Prolinx

Um controle de ameaças cibernéticas eficiente demanda que uma empresa se mantenha protegida e, caso necessário, seja capaz de dar uma resposta rápida aos ataques.

Neste post, vamos tem contar como o Meraki MX da Cisco ― uma solução de gestão de redes 100% baseada na nuvem ― pode ser importante para a segurança de dados do seu negócio. Confira!

O que é o Meraki MX

O Cisco Meraki é uma solução multifunção criada para proteger e facilitar a gestão de ferramentas de segurança usadas em uma empresa que inclui:

  • access point ou solução wireless para diferentes níveis de tráfego;
  • switches;
  • dispositivos de segurança;
  • gerenciador de dispositivos móveis.

Ao contar com essa solução, sua empresa adquire os dispositivos desejados, mas realiza a gestão inteiramente por meio de um painel na nuvem.

Isso gera economia porque faz com que você não precise arcar com os custos de um servidor contratado para que, só então, a gestão via software dos dispositivos conectados à rede seja possível.

Com isso, o Cisco Meraki também gera economia de esforços e torna todo processo mais simples, desde a instalação, seja para a TI da empresa ou para o parceiro de outsourcing de TI contratado.

Apesar da multifuncionalidade, sua empresa não precisa contar com todos os dispositivos Meraki. Ainda que decida ter o pacote completo, porém, consegue pagar um valor justo para o tamanho do negócio, tirando proveito do fato de estarmos falando de uma tecnologia escalável.

Nuvem e segurança de dados

Estamos falando de uma solução que sua empresa pode buscar, entre outros motivos, para manter seus dados protegidos e para aumentar sua eficiência na resposta a eventuais ameaças.

Um dos medos que gestores ainda têm com relação à soluções em nuvem é entender o quão expostos os dados da organização podem ficar. Sabendo disso, esclarecemos que nenhum dado da sua empresa vai passar pela nuvem do Cisco Meraki.

Em outras palavras, informações sensíveis de seu negócio não transitarão pela nuvem, apenas dados referentes ao gerenciamento dos dispositivos em uso.

Cisco Meraki e NGFW em nuvem

Quando mencionamos dispositivos de segurança na lista daquilo o que o Meraki tem a oferecer, somos levados a dar um destaque ao Next Generation Firewall (NGFW) ou Firewall de Próxima Geração como uma das funções de interesse.

O que é um NGFW

Caso você ainda não saiba, o NGFW está entre as soluções mais avançadas de firewall existentes. tecnologia existente. A famosa “parede de fogo” funciona por meio de protocolos e scripts que checam e fazem a filtragem de dados da conexão para impedir a entrada de ameaças na rede corporativa.

Trata-se de uma solução preparada para lidar com o alto volume de tráfego de dados, além de ser programada para utilizar algoritmos e “aprender” a detectar novas ameaças que vão sendo apresentadas à rede. Uma tecnologia baseada em inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Vantagens de um NGFW baseado em nuvem

Nem toda solução de NGFW é baseada em nuvem, mas a apresentada pelo Cisco Meraki é e tem interessantes vantagens graças a isso. Veja:

  • mais facilidade na instalação;
  • solução escalável (como as demais do Meraki);
  • contribui para a redução de custos operacionais;
  • pode ser gerenciado por meio de um dispositivo móvel.

Com tudo isso, a função NGFW do Cisco Meraki tem capacidade para otimizar o controle de ameaças à sua rede corporativa, contribuindo para que os riscos atrelados sejam afastados desde o primeiro momento.

Ainda, funciona como uma importante ferramenta de segurança de dados que facilita a rotina da TI e que cabe no orçamento de pequenas ou de grandes empresas.

Cisco Meraki e a gestão de dispositivos móveis

Outro ponto que destacamos é a funcionalidade de gestão de dispositivos móveis do Cisco Meraki como forte aliado no controle de ameaças.

É crescente o número de dispositivos móveis em uso nas organizações. Algo que pode acontecer porque a empresa decide trabalhar com notebooks e tablets ou porque permite que seus funcionários o façam. O que abre espaço também para que a rede corporativa seja acessada por meio de smartphones.

Há vantagens em permitir o uso desses dispositivos. Entretanto, quanto mais aparelhos móveis em uso, menos controle do tráfego na rede a empresa pode ter se não se não buscar ferramentas de proteção. Algo que o Meraki oferece.

Com essa solução da Cisco, sua empresa conta com um painel centralizado para a gestão de dispositivos móveis para monitorar seu status e podendo aplicar restrições de acesso caso necessário.

Ainda, pela nuvem, a TI pode excluir todos os dados de um aparelho em caso de perda ou de furto, garantindo que os dados não caiam em mãos erradas.

Com tudo isso, o Cisco Meraki favorece o controle na utilização da rede corporativa, contribuindo para que eventuais ameaças sejam mantidas longe ou recebam a devida resposta de forma eficiente.

Quer saber mais sobre essa solução da Cisco? Entre em contato e fale com um dos especialistas da Prolinx!