Ainda não sabe o que é o Microsoft Azure e por que vale a pena contar com essa solução em sua empresa?
O Azure é uma solução completa que conta com a qualidade e a reputação da Microsoft, ampla diversidade de produtos e serviços, além dos recursos de segurança que sua organização precisa para atuar no digital hoje em dia.
Neste post, vamos ajudar você a entender por que vale a pena contratar esse serviço que, vale saber, é flexível para se adequar à sua demanda e orçamento. Acompanhe!
Microsoft Azure: o que é?
O Azure é uma plataforma em nuvem com mais de 200 produtos e serviços que permite à sua empresa contar com a capacidade de processamento e armazenamento do datacenter da Microsoft.
Isso significa que falamos de uma solução que substitui o modelo convencional de infraestrutura em que sua organização precisaria investir em servidores e outras aplicações para informatizar seus processos e garantir sua operação diária.
O Azure é uma plataforma híbrida que concentra toda a infraestrutura de cloud computing da empresa.
Microsoft Azure: como funciona
Além de saber o que é o Microsoft Azure, é importante entender como funciona para entender por que contratar essa solução. Para tanto, é importante saber que existem três modelos de serviços na nuvem: IaaS, PaaS e SaaS, sobre os quais falaremos melhor a seguir.
O que é IaaS?
O IaaS ou Infrastructure as a Service é mais voltado para a infraestrutura; inclui itens como servidores em nuvem e backup para minimizar os custos da sua empresa com a compra e administração de servidores físicos.
A gestão da infraestrutura é feita pelo Microsoft Azure, enquanto sua organização ou um parceiro especializado, como a Prolinx, se responsabiliza pela configuração do serviço.
Em geral, o IaaS é indicado para:
- Hospedar sites com custo mais baixo;
- Computação de alto desempenho (HPC);
- Instalar ambientes de testes e desenvolvimento com facilidade;
- Armazenar e gerenciar backup;
- Analisar dados (Big Data);
- Dar suporte a aplicativos web.
O que é PaaS?
Por sua vez, o PaaS ou Plataform as a Service, engloba todas as características do IaaS e vai além, incluindo o ambiente necessário para o desenvolvimento e administração de aplicações em nuvem.
Com isso, o PaaS é indicado para:
- Usufruir de estrutura completa para desenvolvimento de aplicativos;
- Fazer o aperfeiçoamento de apps;
- Contar como ferramentas de Business Intelligence (BI);
- Fazer a gestão de banco de dados e middlewares (camada de mediação entre diferentes tecnologias e apps).
O que é o SaaS?
Por fim, o modelo mais completo é o SaaS ou Software as a Service. Além de tudo o que PaaS e IaaS oferecem, o SaaS inclui aplicativos hospedados, como o Microsoft 365.
Assim, sua empresa não precisa comprar, instalar, atualizar ou manter hardware, middleware ou software, além de poder contar com aplicativos mais sofisticados ― como ERPs e CRMs ― de forma mais acessível.
Microsoft Azure: recursos
Para ampliar sua compreensão sobre o que é o Microsoft Azure, elencamos abaixo os seus principais recursos. Confira:
Armazenamento
O Microsoft Azure tem backup automatizado de dados e permite o armazenamento remoto de dados.
Além disso, possibilita o armazenamento híbrido de programas, para que parte dos dados sejam locais e outra parte fique na nuvem para combinar alta performance e segurança.
Bancos de dados
O Azure tem opções de bancos de dados relacionais, NoSQL e em memória totalmente gerenciados. Abrange mecanismos proprietários e de software livre, atendendo bem aos desenvolvedores de apps mais modernos.
Computação
A computação do Azure oferece a infraestrutura que sua empresa precisa, sob demanda, para a criação ou implementação de apps já existentes.
Gerenciamento e governança
O Azure permite que sua empresa determine e faça a auditoria de suas políticas a qualquer serviço da plataforma.
É possível garantir essa conformidade usando o Azure Blueprints que inclui políticas de controle de acesso por função e outros recursos.
Híbrido + multinuvem
A plataforma possibilita a habilitação do trabalho remoto com flexibilidade, eficiência e segurança para que os processos da empresa se desenvolvam em ambientes locais, multinuvem ou de borda.
IAM (Gerenciamento de identidade e de acesso)
Com o Azure, é possível proteger a porta de entrada aos aplicativos e aos dados da empresa usando soluções de gerenciamento de identidade e acesso.
Sua empresa pode criar credenciais de controle com base em risco, além de contar com opções de autenticação forte que não interferem nas operações e produtividade.
Serviços de integração
Com o Microsoft Azure, sua empresa pode criar soluções novas e integradas que conectam apps e serviços localmente e na nuvem.
Migração
O Azure tem soluções de migração para facilitar a transição da sua empresa para o digital, além de economizar dinheiro no processo. Algo feito a partir das ferramentas e diretrizes indicadas pela solução.
Rede
A TI pode usar o Azure para aprimorar a gestão de rede da empresa, definindo configurações de controle de acesso e contando com a visualização em tempo real do tráfego.
Web
O Azure fornece a infraestrutura necessária para dar suporte a aplicativos Web, incluindo servidores, armazenamento e recursos de rede.
E, além desses que são os principais, existem outros recursos disponíveis no Microsoft Azure, como:
- Análises;
- Área de Trabalho Virtual do Windows;
- Contêineres;
- DevOps;
- Dispositivos móveis;
- Ferramentas para desenvolvedores;
- IA + Machine Learning;
- Internet das Coisas;
- Mídia;
- Realidade misturada.
Microsoft Azure e Segurança
O Microsoft Azure tem camadas espessas de segurança, inclusive em razão de recursos nativos da plataforma como o firewall do Azure e o Azure Key, voltado para o armazenamento e gestão de senhas.
Ainda, é possível contar com o Azure Active Directory (AD) para gerenciar IDs e controlar acessos, aumentando os níveis de proteção a dados sensíveis da organização.
Vantagens de usar o Microsoft Azure
Depois de entender mais a fundo o que é o Microsoft Azure, você já deve ter percebido que existem diversas vantagens atreladas a essa solução.
Podemos destacar a redução de custos com a implementação e manutenção da infraestrutura de TI, além de uma abertura maior à inovação, contando com diversas camadas de segurança.
Isso porque a flexibilidade e a praticidade decorrente das diversas soluções da plataforma otimizam a rotina da TI e deixam o setor mais livre para atuar com mais foco em desenvolvimento, e menos em contenção de riscos, por exemplo.
Além do mais, o Azure permite que os profissionais atuem e colaborem mesmo à distância. O que favorece a produtividade da empresa.
Como adquirir o Microsoft Azure
Por seguir o modelo as a Service, o Azure está disponível com base naquilo que sua empresa precisa; ou seja, só se paga pelo que se quer utilizar.
A melhor forma de entender qual plano do Microsoft Azure vai atender bem a demanda da sua organização é contando com a orientação de um parceiro especializado, como a Prolinx.
Quer implementar o Azure em sua empresa? Conte com a assessoria do nosso time de especialistas!