A infraestrutura de TI de uma empresa pode ser on-premise (tradicional) ou baseada em nuvem, criando uma infraestrutura cloud. A segunda opção é mais recente e, em razão de suas vantagens, tem sido cada vez mais adotada.
Estimativas apontam que o investimento global em infraestrutura em nuvem vai alcançar $118 bilhões até 2025, segundo a IDC ― International Data Corporation.
Se outras organizações estão dispostas a investir nessa solução, pode ser importante que a sua não fique para trás. Neste post, você vai entender melhor o que é essa infraestrutura, como funciona e quais suas vantagens!
Infraestrutura Cloud: o que é e como funciona
A infraestrutura cloud ou cloud infrastructure é um conjunto de componentes que possibilita a computação em nuvem, o que inclui hardware, recursos de virtualização, capacidade de armazenamento e uma rede.
Em outras palavras, é uma solução que replica ou espelha os recursos que fazem parte de uma infraestrutura de TI física por meio da virtualização. Aliás, os recursos virtuais são necessários para a criação das aplicações, serviços e redes, bem como para o funcionamento de toda a infraestrutura.
Dessa forma, recursos do hardware físico são instalados na nuvem e ficam disponíveis para os usuários por meio de ferramentas como softwares de automação e gerenciamento, que garantem o funcionamento do ambiente e de suas aplicações.
A infraestrutura cloud é compatível com sistemas de nuvem pública, privada e híbrida e, como veremos adiante, existe em diferentes modelos que formam soluções que podem ser alugadas de provedoras terceirizadas de serviços de nuvem.
Em todo caso, esse tipo de infraestrutura oferece benefícios como menor custo de propriedade, escalabilidade, mais flexibilidade e outros.
Infraestrutura Cloud: componentes
Como mencionado, uma empresa precisa recorrer a uma provedora de serviços em nuvem para ter acesso a uma infraestrutura cloud, o que significa buscar quatro componentes principais: hardware, virtualização, armazenamento e rede.
Confira, a seguir, um pouco mais sobre o que são esses componentes e entenda de forma mais clara o funcionamento da infraestrutura em nuvem:
Hardware
A infraestrutura em nuvem espelha a infraestrutura física. Isso acontece porque não é possível que todos os componentes sejam 100% virtuais, sendo necessária a existência de um hardware como parte da infraestrutura.
Um conjunto de hardwares físicos incluem equipamentos de rede ― como roteadores, firewalls e switches ― dispositivos de backup e servidores, e podem estar em diversos locais diferentes.
A virtualização entra em cena para conectar os diferentes servidores, permitindo que os recursos da infraestrutura cloud estejam acessíveis para os usuários de forma remota, sem qualquer necessidade de acesso aos equipamentos físicos.
Virtualização
O segundo componente da infraestrutura em nuvem é a virtualização, a tecnologia que separa e disponibiliza para os usuários as funções de TI do hardware.
Isso acontece por meio de um software, chamado hipervisor, que abstraí recursos como a memória, capacidade de computação e armazenamento do hardware físico para que sejam alocados na nuvem e, então, acessados pelos usuários.
Armazenamento
A capacidade de armazenamento vem do data center em uso e, novamente, a virtualização entra em cena, desta vez, para permitir a abstração do espaço de armazenagem dos sistemas do hardware físico, para que seja utilizado em nuvem.
Uma vez transformado em um recurso de nuvem, o armazenamento permite a adição ou remoção de unidades, a redefinição do propósito do hardware e outras mudanças, tudo sem que seja necessário fazer qualquer implementação manual nos servidores físicos de armazenamento.
Além da capacidade de armazenamento, para um bom uso da infraestrutura cloud, é importante contar com uma boa gestão de armazenamento. O objetivo é assegurar que os dados sejam duplicados corretamente, que uma rotina eficiente de backups seja cumprida e que informações e componentes estejam indexados para que sejam recuperados, caso alguma falha ocorra.
Rede
Por fim, na infraestrutura em nuvem, temos a virtualização de recursos de rede para a criação de uma rede virtual e várias sub-redes com níveis variados de visibilidade.
