Dificilmente, uma empresa não conta com algum tipo de recurso tecnológico que, eventualmente, demanda a atenção de um especialista. Na verdade, o uso de soluções tecnológicas é tão comum e crescente que setores inteiros de TI nem sempre dão conta de cuidar de tudo.
Por isso, o outsourcing de TI aparece como solução, especialmente para garantir a disponibilidade constante dos recursos tecnológicos em uso e garantir a segurança da informação das organizações.
Confiar parte ou todo o setor de TI da sua empresa a terceiros traz benefícios, sobretudo quando a escolha da parceria é bem feita. Assim, dedicamos este post a ajudar você a entender como encontrar parceiro certo de terceirização de serviços de TI para o seu negócio. Vamos lá?
Outsourcing de TI: o que é
Outsourcing de TI é o que acontece quando uma empresa que contrata um parceiro ou um fornecedor utiliza recursos externos para a sua própria TI.
A terceirização de serviços de TI pode ser feita de acordo com os interesses e necessidades da sua empresa. Ou seja, não é preciso terceirizar 100% das operações e processos, podendo escolher aquilo que fica sob responsabilidade dos técnicos da casa e o que é passado para os especialistas terceirizados.
Porém, o fornecedor de TI pode, sim, ser contratado para gerenciar todo o setor de tecnologia da informação, sistemas ou infraestrutura. E, para tanto, assume a responsabilidade de encontrar profissionais e os recursos necessários para as rotinas de TI do seu negócio.
Outsourcing de TI: quais serviços você pode terceirizar
São vários os serviços que podem ser realizados por meio do outsourcing de TI e, na lista abaixo, elencamos os mais comuns:
- Hospedagem de sites;
- Instalação e suporte de hardware, software e rede;
- Suporte ou gestão de aplicações;
- Help desk ou suporte técnico;
- Gerenciamento e desenvolvimento de banco de dados;
- Resposta a Incidentes;
- Recuperação de desastres;
- Gestão de data center;
- Serviços na nuvem;
- Proteção contra ameaças.
Outsourcing de TI: tipos de terceirização de TI
Além de serem várias as possibilidades de outsourcing de TI, existem também diferentes tipos de oferta do serviço. Veja:
Terceirização doméstica
A terceirização doméstica é aquela que envolve a contratação de uma empresa parceira que atue no mesmo país e que pode atuar de forma remota ou alocada nas dependências da organização contratante.
Offshore Outsourcing
Já no caso do offshore, a terceirização de serviços de TI é feita por profissionais de empresas localizadas em países estrangeiros, em razão do custo mais baixo. É o caso da Índia, por exemplo.
Computação em nuvem
A computação em nuvem é um tipo de outsourcing de provedor de serviços que podem ser oferecidos por meio da internet, como Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como serviço Serviço (SaaS).
Serviços gerenciados
Por fim, a terceirização de serviços gerenciados diz respeito à contratação de recursos de terceiros para soluções como gerenciamento de rede, VPNs, firewalls e outras.
Outsourcing de TI: sinais que sua empresa deve terceirizar serviços de TI
Com base no que vimos até aqui, é fácil entender que o outsourcing de TI pode acontecer de diferentes formas, mas quando faz sentido a uma empresa buscar esse tipo de parceria? Existem alguns sinais que você pode analisar:
Gastos elevados com TI
O principal motivo para a buscar serviços de terceirização de TI é a redução de custos. Além de reduzir o investimento com equipamentos e serviços, o outsourcing pode reduzir custos com pessoal.
Entenda que um departamento de TI interno robusto e eficiente tem um impacto significativo na folha de pagamentos e no planejamento orçamentário de uma organização.
Isso porque especialistas em tecnologia, aptos a garantir a disponibilidade de recursos e manter a empresa segura, têm habilidades específicas que justificam o pagamento de uma remuneração mais alta.
Assim, buscar uma empresa parceira para contar com seu pessoal é uma forma de ter a expertise aplicada a um custo reduzido.
Sistema desatualizado
A defasagem tecnológica é um problema que empresas enfrentam por diferentes motivos, entre eles, a falta de recursos financeiros e de pessoal para contar com sistemas e aplicações atualizados e inovadores.
O outsourcing de serviços permite que acesse as tecnologias mais recentes do mercado sem precisar pagar especificamente por cada solução. Algo que evita problemas como a queda no desempenho decorrente de um sistema desatualizado.
