Endpoint Detection and Response (EDR): saiba por que apostar nessa solução

Tempo de leitura: 6 minutos
endpoint detection and response (EDR)

Sumário

Muitas organizações contam com camadas de segurança para proteção da rede, mas lidam com riscos maiores quando seus ativos estão fora desse perímetro. É aí que entram recursos como o Endpoint Detection and Response (EDR).

Se por um lado a ampliação do modelo de trabalho em home office proporciona mais liberdade e flexibilidade, por outro, exige aumentar a proteção e a segurança de dispositivos como notebooks, desktops e smartphones.

Neste post, você vai entender como o EDR atua na proteção dos ativos mais importantes de uma organização: seus dados. Continue a leitura e saiba mais!

Endpoint Detection and Response (EDR): conceito

Uma solução de Endpoint Detection and Response (EDR) tem como objetivo detectar e responder às ameaças de violação da segurança de ativos críticos como banco de dados e outras aplicações.

Um EDR permite o acesso a esses ativos para dar os primeiros passos para conter os ataques, além de garantir que as atividades sejam interrompidas assim que uma ameaça é detectada.

Enquanto um antivírus tradicional, também chamado de programa EP (Endpoint Protection), se concentra na proteção contra ameaças no perímetro externo do ambiente de rede, um EDR foca na detecção de ameaças avançadas, principalmente aquelas que escaparam da linha de defesa do EP.

É praticamente impossível que um EP bloqueie todas as ameaças externas. Algumas são tão sofisticadas que acabam passando por essa defesa inicial e causando estragos em sua rede. É o caso, por exemplo, dos ransomwares e mal-intencionadas.

Então, um recurso EDR auxilia na localização, contenção e remoção de ameaças de forma rápida, para que você garanta a segurança aos dados críticos de sua organização.

Endpoint Detection and Response (EDR): recursos

Existem diversos recursos que um EDR pode ter, e há funcionalidades que estão presentes na maioria deles. Confira a seguir quatro atributos-chave.

Detecção

A detecção é um recurso fundamental para um EDR. Afinal, praticamente todos os ambientes de rede lidam com riscos de invasão por uma ameaça avançada.

Caso isso aconteça, o sistema deve ser capaz de detectar a ameaça para que possa conter, avaliar e neutralizar os danos causados. Quando falamos de um malware extremamente sofisticado, essa tarefa se torna ainda mais complicada.

Por isso, com a análise contínua de arquivos, o Endpoint Detection and Response (EDR) consegue sinalizar arquivos ofensivos ao menor sinal de comportamento destrutivo.

Tome o exemplo de um arquivo que, inicialmente, foi considerado seguro, mas que depois de algum tempo exibe atividades de ransomware. Com um EDR, você será capaz de detectar o problema e rapidamente iniciar o processo de resposta à ameaça.

Contenção

Os arquivos maliciosos têm o objetivo de infectar o maior número possível de ativos dentro do ambiente de rede. Por isso, o EDR deve ser capaz de conter as ameaças, inclusive aquelas mais sofisticadas e furtivas.

Um ransomware, por exemplo, é difícil de ser removido, uma vez que criptografa as informações confidenciais e as mantém “presas”. Por essa razão, um EDR deve mitigar os danos, isolando a rede e evitando criptografias adicionais.

Investigação

Depois de conter o arquivo malicioso, é preciso iniciar uma investigação intensa. Isso porque, se a ameaça conseguiu atravessar o perímetro do EP, existe uma vulnerabilidade a ser resolvida.

O que houve? A equipe de inteligência nunca tinha visto este tipo de ameaça avançada antes? Um dispositivo está desatualizado?

Sem recursos para investigação, você dificilmente terá as respostas sobre como a ameaça entrou em sua rede. Nessas circunstâncias, esse tipo de problema pode voltar a acontecer e causar danos ainda maiores.

Com a revisão por incidente do EDR, é possível revelar as vulnerabilidades e evitar a exploração dessas brechas, sem arriscar a segurança do ambiente maior.

