GPS: Gestão Permanente de Serviços

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Sumário

Contratar serviços e comprar produtos de TI não é algo que deva representar um gasto, mas sim um investimento porque é correto esperar que haja algum retorno. Para isso, o melhor caminho é contar com a GPS.

GPS é sigla para Gestão Permanente de Serviços, uma proposta da Prolinx para que os serviços de TI e segurança de dados estejam sempre alinhados aos objetivos de negócios de sua empresa.

Orientação especializada

Com o GPS, o gestor do contrato de TI firmado com a Prolinx tem contato direto com um profissional de TI Sênior. Ou seja, tem um especialista com mais de 20 anos de experiência para auxiliar no alinhamento entre sistemas de informação e negócios.

Há uma reunião semanal com a equipe de TI para o Status Report e um acompanhamento mensal, baseado no levantamento de dados que vão ajudar a direcionar as decisões estratégicas da organização.

Os serviços de acompanhamento mensal de projetos e melhoria contínua incluem:

  • Implementação ou revisão de sistema de chamado e base de conhecimento, ponto central dos indicadores;
  • Definição dos indicadores de TI (projetos, incidentes e requisições);
  • Avaliação de atribuições e perfil de Equipe (Matriz Raci);
  • Elaboração dos POPs de gestão da área de Suporte e Desenvolvimento;
  • Resolução em incidentes recorrentes que viram problemas na organização;
  • Elaboração e melhoria das políticas de segurança internas de forma continuada;
  • Gestão estratégica e tática dos fornecedores de TI;
  • Planejamento de mudanças de infraestrutura;
  • Elaboração do relatório mensal de atividades e metas da TI;
  • Gestão e acompanhamento dos projetos internos de TI;
  • Interface com equipe de TI e alta direção.

Assessment e demais fases do GPS

Para que o GPS seja possível, é preciso fazer um diagnóstico da situação da TI da empresa antes de qualquer coisa.

O assessment se baseia em quatro pilares:

  1. Disponibilidade;
  2. Desempenho;
  3. Contingência;
  4. Segurança.

A ideia é identificar o nível de maturidade de TI da empresa para, a partir daí, definir o que a organização precisa para aumentar sua segurança e garantir melhores resultados.

É isso o que viabiliza a Gestão Permanente de Serviços. Depois desse mapeamento ou diagnóstico, o trabalho segue com:

  • Definição do plano de projeto e execução, com decisões tomadas em conjunto com sua empresa;
  • Implantação e criação dos controles; indicadores de segurança e procedimentos;
  • Gestão, monitoramento e melhoria contínua da estratégia de segurança da informação.

Por que investir em tudo isso

Ao investir em infraestrutura e em soluções de tecnologia da informação, uma empresa espera ter algum retorno sobre o investimento feito.

Se pegarmos como exemplo as soluções de segurança, o retorno mais óbvio é a proteção de rede, dos dispositivos e, claro, dos dados da organização. Não perder nenhuma informação sensível graças a esse investimento já é um ganho.

Porém, por mais relevante que esse fato seja, é possível conseguir mais se a TI for vista como aliada estratégica dos negócios.

Assim, o que a Prolinx propõe com a GPS é a maximização do retorno sobre o investimento feito em sistemas de informação. Como?

Contando com o fator humano para que TI e Negócios consigam se comunicar por meio de objetivos mensuráveis que pautam as orientações a cada reunião de orientação.

GPS para vencer desafios e alcançar resultados

Fato é que a TI sempre recebeu atenção dos CIOs, mas essa preocupação está se expandindo, sobretudo tendo em mente os três principais desafios da segurança da informação hoje:

  1. O volume das informações geradas;
  2. A sofisticação dos crimes cibernéticos;
  3. A regulamentação e as melhores práticas de gestão de segurança.

Volume de informações

Não importa o porte da empresa, com a virtualização de rotinas e processos, é natural que um volume crescente de informações seja gerado e compartilhado no dia a dia.

Há muita praticidade atrelada a tudo isso e a solução está longe de ser reduzir o uso da tecnologia. Diferente disso, o que empresas precisam saber é como lidar com essas informações de forma segura.

Crimes cibernéticos

Isso nos leva ao cibercrime. Hackers sempre foram uma ameaça, mas começaram a representar um risco maior à medida que um volume significativo de dados sensíveis passou a ser compartilhado no mundo virtual.

Atualmente, os crimes estão mais sofisticados. Hackers conseguem, inclusive, criar sites seguros com conteúdo malicioso ou roubar dados de modo a inviabilizar o “resgate” pensando em extorquir as organizações.

Regulamentação

A boa notícia é que não é só o crime que avança. Na mesma medida, ou talvez de forma até mais eficiente, os mecanismos de proteção também são aprimorados.

É para evitar riscos e garantir a proteção de dados ― da empresa e de seus clientes ― que existem leis como a LGPD e o Marco Civil, assim como melhores práticas de gestão de segurança.

A GPS ajuda sua organização a cumprir com esse desafio que, ao invés de um problema, se apresenta como uma solução fundamental.

Garanta o retorno sobre o investimento feito

Já não é possível para uma empresa que queria crescer nos dias de hoje viver sem contar com a tecnologia em sua rotina. Os sistemas de informação são parte cada vez mais essencial para negócios de diversas naturezas.

O uso dos recursos disponíveis precisa ser adequado às normas e medidas de segurança, pelo bem da própria organização. E, de preferência, alinhado aos objetivos traçados pela alta-gestão, auxiliando estrategicamente na conquista de resultados.

Converse com o time de especialistas da Prolinx e conte com a GPS em sua empresa!

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