Isso é fundamental porque os recursos de computação em nuvem podem ser acessados pelos usuários por meio de uma rede, como a internet ou a intranet, que conecta as pessoas aos serviços e aplicações, de forma 100% remota.
Infraestrutura Cloud: tipo
Além de conhecer os principais componentes, é importante saber que a infraestrutura cloud está disponível para sistemas de nuvem pública, privada e híbrida. Por isso, convém entender o que caracteriza cada tipo de nuvem corporativa. Veja só:
Nuvem pública
A nuvem pública é um conjunto de recursos virtuais gerenciado por uma empresa terceirizada e disponibilizado para qualquer pessoa ou organização que deseja usar.
Essas empresas provedoras, como a Amazon Web Services (AWS), o Microsoft Azure e o Google Cloud Platform (GCP), ficam responsáveis por controlar grandes data centers e seus recursos de computação em nuvem. E, então, disponibilizam os recursos, sob demanda, por meio de uma interface de autoatendimento.
Já não é comum que esse tipo de nuvem seja buscado de forma exclusiva para a implementação da infraestrutura cloud. Em outras palavras, a nuvem pública faz parte da solução, mas tende a ser combinada com a nuvem privada, que veremos a seguir.
Nuvem privada
A nuvem privada é aquela em que todos os recursos de hardware e software disponibilizados pela provedora podem ser usados por uma empresa, sem restrição de acesso.
É também o caso de toda nuvem em que uma infraestrutura de TI é dedicada a uma única organização, com acesso totalmente isolado; ou seja, não acessível aos demais clientes da provedora.
Há casos em que a empresa opta por desenvolver sua própria infraestrutura cloud privada e outro em que escolhe fazer uma parceria com um provedor de serviços gerenciados, responsável por hospedar e proteger o hardware de nuvem privada e toda infraestrutura de rede.
Nuvem híbrida
Por fim, como o termo sugere, a nuvem híbrida é o resultado da combinação dos serviços da nuvem pública e da privada, contando com a adoção de recursos que viabilizam a comunicação entre os dois serviços.
Esse tipo de solução é cada vez mais buscada por garantir acesso aos melhores benefícios de cada tipo de nuvem, contando com a infraestrutura de baixo custo da nuvem pública e com a segurança da nuvem privada.
Infraestrutura Cloud: modelos
Ainda, para entender a solução de forma completa, é necessário conhecer os diferentes modelos em que a infraestrutura cloud é oferecida a quem procura as empresas provedoras do serviço. Acompanhe:
Infraestrutura como um Serviço (IaaS)
O modelo de Infrastructure as a Service (ou Infraestrutura como Serviço) demanda que a organização contratante tenha sua própria plataforma de software para usar todos os recursos de computação em nuvem disponibilizados, de acordo com sua necessidade.
O modelo IaaS fornece recursos de virtualização, armazenamento de dados, rede e servidores, e é a forma mais prática de entrega de infraestrutura em nuvem. Por isso, exige que a empresa contratante seja responsável por controlar a maior parte dos seus próprios recursos de nuvem.
Plataforma como um serviço (PaaS)
Já no modelo Plataform as a Service, toda a infraestrutura cloud é entregue pela provedora à empresa contratante, por meio de uma plataforma de sistemas operacionais e serviços que inclui dados, redes, servidores e virtualização.
É o cenário ideal para que a organização implemente, desenvolva, teste e opere softwares e aplicações em ambiente de nuvem, sem precisar arcar com os custos elevados que uma infraestrutura de TI tradicional tem.
Software como serviço (SaaS)
Por fim, o modelo de Software as a Service resulta na entrega de aplicativos e serviços de nuvem por meio de portais baseados na internet, sendo uma opção bastante usada para recursos de armazenamento de dados.
Nesse caso, toda a infraestrutura de armazenamento fica nos servidores da empresa provedora de serviço que é também a responsável por fazer a gestão, garantir os backups, fazer a manutenção de aplicativos e da própria infraestrutura cloud.
Infraestrutura Cloud: benefícios
Já mencionamos que o investimento em infraestrutura cloud tem aumentado e é certo que existem justificativas para isso. Os principais benefícios do uso dessa solução são:
Eficiência de custos
A redução dos custos decorre do fato de que a empresa deixa de criar infraestruturas físicas de TI on-premises, gastando menos com a compra de equipamentos e o aluguel de espaço de data center.
