mecanismos de segurança e controle de acesso;
  • A empresa pode aproveitar outras vantagens da computação em nuvem.

Infraestrutura de TI ideal

Como você pode imaginar, a infraestrutura de TI tradicional passou a dividir espaço com a baseada em nuvem graças ao avanço da tecnologia.

A solução em cloud é mais flexível e tem ótimo custo-benefício e, por isso, é cada vez mais procurada. Porém, ainda há quem defenda que o controle que a empresa tem usando a solução tradicional faz dessa a melhor escolha.

Então, como fazer uma escolha? No fim das contas, a infraestrutura ideal é aquela que melhor atende às demandas de cada organização, garantindo benefícios como:

  • Armazenagem de alto desempenho;
  • Uma rede veloz;
  • Segurança;
  • Uma rede de longa distância (WAN) otimizada;
  • Virtualização;
  • Tempo de inatividade zero.

Entenda melhor cada um desses pontos:

Armazenagem de alto desempenho

Um sistema de armazenagem de alto desempenho salva os dados, realiza o backup e conta com estratégias de recuperação de dados em caso de um eventual desastre.

Uma rede veloz

Uma rede veloz (baixa latência) é aquela que reduz o tempo necessário para o fluxo de dados, facilitando a troca de informação necessária para as operações da empresa.

Segurança

Uma infraestrutura de TI segura conta com mecanismos de controle de acesso, além de soluções que ajudam a proteger a organização contra ataques cibernéticos e outras tentativas de violação de dados.

Uma rede de longa distância (WAN) otimizada

A WAN gerencia a rede de modo a priorizar o tráfego e fornecer mais ou menos largura de banda a cada aplicação, conforme necessidade.

Virtualização

Por sua vez, a virtualização é o que garante servidores mais rápidos, aumenta o tempo de atividade e melhora a capacidade de responder a eventuais desastres com celeridade.

Tempo de inatividade zero

Já o tempo de inatividade zero é o que contribui para reduzir interrupções nas operações da empresa, além de eliminar o tempo inativo de sistemas para reduzir custos.

Segurança da Infraestrutura de TI

Ainda, como ressaltamos, a infraestrutura de TI precisa ser capaz de garantir a Segurança da Informação. Algo essencial para qualquer organização que opere conectada e, portanto, precisa evitar riscos cibernéticos e outros problemas.

Para que isso aconteça, é fundamental uma boa gestão de toda a infraestrutura para assegurar seu pleno funcionamento, mitigar falhas, manter rotinas de backup eficientes, definir níveis de acesso e adotar outras soluções que ajudem a minimizar riscos e que possibilitem respostas rápidas a eventuais erros e ameaças.

Conte com a Prolinx

Fazer a gestão de infraestrutura de TI de forma adequada deve ser uma preocupação de qualquer empresa que se ancora na tecnologia e que, inevitavelmente, produz e compartilha dados no dia a dia.

A tarefa é robusta, uma vez que depende dessa gestão o pleno funcionamento das soluções que o negócio precisa para operar normalmente e em segurança dia após dia.

Por essa razão, é interessante contar com uma equipe terceirizada de especialistas, como os da Prolinx. Dessa forma, a TI interna se envolve com outras questões estratégicas, enquanto o nosso time assume as rotinas fundamentais para manter, promover ajustes e melhorias na infraestrutura de TI de sua organização.

Saiba mais sobre o serviço de gestão de TI da Prolinx!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter