Backup em Nuvem: a segurança dos dados em nuvem

Garantir a segurança dos dados requer a adoção de uma boa estratégia de backup. O backup em nuvem é a melhor alternativa. Entenda por que.
Tempo de leitura: 8 minutos
backup em nuvem

Sumário

Ter um backup em nuvem é fundamental para dar continuidade às operações caso um ataque ou outro tipo de problema comprometa os dados digitais da empresa.

Seguindo o Ransomware Trends Report 2022, da Veeam, 72% das organizações sofreram com ataques parciais ou completos em seus repositórios de backup. As informações foram retidas pelos hackers responsáveis pelo ataque do “malware sequestrador” e as empresas que não arriscaram pagar o resgate tiverem sua capacidade de recuperar os dados bastante afetada.

A melhor maneira de escapar de um problema assim ― além de contar com estratégias que protejam a organização de ataques ― é ter cópias de segurança salvas em ambiente seguro. Saiba mais!

Backup em Nuvem: o que é

O backup em nuvem consiste no armazenamento de uma cópia de segurança de arquivos, sistemas e outros dados digitais por meio da internet. Ou seja, algo que difere dos backups feitos em equipamentos físicos, como o HD externo.

Esse “lugar” na internet onde os dados digitais são armazenados é a nuvem, uma estrutura computacional clusterizada que pode estar em um datacenter externo ou até mesmo interno, dentro da própria empresa.

Esse tipo de backup conta com recursos que aumentam a proteção e a integridade dos dados, além de elevar seus níveis de disponibilidade. Assim, caso a empresa sofra algum ataque, seja de ransomware ou outro tipo, não precisa se preocupar em negociar com os criminosos, uma vez que terá na nuvem todas as informações de que necessita para seguir operando plenamente.

Backup em Nuvem: como funciona

Para entender melhor o backup em nuvem, vale entender qual seu processo de funcionamento. Basicamente, falamos do envio de cópias de dados digitais para uma estrutura de nuvem.

O ponto chave é que esse envio precisa ser sistematizado, ou seja, precisa seguir uma rotina de backup automatizada e que não compromete a operação diária da empresa.

A ideia é que os dados contidos na nuvem estejam sempre atualizados. Isso porque, caso um ataque ocorra, só será possível resgatar aquilo que foi enviado para o backup. Se a empresa tem um intervalo grande entre um envio e outro, pode acabar ficando sem acesso a informações cruciais.

As principais características de um bom backup em nuvem são:

Criptografia de dados

A criptografia é um elemento-chave para tornar a nuvem segura. Essa tecnologia envolve a existência de senhas ou chaves de acesso que impedem que qualquer pessoa não-autorizada consiga acessar os dados digitais salvos.

Para que tudo funcione bem, todos os dados precisam ser criptografados e somente os responsáveis por essas informações podem ter acesso à senha. Em geral, são os profissionais de TI ou da alta-gestão que detém essa responsabilidade.

Além da segurança, isso garante a confidencialidade dos dados da organização salvos no backup em nuvem.

Período de retenção

O período de retenção é o tempo pelo qual versões alteradas ou deletadas são mantidas na nuvem para que os arquivos sejam restaurados em caso de necessidade. Algo que pode acontecer, por exemplo, quando alguém apaga um documento erroneamente.

Além disso, a retenção também é útil quando alguma versão dos dados digitais salvos não está funcionando corretamente. Assim, é possível acessar a versão anterior e minimizar eventuais perdas.

Ao contatar uma solução de backup em nuvem, considerando o período de retenção, convém analisar a disponibilidade de espaço de armazenagem, bem como a forma com que essas versões são mantidas na nuvem.

Isso porque, em alguns casos, a retenção aumenta a utilização do armazenamento. Em outros a retenção usa somente dados incrementais do backup, mantendo o espaço livre.

Compactação dos dados

Ainda falando sobre espaço disponível no serviço de backup em nuvem, a compactação é uma grande aliada, uma vez que é uma solução que “reduz o tamanho” dos dados digitais, maximizando o espaço de armazenagem.