Vulnerabilidade cibernética
Os ataques cibernéticos no Brasil tiveram crescimento de 94% em 2022, sendo que o país já figurava entre os principais alvos de ameaças graves como o ransomware. Os dados indicam algo que especialistas sempre alertam: toda empresa está sujeita a se tornar vítima de hackers, em especial, aquelas que não conseguem identificar e corrigir vulnerabilidades que as tornam vítimas fáceis.
Com ameaças cada vez mais robustas, as organizações precisam de uma TI preparada para responder e até se antecipar às novidades do cibercrime e manter a segurança. Para isso, o outsourcing de TI costuma ser a melhor solução.
Empresas terceirizadas contam com especialistas focados na detecção e correção de vulnerabilidades, além de terem ferramentas e processos específicos para isso. Assim, têm mais capacidade para garantir a segurança cibernética do que a TI interna de uma organização.
A TI está afetando os negócios
Como as empresas dependem cada vez mais da tecnologia, a TI é um setor altamente estratégico. Porém, a sobrecarga e a falta de recursos pode fazer com que a TI viva de “apagar incêndios” e não consiga contribuir para bons resultados, pelo contrário.
Isso porque o foco em cuidar constantemente do sistema, corrigir falhas e evitar novos problemas impede que o setor cumpra suas metas relativas aos negócios. Nesse cenário, o outsourcing de TI é uma solução para desafogar a equipe interna e permitir uma atuação mais estratégica.
Outsourcing de TI: vantagens
A contratação do outsourcing de TI favorece a melhoria da gestão de toda a TI da empresa, independentemente do segmento ou porte. Abaixo, apresentamos as principais vantagens do serviço:
- Redução de gastos: a empresa que opta por contar com o serviço reduz várias despesas associadas à sua TI porque manter o setor operando internamente demanda investimentos frequentes em infraestrutura, equipamentos e manutenção. Além de treinamentos e outros gastos com mão de obra;
- Aumento da produtividade: ao repassar rotinas de TI ao parceiro de outsourcing, a empresa permite que seus funcionários do setor estejam livres para trabalhar de forma mais estratégica. Além disso, o trabalho da equipe terceirizada contribui para o pleno funcionamento dos sistemas e aplicações da empresa. E isso resulta em menor incidência de interrupções ou problemas que prejudiquem as atividades dos colaboradores;
- Qualidade e segurança: o parceiro de outsourcing de TI conta com profissionais especializados e altamente qualificados em seu time. Isso garante que todas as rotinas de TI a eles delegadas sejam sempre realizadas com qualidade e segurança.
Outsourcing de TI: como escolher
Agora que você já sabe o que é outsourcing de TI e quais as vantagens dessa modalidade de serviço, chegou a hora de descobrir o que considerar no momento de encontrar o melhor fornecedor. Veja:
- Reputação: uma boa forma de verificar a qualidade de uma empresa é se informar sobre sua reputação. Visite sites de reclamação para checar possíveis problemas relatados por clientes e a postura da empresa.
- Experiência e cases de sucesso: se informe sobre o tempo de experiência do fornecedor e busque seus cases de sucesso (informações sobre outras empresas que contrataram o serviço e obtiveram bons resultados).
- Flexibilidade das soluções: uma empresa que deseja se tornar parceira do seu negócio precisa oferecer soluções flexíveis para conseguir acompanhar a evolução da sua organização. Se sua demanda de TI aumentar ou se modificar, o serviço de outsourcing precisa ser capaz de se adequar.
- Estrutura e equipe: é interessante fazer uma visita ao fornecedor e conhecer sua estrutura de TI e avaliar também a capacidade de sua equipe. Afinal, a qualidade do serviço a ser prestado para a sua empresa depende desses fatores.
- Rapidez no atendimento: desde o seu primeiro contato com a empresa de terceirização de serviços de TI, a agilidade no atendimento, disponibilidade e capacidade de sanar dúvidas indicam como será o seu relacionamento. O que, por consequência, influencia no sucesso da parceria.
Conte com a Prolinx
Se interessou em saber mais sobre outsourcing de TI e encontrar o parceiro ideal para a sua empresa? A Prolinx reúne um time de especialistas e conta com os recursos necessários para atender às mais variadas demandas de terceirização de TI. Tudo feito seguindo uma metodologia ágil, que favorece a execução e gestão de processos para garantir a disponibilidade dos recursos de TI da sua empresa, e com a expertise necessária para manter as ameaças cibernéticas longe do seu negócio.
Saiba mais sobre o serviço de gestão de TI e outsourcing da Prolinx e conte conosco!