Provavelmente você já deve ter ouvido falar nos últimos tempos sobre computação em nuvem, mas afinal, o que é?
A definição de computação em nuvem se refere à possibilidade de utilizarmos de qualquer lugar do mundo os mais variados tipos de aplicações e dados através da internet da mesma forma como se estivessem localmente em seu próprio computador.
Por hábito, estamos acostumados a armazenar arquivos e dados em nossos próprios computadores ou dispositivos móveis. Nas empresas esse cenário pode mudar um pouco, geralmente utilizando dados e aplicações em servidores que podem ser acessados por qualquer computador que tenha autorização de acesso.
A principal vantagem do armazenamento de dados local é poder fazer a utilização do mesmo sem ter acesso à internet, ou seja, de modo offline. Por outro lado, a maior desvantagem são as limitações de licença de determinados softwares para cada computador, fora os limites de hardware que podem se esgotar com o tempo.
Com a computação em nuvem, não há necessidade de arquivos e dados salvos em um computador local, já que podem ser disponibilizados em um servidor hospedado na nuvem, ou seja, na internet.
Sendo assim, desde que estejam na nuvem, o usuário tem acesso a todos os seus dados, arquivos e aplicações através da internet, acessível de qualquer lugar do mundo do seu computador ou dispositivo móvel.