Porém, é importante saber que a compactação funciona de formas diferentes para arquivos diferentes. Por exemplo, documentos de texto tem uma capacidade de compactação bastante alta, enquanto arquivos de vídeo e áudio têm uma capacidade mais limitada.

Acesso restrito aos dados

Por fim, ressaltamos que o backup em nuvem é uma solução desenvolvida com foco em segurança de dados e, por essa razão,  garante restrição de acesso aos dados digitais da organização, garantindo mais proteção e confidencialidade.

Apenas para esclarecer a questão, isso é algo que serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive e o Drop Box, não oferecem às empresas, sendo um erro usá-los para fazer o backup de dados.

Backup em Nuvem: conheça o PROBACKUP

Acontece que estabelecer e seguir uma rotina de backup em nuvem nem sempre é algo simples. Por isso, criamos um serviço que transfere a sua responsabilidade de executar o backup para a Prolinx, o PROBACKUP.

Isso quer dizer que nossa oferta é como um seguro. Você terá certeza de que, em caso de um incidente ou desastre em sua empresa, seus dados estarão totalmente seguros.

Garantimos o cumprimento de normas de qualidade e segurança, como a ISO 9001, determinam uma rotina de backup fora da empresa. Além disso, realizamos o backup completo de sua empresa, desde dados simples como arquivos de e-mail até dados mais complexos como banco de dados e máquinas virtuais de seus servidores.

PROBACKUP: somente na Nuvem

O PROBACKUP somente na nuvem é ideal para empresas de pequeno e médio porte que necessitam de um “seguro” de seus dados nas nuvens.

A partir da contratação do serviço, nós realizamos uma análise dos dados para o backup e acordamos a rotina de backup em nuvem com você, pensando no melhor para a sua empresa.

Nessa modalidade, a forma mais comum de contratação é a atualização dos dados de produção exatamente como foi o dia anterior. Os dados são conferidos diariamente por nossa equipe especializada para verificação da integridade.

PROBACKUP:  nuvem e Interno

Por sua vez, o PROBACKUP na nuvem e interno é ideal para empresas de pequeno e médio porte que necessitam de um “seguro” de seus dados nas nuvens e na infraestrutura de TI interna e que possuem equipamento seguro de backup interno.

Além de garantir as rotinas de backups nas nuvens, nós também cuidamos do backup interno. Ou seja, garantia de pleno funcionamento de todo o ambiente de backup e seus dados seguros não importa o que aconteça!

PROBACKUP: o backup completo

Ainda o PROBACKUP completo é ideal para empresas de médio e grande porte que planejam terceirizar a responsabilidade de backup em nuvem e buscam economia de investimento inicial (CAPEX).

Nessa modalidade, analisamos todo o ambiente de TI do cliente para levantamento dos serviços críticos e identificação das rotinas voltadas para o negócio.

Após análise e validação dos dados críticos, apresentamos uma solução de backup completa, ou seja, interno e externo. Nesse contexto, a solução prevê a implantação de um storage no ambiente de TI para substituição dos equipamentos vigentes (Fitas LTO, HD externo, servidor de backup, etc..) a fim de aposentá-los e substituí-los por equipamento profissional e voltado para este tipo de serviço.

PROBACKUP ARCHIVING: arquivo morto

Por fim, o PROBACKUP de arquivo morto é ideal para todas as empresas que necessitam de analisar dados históricos e transformar parte dos dados de produção em arquivo morto.

Uma atividade comum nas empresas é guardar o histórico completo de dados e informações geradas ao longo do tempo. Há necessidades regulamentadas que obrigam a retenção de alguns dados específicos por um tempo determinado, como documentos contábeis e fiscais, assim como normas que obrigam a manter um histórico.

Contudo, muitos destes dados não são acessados com frequência. Por isso, o backup permite que a empresa economize e organize melhor as informações do dia-a-dia. Caso você precise acessá-los, basta dizer que nossa equipe o ajuda rapidamente!