Além disso, soluções em nuvem permitem que a organização contratante só pague por aquilo que, de fato, utiliza. Considere, como exemplo, o que acontece com os serviços de armazenamento em nuvem que são vendidos em pacotes mais ou menos econômicos com base no espaço de armazenagem que cada empresa precisa.
Uma solução assim, além de evitar gastos desnecessários, favorece a previsibilidade e a gestão orçamentária, permitindo maior controle dos recursos da empresa.
Escalabilidade e flexibilidade
Outro benefício é a escalabilidade, uma consequência da virtualização que faz com que seja fácil ampliar a infraestrutura de TI, uma vez que não é preciso esperar que novos equipamentos cheguem e nem aumentar o espaço físico disponível.
A mesma facilidade também existe para a redução da infraestrutura sem que isso leve à existência de equipamentos sem uso, gerando qualquer tipo de prejuízo para a organização.
Ainda, a flexibilidade existe porque os dados e os recursos armazenados em nuvem podem ser acessados de qualquer lugar, com as devidas permissões de acesso, e a qualquer momento.
Continuidade dos negócios
Também é preciso mencionar que, como já indicamos, a infraestrutura cloud conta com dispositivos de hardware que podem estar em localidades diferentes.
Isso significa que os dados armazenados são replicados em diferentes servidores ou locais. Com isso, caso algum falhe, o backup garante acesso instantâneo às informações mesmo assim, assegurando a continuidade das operações da empresa.
Quais objetivos podem ser alcançados com uma infraestrutura em nuvem bem-sucedida?
Com todos esses benefícios, a infraestrutura em nuvem permite que uma empresa alcance diversos objetivos que podem ser importantes para o seu dia a dia e desenvolvimento no mercado atual. Veja:
Modernização do data center
Modernizar a infraestrutura de TI e os aplicativos de data center a partir da migração para uma infraestrutura cloud tem diferentes vantagens, como a otimização dos custos, a escalabilidade facilitada e o aumento da segurança.
Tudo isso é possível, sobretudo com a contratação de modelos IaaS ou Paas.
Uso de soluções de nuvem no trabalho
O uso de soluções em nuvem favorece a produtividade dos colaboradores, inclusive porque reduz a ocorrência e a gravidade de falhas que levam à abertura de chamadas de help desk, outro fator que contribui para a fluidez dos processos e para a continuidade dos negócios.
Uso de aplicativos corporativos na nuvem
A migração de aplicativos corporativos para a nuvem contribui para a melhoria do desempenho, facilidade de padronização de processos e outras medidas que favorecem a agilidade na realização de tarefas e nas entregas da empresa.
Conte com a Prolinx
Depois de entender a fundo a infraestrutura cloud, conhecendo seus componentes e benefícios, é preciso pensar no que fazer a respeito, considerando quais objetivos sua empresa pode alcançar a partir do uso dessa solução.
Com isso, a dúvida passa a ser qual provedora contratar e como garantir a implementação adequada da infraestrutura. Isso porque, para 68% dos especialistas, o maior desafio no uso da solução é a má configuração e suas consequentes brechas de segurança.
Isso significa que, além de saber qual provedora escolher, é preciso contar com uma parceria especializada para que a infraestrutura cloud seja implementada corretamente, evitando riscos e criando o cenário ideal para que todos os benefícios sejam colhidos.
Entre suas opções, estão o serviço de uma das gigantes globais do mercado, a Microsoft e seu Microsoft Azure, com um conjunto de serviços em nuvem que dá à sua empresa acesso a todos os componentes de infraestrutura que apresentamos aqui.
A implementação pode ser feita pelos especialistas da Prolinx que estão aptos para realizar o processo de forma eficiente, inclusive porque a empresa é parceira certificada da Microsoft, o que assegura a qualificação de nosso time para configurar toda a infraestrutura cloud da sua organização.
Para saber mais e dar um passo adiante rumo a esta mudança, conheça o Microsoft Azure e entre em contato conosco!