Elastic Cloud: conheça a solução e veja como ela beneficia os negócios

Um Elastic Cloud é um servidor que proporciona diversos benefícios para os negócios. Sua flexibilidade pode reduzir custos e aumentar a escalabilidade do armazenamento e uso de recursos tecnológicos. Entenda como funciona.
Tempo de leitura: 5 minutos
elastic cloud

Sumário

A forma como as empresas gerenciam seus recursos tecnológicos, em busca de escalabilidade, flexibilidade e eficiência operacional, foi revolucionada com o surgimento e impulsionamento da computação em nuvem. Nesse contexto, soluções como Elastic Cloud Server ou computação elástica se apresentam como essenciais para otimizar custos e melhorar a performance dos sistemas, atendendo a essas demandas dos negócios.

Com uma nuvem elástica, a empresa consegue aumentar ou reduzir rapidamente seus recursos de armazenamento, memória e processamento para atender às exigências que podem surgir inesperadamente. Com isso, ela evita o pagamento da capacidade não utilizada ou recursos inativos, sem se preocupar com o investimento na compra ou manutenção de recursos e equipamentos adicionais.

Para saber mais sobre o funcionamento de um Elastic Cloud Server, neste conteúdo você vai conhecer os principais benefícios, aplicações práticas e como as empresas podem impactar positivamente suas operações por meio dessa solução para aumentar a competitividade. Continue a leitura!

O que é Elastic Cloud

Um Elastic Cloud Server (ECS), também chamado de nuvem elástica ou computação elástica, é um servidor de nuvem que consiste em VCPUs, memória, discos Elastic Volume Service (EVS) e outros recursos necessários. 

Trata-se da capacidade de expandir ou diminuir rapidamente os recursos de armazenamento, memória e processamento do computador para atender às exigências dinâmicas e imediatas do mercado ou da própria empresa, sem se preocupar com o planejamento de capacidade e engenharia para o uso em picos. 

Geralmente, a nuvem elástica é gerida por ferramentas de monitoramento de sistema, que ajusta a quantidade de recursos alocados aos recursos realmente necessários sem interromper as operações.  Dessa forma, uma empresa evita o pagamento de capacidade não utilizada ou recursos inativos e não precisa se preocupar com o investimento na compra ou manutenção de recursos e equipamentos adicionais. 

A solução é considerada mais eficiente do que as típicas infraestruturas de TI. De maneira geral, costuma ser automatizada para que não sejam necessários administradores humanos 24 horas por dia.

Vantagens da Elastic Cloud

Um Elastic Cloud server pode proporcionar diversas vantagens para a empresa. São benefícios que impactam a operacionalização e gestão da organização e acabam contribuindo diretamente para a competitividade do negócio. Veja:

Confiabilidade

A nuvem elástica permite trabalhar com outros serviços de nuvem, como serviços de armazenamento e recuperação de desastres e backup, possibilitando a modificação de sabor, backup de dados, recuperação usando um backup e recuperação rápida de uma falha.

Segurança

O serviço de nuvem elástica protege os dados, hosts e páginas da web, além de monitorar a execução do programa, verificando se os ECSs estão sob ataques de força bruta e se logins remotos são realizados. Com isso, aumenta-se a segurança do sistema e os riscos de intrusão do ECS por hackers são mitigados.

Escalabilidade

É possível modificar uma versão do Elastic Cloud, inclusive o número de CPUs e o tamanho da memória. Dessa forma, pode-se expandir a capacidade do disco do sistema e do disco de dados. O Auto Scaling (AS) é usado, o que permite configurar políticas de AS para que ECSs sejam automaticamente adicionados e removidos durante picos e calmarias de tráfego, respectivamente. Isso garante que os requisitos de serviço da empresa sejam atendidos, maximizando a utilização de recursos.

É de fácil utilização

Um console de gerenciamento unificado, simples e fácil de usar agiliza as operações e simplifica a manutenção. Diversos produtos são fornecidos, incluindo dispositivos de rede, armazenamento, segurança e big data, que podem ser provisionados e implantados de forma única.

