O termo “nuvem” já não é uma novidade para quem está habituado ao universo dos computadores e da internet. Cada vez mais empresas se veem diante da possibilidade de migrar para esse sistema, mas não sabem ao certo como ou por que fazer a mudança.
O fato é que o cloud computing ou computação em nuvem é uma realidade que traz uma série de benefícios para a rotina organizacional e, para ilustrar isso, fizemos uma lista com 9 motivos pelos quais o servidor em nuvem é mais seguro e econômico. Confira:
1. É menos suscetível à falhas
O sistema em nuvem deixa a sua empresa livre de problemas e perdas que podem ser causados por falhas de hardware e danos aos equipamentos tradicionalmente usados por servidores on-premises, por exemplo. Isso porque, alocado na internet, não está sujeito à situações que poderiam atingir servidores internos
2. Os dados são criptografados e de acesso controlado
A nuvem permite que qualquer dado nela armazenado seja criptografado, conferindo ainda mais segurança à informações que só podem ser acessadas por quem tenha permissão e senha. O sistema oferece ainda a possibilidade de se controlar o que cada pessoa tem permissão de fazer, podendo estar limitada a apenas visualizar os dados ou livre para alterá-los, por exemplo.
3. Conta com o aporte de uma equipe especializada
A contratação de um servidor em nuvem garante que uma equipe especializada esteja sempre atuando para garantir a funcionalidade, manutenção e segurança dos sistemas e dados de sua empresa. Isso também faz com que a empresa não tenha que se responsabilizar pela atualização de softwares e outros recursos, reduzindo gastos.
4. O backup
Sim, é possível fazer backup utilizando equipamentos físicos e sistemas tradicionais. O backup em nuvem, porém, é mais ágil do que o convencional, elimina a necessidade de um servidor interno e possibilita a restauração de dados sempre que for necessário. Em outras palavras, representa economia de tempo e recursos.
5. Não demanda infraestrutura
Diferente dos servidores on-premises – ou servidores internos – , a nuvem não carece de um espaço físico disponível porque não opera por meio de equipamentos que precisem estar alocados na própria empresa.
6. Não exige investimento na compra de hardwares e softwares
A implementação de sistemas on-premises demanda que a empresa faça altos investimentos com a compra de equipamentos. Além disso, gera gastos com a contratação de profissionais especializados para fazer a instalação e o gerenciamento do ambiente interno.
7. É flexível
Um servidor interno, caso não tenha capacidade disponível para novas aplicações, demanda novos gastos, com a compra de novos servidores. Por sua vez, a nuvem pode ser perfeitamente ajustada às necessidades da empresa. Em suma, você paga apenas pelo o que precisa e pode alterar o espaço disponível – seja para aumentar ou reduzir – quando precisar.
8. Reduz gastos com energia
Servidores podem ficar ociosos por muito tempo. Isso varia de empresa para empresa, de acordo com suas rotinas. Nesse sentido, servidores internos consomem energia mesmo quando não estão sendo utilizados. Com a nuvem isso não é um problema!
9. É acessível
Operando por meio da internet, o servidor em nuvem permite que os dados nele armazenados estejam disponíveis para colaboradores e gestores a qualquer momento e de qualquer lugar. Essa conectividade é um ponto a favor para a produtividade da empresa.