Avaliando o arquivo malicioso, o Endpoint Detection and Response (EDR) aprende com ele e se adapta a ameaças futuras.

Eliminação

Além de detectar, conter e investigar, é fundamental que um recurso EDR seja capaz de eliminar uma ameaça de sua rede. Afinal, continuar suas operações sabendo que seu sistema está comprometido é incabível.

Mas, para que o EDR possa ter uma boa visibilidade da ameaça, a solução deve saber identificar onde o arquivo malicioso se originou, com quais dados interagiu e se ele foi replicado.

Essa visibilidade é fundamental para eliminar o perigo, uma vez que é preciso entender toda a linha do tempo de um malware para que o dano seja corrigido.

Mais do que deletar o arquivo contaminado, é fundamental obter informações sobre a sua trajetória.

Endpoint Detection and Response (EDR): capacidades essenciais

Além das funcionalidades que citamos, também é importante dar atenção a outras capacidades essenciais de um EDR na hora de contratar uma solução do tipo. Confira a seguir alguns destes atributos:

  • Ampla visibilidade e detecção de ataques: a solução EDR ideal conta com técnicas de aprendizagem de máquina que permitem coletar dados abrangentes para detectar as ameaças em tempo real;
  • Investigações simplificadas com análise de causa raiz, agrupamento de alerta inteligente e pontuação de incidentes: agilidade e precisão na resposta às ameaças são fundamentais para uma solução EDR.

Para isso, busque uma ferramenta que simplifique as investigações, revelando a causa raiz do problema e toda a trajetória percorrida pela ameaça dentro do seu ambiente de rede.

Também é importante agrupar incidentes de segurança de acordo com o que é mais relevante para sua empresa, acelerando a taxa de resposta;

  • Prevenção de ameaças de Endpoint: um EDR deve ser capaz de bloquear todas as fases de um ataque, inclusive em endpoints.

Avalie se entre as funcionalidades da solução estão o bloqueio de arquivos de malware por machine learning e interrupção do comportamento malicioso. Assim, você contém os ataques mais invasivos e perigosos;

  • Recursos do pacote de proteção de endpoint para reduzir a superfície de ataque: além de bloquear ataques, é importante que um EDR seja capaz de evitar a perda de dados.

Isso pode ser feito por meio de recursos como firewall de host, controle dos dispositivos e criptografia de disco;

  • Um agente único e leve: opte por agentes que atuem ponta a ponta ao invés de instalar recursos volumosos que examinam continuamente seus terminais em busca de ameaças;
  • Segurança fornecida pela nuvem: a implantação e o gerenciamento de um EDR pela nuvem agilizam as operações e também reduzem custos com servidores locais, além de permitir lidar com um volume maior de usuários e dados;
  • Serviços gerenciados opcionais: verifique se a solução Endpoint Detection and Response (EDR) que você pretende contratar oferece detecção de ameaças gerenciadas, com monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Endpoint Detection and Response (EDR): por que é necessário

A maioria dos antivírus tradicionais afirmam que bloqueiam a maioria das ameaças. Por melhores que algumas soluções sejam, porém, existem ameaças mais avançadas e furtivas que podem acabar entrando nesse perímetro de segurança.

É considerando essa possibilidade que ressaltamos a necessidade de uso de um recurso Endpoint Detection and Response (EDR) que permite detectar, investigar e corrigir as ameaças mais perigosas.

Esse tipo de solução foi projetada justamente para ir além da defesa reativa e oferecer as ferramentas necessárias para identificar previamente qualquer ataque.

O uso de uma solução de proteção de endpoint ganha cada vez mais destaque, sobretudo em um cenário em que o trabalho remoto tem ganhado força. Para tanto, a Prolinx sugere a ferramenta da Sophos: o Intercept X.

Assim, você garante mais segurança para os funcionários e a própria empresa, impedindo que cibercriminosos utilizem seus computadores para atacar a rede corporativa.

Quer saber mais sobre como fazer a gestão de vulnerabilidades do seu ambiente de rede? Conheça o ProSec, a solução exclusiva desenvolvida pela Prolinx para garantir a segurança das suas informações!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter