Prolinx

O trabalho remoto é uma realidade para muitas empresas e isso abre espaço para ataques cibernéticos em busca de dados confidenciais cada vez mais diversificados.

São malwares, tentativas de phishing, ransomware e vários outros instrumentos que os cibercriminosos utilizam na tentativa de sequestrar dados fundamentais para o dia a dia das empresas.

Para permitir o trabalho seguro e confiável de forma remota aos seus colaboradores, as empresas precisam se preocupar com três pilares: proteção de acesso, proteção dos dispositivos e proteção dos dados.

Uma opção para garantir a harmonia de funcionamento destes pilares é o Microsoft 365 Business Premium. Continue a leitura para saber como esse conjunto de ferramentas da Microsoft ajudar na segurança dos seus dados de sua empresa!

O que é e o que o Microsoft 365 Business Premium oferece?

O Microsoft Business Premium é um serviço por assinatura, baseado em nuvem, que oferece uma solução integrada com as melhores ferramentas de produtividade, segurança e gerenciamento de dispositivos.

É uma solução considerada ideal para empresas com até 300 funcionários.

Ao optar pelo Microsoft 365 Business Premium, a empresa conquista melhorias de forma objetiva porque a solução oferece programas com os quais os funcionários já estão familiarizados. Isso gera economia de tempo, funcionalidade e manutenção da qualidade do trabalho. O pacote inclui:

  • Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Publisher e Access;
  • Exchange, OneDrive, Skype for Business, Microsoft Teams, e SharePoint;
  • Aplicativos de negócios do Office (Bookings, MileIQ).

O que esse pacote do Office 365 oferece em termos de segurança?

Por ser baseado em uma tecnologia de nuvem, o Microsoft 365 Business Premium permite uma defesa eficiente e sofisticada contra ameaças como tentativas de phishing e ataques de ransomwares.

Além disso, a solução permite que o setor de TI da empresa consiga controlar o acesso a informações confidenciais e vitais para a rotina diária, o que é feito por meio da criptografia. Esse recurso evita o compartilhamento desse tipo de dados com pessoas não autorizadas ou o vazamento deles.

O Microsoft 365 Business Premium também permite a proteção de dispositivos que se conectam à rede de sua empresa independentemente de seu sistema operacional. Em outras palavras, protege dispositivos iOS, Android e Mac, mantendo os dados seguros.

Como funciona o Centro de Administração do Microsoft 365 Business Premium?

É importante destacar uma das particularidades do pacote Business Premium do Office 365 quando o assunto é segurança. A solução conta com um ‘Centro de Administração’ que possibilita, de forma simplificada, a gestão de todos os recursos oferecidos pelo sistema.

De forma objetiva e direta, com o uso dessa ferramenta Office, o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação pode:

  • Definir configurações de gerenciamento de aplicativos para Androids ou IOs;
  • Criptografar arquivos de trabalho definindo senhas ou PIN de acesso para os usuários;
  • Definir proteção especial para aplicativos e dados pertencentes à empresa que estejam em dispositivos pessoais;
  • Habilitar a criptografia bitlocker de proteção de dados e arquivos caso o dispositivo seja perdido ou roubado;
  • Utilizar o recurso Windows Exploit Guard para proteção avançada contra ransomware e phishing que incluem verificações automáticas de links em emails;
  • Limpar dados da empresa remotamente de um dispositivo caso ele tenha sido roubado, perdido ou se um funcionário se desligar;
  • Proteger a identidade dos usuários com autenticação multifatorial, redefinição de senha por autoatendimento e acesso condicional;
  • Detectar automaticamente informações confidenciais como cartões de crédito, para evitar o vazamento desses dados para fora dos equipamentos ou redes da empresa.

Como o Office 365 protege sua empresa contra ameaças cibernéticas avançadas?

Além de todos os cuidados e medidas de proteção contra phishing e ransomware já mencionadas, o Microsoft 365 Business Premium também oferece mais a inteligência anti-spoofing e a prevenção contra a perda de dados.

A inteligência anti-spoofing é o mecanismo que protege contra a suplantação de domínio. Essa é uma estratégia utilizada por cibercriminosos para enganar usuários das redes corporativas através do envio de e-mails com links para páginas falsas com o objetivo de capturar dados e acessar documentos sigilosos.

Já a prevenção contra a perda de dados ou Data Loss Prevention (DLP) é um mecanismo que protege os dados mesmo com o acesso realizados por funcionários em trabalho remoto.

Essa função que pode ser habilitada pelo setor de TI ajuda a identificar, supervisionar e evitar que os dados confidenciais sejam compartilhados involuntariamente, tanto por e-mails ou em documentos compartilhados em reuniões virtuais.

Conclusão

Com tudo isso, podemos dizer que o Microsoft 365 Business Premium é um sistema completo que reúne a funcionalidade do pacote office, a praticidade do Microsoft Teams e os recursos de segurança que podem ser muito eficazes quando o assunto é de proteção, especialmente no trabalho remoto.

Gostou  e deseja contar com essa solução em sua empresa? Entre em contato com a Prolinx, nossos especialistas estão prontos para ajudar!