Quais métricas e indicadores de TI são analisados em sua empresa? Além de saber o que são esses conceitos, é importante saber escolher os indicadores mais adequados à TI e aos negócios.
Se esse assunto ainda é um pouco nebuloso para você, não se preocupe porque vamos começar destrinchando os conceitos. Só então, seguiremos para o uso e aplicação de métricas e indicadores de TI.
O que são indicadores de TI
Métricas e indicadores de TI estão atrelados, mas não são a mesma coisa.
A saber, métricas são valores brutos e relacionados a algum processo ou operação do setor de TI. Assim, têm relação direta com a coleta de dados, mas sem um propósito, não têm serventia.
Esses dados precisam ajudar a responder a questões importantes e estratégicas para o setor e isso é feito a partir da definição dos indicadores de TI, baseados nas métricas.
O indicador é um Key Performance Indicator (KPI) e esse KPI acompanha o desempenho de um processo ou operação da TI, favorecendo a mensuração de resultados.
Assim, cada indicador de TI facilita análises que servem de base para tomadas de decisão que vão desde a resolução de problemas até o alinhamento da TI aos objetivos de negócios da organização.
Qual a importância dos indicadores de TI
Não há espaço para achismos no mundo corporativo. Para tomar decisões sobre a própria TI, e sobre como essa TI pode ser estratégica para os negócios, uma empresa precisa se embasar em informações sólidas.
Para isso, precisa apostar na coleta de dados e, é preciso dizer, sabendo quais dados coletar e por que.
Existem diferentes níveis de maturidade de gestão de TI que uma organização pode ter, em uma escala que vai do nível caótico ao nível de valor. Veja:
- Nível 0 ― Caótico: TI nada estratégica, com foco em suas próprias atividades e geração de resultados esporádico
- Nível 1 ― Reativo: TI mais organizada, capaz de resolver problemas com mais facilidade, mas sem antecipar demandas;
- Nível 2 ― Proativo: TI mais estratégica por conseguir elevar a disponibilidade de sistemas para melhor atender aos objetivos da empresa;
- Nível 3 ― Serviços: TI em nível de maturidade ideal para a maioria das empresas;
- Nível 4 ― Valor: TI em plenas condições de atuar visando as estratégias de negócios da empresa.
Para chegar ao nível de serviços, considerado ideal, é preciso contar com métricas e indicadores de TI. Para ir além e ter um setor ainda mais estratégico e decisivo para o sucesso da empresa, também.
Os indicadores servirão para ajudar o próprio setor de TI a entender quais são suas falhas para trabalhar sua maturidade de gestão. Passo essencial para que a TI se torne mais decisiva para os negócios.
O uso das métricas e dos indicadores de TI
Para serem escolhidos corretamente, os indicadores de TI devem considerar o tipo de informação que sua empresa precisa para obter as respostas necessárias para otimizar a gestão.
Isso significa que cada empresa precisa estudar quais indicadores são relevantes para entender a situação e os resultados de sua TI. Assim, não é uma boa ideia seguir uma lista de “principais indicadores” sem entender como cada um deles realmente pode ser útil.
Só dessa forma a análise dos indicadores se torna útil para que o gestor entenda o que está por trás de um desempenho aquém do esperado e o que pode ser visto como oportunidade.
Essa avaliação embasada em dados sólidos e relevantes pode ser aplicada para a evolução do próprio setor de TI e, posteriormente, para sua relação com os objetivos de negócios da empresa.
A análise estratégia dos indicadores de TI
Escolher métricas e indicadores de TI e passar a acompanhá-los é algo que pode ser feito internamente, a depender dos recursos de que a organização dispõe.
Falamos de algo que demanda um empenho específico e bem planejado, sendo que nem todas as empresas conseguem fazê-lo com a constância necessária por conta própria.
Além do mais, a análise de indicadores de TI se aprimora com a experiência ou carece de alguém, especialista na área, que saiba como direcionar melhor esse esforço.
Por que estamos dizendo tudo isso? Para contar que a Prolinx oferece aos seus clientes a Gestão Permanente de Serviços (GPS); uma proposta para que os serviços de TI e segurança de dados estejam sempre alinhados aos objetivos de negócio.
Assim, sua organização pode contar com nossa expertise para ter análises que indicam como tornar a TI mais estratégica para atender às demandas da empresa e levá-la ao sucesso.
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