Pensando nesses desafios, elaboramos várias técnicas de sugestão de organização de dados e separação de arquivo morto. Além da análise, efetivação do arquivo morto e organização dos dados de produção, nós guardamos o arquivo morto para você!

Muitas empresas já iniciaram o processo de arquivo morto, mas guardam os dados em equipamentos que não são confiáveis. Temos experiência em situações como essa, por isso, conte com uma equipe profissional e evite dores de cabeça no futuro!

Confira esse exemplo:

“O cliente separou e organizou todo o seu arquivo morto, e era um processo anual. Ou seja, todos os anos a empresa revisava os dados de produção e guardava os arquivos mortos em HD’s externos, ano a ano. Um determinado dia, em um processo judicial, este cliente precisou resgatar um dado de 7 anos atrás.

Na teoria, ele deveria simplesmente pegar o HD de 7 anos atrás e recuperá-lo. Porém, com o passar do tempo, o HD, que é um equipamento eletrônico, não funcionava mais. Já ouviu seu mecânico falar que carro não pode ficar parado? Pois é, serve também para eletrônicos!”.

PROBACKUP: benefícios

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o PROBACKUP, o serviço de backup em nuvem da Prolinx, confira o que nossa solução oferece:

  • Confiabilidade de 99,99%. Utilizamos os serviços das mais renomadas empresas de armazenamento do mundo, tais como Microsoft Azure, para garantir a segurança dos seus dados;
  • Segurança. Seus dados serão criptografados e o armazenamento protegido por várias camadas de firewalls e sistema antivírus;
  • Recuperação Ilimitada. Recupere seus dados sempre que precisar. Não há limites de restore em nenhum de nossos planos;
  • Flexibilidade. Adequamos nosso processo à necessidade de suas rotinas. Qual é o grau de segurança que você precisa? Defina a frequência e quais dados serão copiados, como arquivos, banco de dados, imagens, máquinas virtuais e mais;
  • Equipe de atendimento qualificada. Conte com profissionais qualificados, certificados e experientes para cuidar do seu backup. A responsabilidade é nossa e você ainda pode contar conosco em qualquer recuperação;
  • Disponibilidade. A disponibilidade do backup é de 99,99%. A recuperação depende do link de internet do cliente, mas o dado fica disponível imediatamente, sempre que necessário;
  • Oportunidade para aposentar suas fitas. Administrar fitas de backup não é uma tarefa fácil para a equipe de TI, além de ser muito caro. Esse processo além de dispendioso, ainda pode ser ineficiente. Para entender, basta se informar sobre como o servidor em nuvem impacta a segurança da sua empresa;
  • Economia. Além da segurança, o backup em nuvem como serviço é uma evolução tecnológica que nos permite oferecer um excelente custo-benefício! Consulte-nos, você se surpreenderá com os investimentos e comodidade do serviço.

Backup em Nuvem: conte com a Prolinx

A automatização do backup em nuvem não garante que os dados estejam sendo salvos corretamente. Por isso, a Prolinx possui uma equipe específica monitorando constantemente o envio dos seus dados para o servidor, garantindo tanto a segurança quanto a qualidade do serviço.

Tenha em mente que as rotinas de backup nas empresas podem se perder. Isso porque grande parte das empresas não monitora suas rotinas e, quando precisam resgatar algum dado, identificam o problema: a rotina não estava adequada e não houve teste de recuperação.

Além de conferir toda a carga inicial dos dados, a Prolinx confere principalmente a recuperação. Realizamos um monitoramento diário de todas as rotinas de backup, sua efetividade e execução, a fim de garantir que os backups estejam sendo realizados diariamente e da maneira correta.

A responsabilidade do seu backup em nuvem é nossa! Saiba mais sobre o PROBACKUP e escolha seu plano!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter
Prolinx

Moderna e atenta às tendências do mercado mundial de Tecnologia, Segurança, Inovação e Nuvem.