Provisionamento simplificado

Após implantar um ambiente de nuvem inteiro e concluir as configurações necessárias, pode-se personalizar o número de vCPUs e o tamanho da memória e também selecionar uma imagem e uma rede para criar um ECS.

Aplicações da Elastic Cloud

As nuvens elásticas são máquinas virtuais que podem ser rapidamente provisionadas e dimensionadas para atender às demandas em constante mudança de um negócio. Por meio delas, são fornecidos recursos de computação e armazenamento relativamente baratos sob demanda. 

Uma plataforma de gerenciamento unificada simplifica o gerenciamento e a manutenção, permitindo que se concentre no que realmente importa, que são os serviços. Assim, um Elastic Cloud server pode ser aplicado em diversos cenários, tais como:

Aplicativos simples ou sites de pequeno tráfego

Exemplos como blogs e sites corporativos têm requisitos relativamente baixos no desempenho de computação e armazenamento do servidor e um Elastic Cloud de uso geral atenderá aos requisitos. Em caso de requisitos mais altos em CPUs, memória, discos de dados ou no disco do sistema de um ECS, é possível modificar o sabor do ECS ou expandir a capacidade do disco ou até mesmo criar novos ECSs a qualquer momento.

Produção de multimídia, de vídeo e processamento de imagem

Em cenários de criação de multimídia, vídeo ou processamento de imagem, as nuvens elásticas devem fornecer bons recursos de processamento de imagem. Para esses cenários, pode-se escolher um Elastic Cloud server com alto desempenho de computação de CPU e GPU, como ECSs acelerados por gráficos de GPU ou acelerados por computação de GPU, para atender aos requisitos de serviço do negócio.

Bancos de dados e outros aplicativos que exigem troca e processamento rápidos de dados

No caso de bancos de dados relacionais de alto desempenho, bancos de dados NoSQL e outros aplicativos que exigem alto desempenho de E/S em servidores, é possível escolher ECSs de E/S ultra-alta e usar SSDs NVMe locais de alto desempenho como discos de dados para fornecer melhor desempenho de leitura e gravação e menor latência, melhorando a taxa de leitura e gravação de arquivos.

Aplicações com picos e vales de carga perceptíveis

Para aplicativos que têm picos e vales de carga perceptíveis, como sites de vídeo, sistemas de seleção de cursos escolares e empresas de jogos, o número de visitas pode aumentar significativamente em um curto espaço de tempo. 

Para melhorar a utilização de recursos e garantir que os aplicativos sejam executados corretamente, pode-se contar com o AS para trabalhar com nuvem elástica. 

As políticas de AS podem ser configuradas para que ECSs sejam automaticamente adicionados e removidos durante picos e calmarias de tráfego, respectivamente. Isso ajuda a maximizar a utilização de recursos e também a atender aos requisitos de serviço, o que leva à redução dos custos.

Inferência de IA, aprendizado de máquina e aprendizado profundo

ECSs acelerados por Inteligência Artificial usam chips Ascend da Huawei. Eles são adequados para cenários que exigem computação massiva altamente simultânea em tempo real, como inferência de IA, machine learning (aprendizado de máquina) e codificação e decodificação de vídeo.

Estratégia de Elastic Cloud é com a Prolinx!

A adoção de uma solução de Elastic Cloud server é fundamental para negócios que prezam por uma moderna gestão dos seus recursos tecnológicos e precisam trabalhar principalmente com capacidade de escalabilidade e flexibilidade. Ao decidir contratar a solução, não deixe de contar com uma consultoria especializada para fazer a melhor aquisição para sua empresa.

A Prolinx agora é distribuidora oficial da Huawei Cloud, parte da gigante de tecnologia Huawei, e oferece uma variedade de serviços de computação em nuvem, colocando a serviço dos clientes mais de 30 anos de acúmulo de tecnologia, inovação e expertise em infraestrutura TIC. 

Entre em contato e conheça todas as soluções!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter