Na última sexta-feira 12/05 vimos um dos maiores ataques cibernéticos da história. Grandes empresas como a Telefônica, Vodafone, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, Prefeitura de Belo Horizonte, órgãos nas esferas do governo estadual, federal e outras organizações sofreram com o ataque em massa do vírus.
O que é um Ransomware: É um tipo de malware que infecta computadores de sistemas operacionais diferentes e que criptografa arquivos da rede ou da máquina local. Quando criptografado, os ransomwares exibem mensagens de resgate dos arquivos mediante a pagamento de um valor. O pagamento é realizado através de bitcoins, moeda que não há como rastrear o beneficiário.
Para combater o ataque a Microsoft já tinha previsto a falha de segurança em uma atualização que foi concedida em 14 de março de 2017, mas muitos computadores e servidores não haviam sido atualizados.
https://technet.microsoft.com/en-us/library/security/ms17-010.aspx
Além disso, aconselhamos um bom antivírus, mas o mais seguro é o backup atualizado e seguro.
Clientes que adquiriram o antivírus homologados pela Prolinx, o Bitdefender, não tiveram nenhum impacto neste ataque, o que também não garante proteção 100% em ataques futuros, pois as ações estão cada vez mais inteligentes, mas mitiga as ações maliciosas.
Um consenso na TI é: A melhor segurança é a prevenção da integridade de seus dados e informações. E neste quesito nada mais seguro que o bom e velho backup.
Temos uma solução de excelente custo-benefício. O Backup em nuvem como serviço, além de garantir a rotina, temos a segurança que na nuvem seus dados estarão altamente seguros e sem a preocupação de conferência. Nós cuidamos para você.