Gestão de infraestrutura de TI e Segurança da Informação

Cada vez mais vital para as empresas, a gestão de infraestrutura de TI assegura o pleno funcionamento de recursos de TI essenciais para o dia a dia dos negócios, com segurança. Entenda!
Tempo de leitura: 5 minutos

Sumário

Qualquer empresa que tenha computadores, usa softwares diversos e uma rede para conectar e integrar as aplicações, possibilitando que as operações diárias aconteçam sem interrupções. Certamente, não dá para contar com tudo isso ― garantindo pleno funcionamento e segurança da informação ― sem uma boa gestão de infraestrutura de TI.

Isso porque essa infraestrutura é a base do funcionamento digital das organizações, sobretudo com a adoção crescente de soluções tecnológicas. E, para além de falhas técnicas e humanas, é preciso se precaver contra falhas de segurança que possam colocar a rede e toda a empresa em risco de perda e violação de dados.

Neste post, te contamos mais sobre a importância da gestão de infraestrutura de TI e os benefícios atrelados a essa atividade. Confira!

Análise de infraestrutura de TI

Conhecer a infraestrutura de TI da empresa é o primeiro passo para sua plena gestão. Ou seja, é preciso entender como é essa infraestrutura, como ela funciona, de quais recursos é composta e quais são suas vulnerabilidades ou pontos de melhoria.

Para tanto, cabe saber que uma infraestrutura de TI é formada por hardwares, softwares e uma rede. A complexidade dessa infraestrutura varia de acordo com a quantidade e o tipo de equipamentos e aplicações usados, bem como com as características da rede.

O tipo de infraestrutura, que pode ser tradicional (on-premise) ou baseada em nuvem, também cria características diferentes. Seja como for, é preciso entendê-la considerando sua importância.

A análise ajuda a entender se a infraestrutura está adequada para as demandas da empresa, considerando as operações diárias, a produtividade e a Segurança da Informação.

Áreas da gestão de infraestrutura de TI

Uma boa gestão de infraestrutura de TI é baseada na compreensão dos componentes que fazem parte dessa infraestrutura e das tarefas mais importantes para gerenciá-los corretamente.

É possível dividir essa gestão considerando quatro grandes áreas: 

  • o gerenciamento de sistemas, 
  • o gerenciamento de rede, 
  • o gerenciamento de armazenamento e 
  • as pessoas. 

Acompanhe:

Sistemas

A gestão de sistemas engloba a administração de todos os ativos do data center, contando com a supervisão diária das operações desse data center, bem como com a gestão de integração de novas aplicações e serviços.

No que diz respeito aos sistemas, a gestão de infraestrutura de TI também inclui iniciativas de segurança, com foco na identificação de falhas, prevenção de riscos e resposta a eventos adversos.

Rede

Por sua vez, a gestão de rede tem relação com a manutenção da segurança da rede corporativa. Por meio de configurações adequadas, garante-se que os recursos de proteção sejam devidamente utilizados, assegurando a disponibilidade dos serviços em uso no dia a dia da empresa.

Aqui, a segurança também está presente, uma vez que a TI precisa monitorar a rede para impedir acessos não autorizados ou vazamento de dados.

Armazenamento

Ainda, uma das atividades críticas da gestão de infraestrutura de TI é a supervisão dos recursos usados para o armazenamento de dados. Algo que inclui a virtualização, o provisionamento de armazenamento e a segurança desses dados – especialmente backup.

Automatizar processos, como o de provisionamento e compactação de dados, reduz o tempo necessário para o processamento e melhora o desempenho do data center. Aplicada à virtualização, a automação favorece o uso de recursos de armazenamento conforme necessidade.

A definição das técnicas e estratégias a serem utilizadas é uma decisão que otimiza a gestão de armazenamento, além de aumentar a segurança de dados.

Pessoas

Por fim, é preciso falar sobre como o fator humano está presente na gestão de infraestrutura de TI. Como vimos, é possível até automatizar processos, mas a tecnologia não dá conta de tudo sozinha.

As pessoas de uma empresa são as responsáveis por implementar ou usar as ferramentas de TI e seguir as etapas da rotina de gestão, além de respeitar boas práticas que preservem a infraestrutura de TI e ajudem a garantir a segurança de dados. Por isso, é importante orientá-las e até treiná-las, quando necessário.

Profissionais de nível gerencial ficam responsáveis por estabelecer indicadores de TI usados para a mensuração de resultados, permitindo que a empresa consiga avaliar a efetividade e ajustar suas estratégias de gestão de infraestrutura.

Como otimizar a gestão de infraestrutura de TI

A gestão de infraestrutura de TI é uma atividade-chave que, como indicamos, engloba diversas áreas, processos e tarefas. Esse nível de complexidade demanda estratégias de otimização e temos dicas quanto a isso. Veja:

Reforce a Segurança da Informação

Talvez você tenha notado que todas as quatro grandes áreas da gestão de infraestrutura ― sistemas, rede, armazenamento e pessoas ― se envolvem com a questão da Segurança da Informação.

Para reforçar a segurança, há três medidas fundamentais:

  • Adotar a criptografía de discos rígidos;
  • Configurar limites de acesso a dados sensíveis;
  • Orientar e capacitar todos os colaboradores acerca de medidas de segurança no uso de qualquer equipamento que tenha acesso à rede corporativa.

Aproveite o poder da nuvem

A outra dica de otimização da gestão de infraestrutura de TI é apostar no poder da nuvem corporativa e dos diferentes recursos de cloud que favorecem tanto a segurança quanto a produtividade no trabalho.

Benefícios da gestão de infraestrutura de TI

A infraestrutura é a base do funcionamento das empresas e, sendo assim, gerenciá-la é fundamental. Mais do que garantir as condições básicas para as operações diárias, há outros benefícios que merecem destaque, como:

  • Redução de custos;
  • Mais agilidade nos processos;
  • Operações simplificadas e rotinas mais eficientes;
  • Redução do tempo de respostas em caso de mudanças operacionais ou desastres;
  • Redução da integração e do tempo de inatividade (downtime) do sistema.

Conte com a Prolinx

A gestão de infraestrutura de TI engloba os softwares, como já apontamos, mas tem um foco maior nos hardwares e na rede. A tarefa é complexa e, dada sua importância, merece atenção dedicada de profissionais de TI.

À medida que uma empresa se desenvolve, a tendência é que sua infraestrutura de TI se torne mais robusta, o que demanda processos ainda mais estruturados, mais cuidado e expertise, sobretudo para manter a Segurança da Informação.

Por tudo isso, cabe considerar terceirizar essa tarefa para desafogar a TI interna e contar com especialistas externos para desenvolver estratégias de gestão e otimizar o uso dos recursos de TI da empresa.

Para saber mais sobre essa possibilidade, conheça o serviço de gestão terceirizada de TI da Prolinx!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter