Prolinx

Blog / Informe-se

Links dedicados: conheça e saiba a importância dessa tecnologia

O uso de uma internet de qualidade, que seja estável e segura é cada vez mais crucial para as operações de uma empresa. Algo que se torna possível com o uso de tecnologias como os link dedicados.

Neste post, vamos falar a respeito desses links, contando a você sua importância e sua relação com outras soluções que podem fazer parte da realidade de sua empresa. Confira!

O que são links dedicados

Também conhecido como IP dedicado, o link dedicado é o que sua empresa precisa para garantir disponibilidade de conexão à internet e boa velocidade.

Um link dedicado é um caminho exclusivo criado para a troca de dados que acontece entre um dispositivo e um provedor de internet. Em uma analogia, é como se houvesse uma faixa exclusiva nas vias da cidade só para você, ou no caso, para a sua empresa.

O link dedicado permite que o usuário se conecte diretamente ao seu provedor, sem obstáculos. Isso vai além de um serviço de banda larga, sobretudo porque o link é mais estável, seguro e permite que reparos aconteçam mais rapidamente caso uma interrupção na conexão ocorra.

Além disso, a solução garante o uso de um único IP (protocolo de identificação de dispositivos), mas garantindo que esse endereço seja diferente daquele em que o usuário realmente está, para a sua privacidade.

A conexão por meio de um link dedicado foi criada para o mercado corporativo e pode ser ofertada por operadores de telefonia ou que atuem na área de TI. É o caso da Century Telecom, empresa parceira da Prolinx.

A importância dessa tecnologia

A ideia principal do uso de um link dedicado é ter uma conexão boa o bastante para evitar falhas ou entraves que prejudiquem o trabalho realizado. Algo que a banda larga nem sempre consegue fazer.

Independentemente de onde os funcionários estejam, o que a empresa precisa é que tenham acesso a uma conexão de internet robusta para segurar o uso de diversas aplicações, dar conta de downloads e uploads, realizar videoconferências e mais.

Link dedicado e VPN

VPN é sigla para Virtual Private Network ou, em bom português, Rede Virtual Privada. Uma solução que cria uma conexão direta e criptografada entre dois dispositivos muito usada para assegurar a proteção de dados corporativos.

Uma empresa tem um número crescente de dispositivos que se conectam à sua rede, situação que fica ainda mais evidente quando há funcionários em home office. Por isso, criar uma conexão privada e protegida é essencial para minimizar riscos.

Acontece que a VPN, por si só, pode ter seus problemas. Essa solução oculta o  IP real dos usuários, concedendo-lhes outro IP que é usado por dezenas de outras pessoas conectadas ao mesmo servidor.

Com isso, apesar das vantagens, é possível sofrer com o “efeito do mau vizinho”, que consiste em não saber que tipo de informações estão sendo acessadas ou compartilhadas pelos usuários que receberam o mesmo IP.

Em uma rede VPN, sua empresa pode sofrer com IPs sendo bloqueados, fazendo com que os funcionários tenham acesso restrito a diferentes sites. A boa notícia é que é possível evitar essa situação aliando o uso de um link dedicado à VPN.

Com essa combinação, um único IP, exclusivo, passa a ser usado para as conexões que ainda serão diretas entre dois dispositivos, assim como criptografadas. O resultado, portanto, é ainda mais segurança e menos transtornos para a sua empresa.

Link dedicado, VPN e home office

Você provavelmente se lembra de quando o big data se tornou um assunto para que pudéssemos entender, entre outras coisas, o aumento significativo do volume dados criados e compartilhados por organizações.

Foi ainda testemunha da mudança que a pandemia da Covid-19 impôs, fazendo com que 46% das empresas brasileiras adotassem o home office, considerando que muitas pretendem seguir com a modalidade.

Combinando esses fatores, o que temos é um alto volume de dados essenciais para um trabalho que, por vezes, depende de ferramentas só funcionam bem como uma conexão boa e veloz.

Quando escrevemos sobre a importância da VPN para trabalhadores em home office, pontuamos que esses funcionários: “precisam trocar dados entre si e até diretamente com a empresa. Ao fazerem isso sem uma rede VPN, podem acabar expondo essas informações ao risco de vazamentos ou até roubo por agentes maliciosos”.

É por isso que tantas empresas apostam na VPN e o que queremos que você saiba é que vale a pena complementar essa solução com o uso de um link dedicado. O objetivo é criar o cenário mais adequado possível ao trabalho, com segurança, privacidade, exclusividade, rapidez e estabilidade de conexão.

Solução Prolinx

Em parceria com a Century Telecom, a Prolinx oferece tudo isso à sua empresa,  o que lhe garante:

  • Confiabilidade ― Alto nível de segurança para garantir total proteção de dados e sistema;
  • Flexibilidade ― Contratação sob demanda para que você tenha mais velocidade somente quando precisar;
  • Produtividade – Alcance índices de respostas satisfatórios, com atendimento proativo e consultivo.

Gostou da ideia? Entre em contato! Temos valores promocionais para nossos clientes!

Leia mais...

CenturyTelecomDedic(feed)-min
Blog25_Wifi(feed)-min
CiscoIMATextil(feed)-min