Diagnóstico de tecnologia: o que é, como é feito e qual sua importância

Tempo de leitura: 4 minutos

Sumário

O diagnóstico de tecnologia contribui para a redução de riscos que podem comprometer a rotina e a segurança de dados da sua empresa. Além disso, favorece o ganho de produtividade e a melhoria do desempenho.

Neste post, explicamos o que é este diagnóstico de tecnologia e detalhamos seus pilares para que você entenda melhor o funcionamento e importância desse processo. Também te contamos por que é interessante fazê-lo com o apoio de uma equipe especializada, como a da Prolinx.

Confira!

O que é diagnóstico de tecnologia?

O diagnóstico de tecnologia é uma avaliação completa e profunda da área de TI e do uso da tecnologia em uma empresa. Isso inclui fatores como hardwares, softwares, sistemas, redes e processos.

Seu principal objetivo ao diagnosticar a situação da empresa é identificar pontos de melhoria contínua da infraestrutura de TI, inclusive identificando riscos e vulnerabilidades e orientando o caminho para a sua mitigação.

Dessa forma, o diagnóstico de tecnologia direciona a escolha e implementação das soluções mais adequadas, tendo em vista as necessidades e possibilidades da organização.

O processo é preferencialmente conduzido por especialistas e se baseia em quatro pilares:

  • Segurança;
  • Desempenho;
  • Redução de riscos;
  • Aumento da produtividade.

Sabendo disso, fica mais fácil entender que o diagnóstico de tecnologia é válido para empresas em diferentes estágios. O processo é indicado para:

  • empresas que estão iniciando a implementação de soluções ou renovando sua infraestrutura e servidores;
  • empresas que desejam usar a tecnologia de forma mais estratégica, identificar riscos e vulnerabilidades, ou querem melhorar sua infraestrutura de TI;
  • gestores de TI que assumem cargos de gestão em uma nova empresa, para terem uma visão completa da TI e dos pontos que merecem maior atenção.

Princípios do diagnóstico de tecnologia

Além dos pilares, a realização de um bom diagnóstico de tecnologia também é orientada por alguns pilares fundamentais. Confira abaixo para entender melhor como o processo funciona:

Manter

O primeiro passo do diagnóstico é analisar o funcionamento da infraestrutura da empresa, considerando especialmente os elementos essenciais:

  • Infraestrutura de rede;
  • Servidores;
  • Canais de comunicação;
  • Serviços de internet;
  • Equipamentos (computadores, impressoras e outros);
  • Periféricos.

Antes de qualquer coisa, o princípio passa por conferir se todos esses elementos estão presentes, sendo necessário instalar programas faltantes, caso existam.

Depois, é preciso averiguar se os elementos estão passando por manutenção, sendo importante atualizar softwares e aplicações corretamente.

Gerir

Ainda, é fundamental fazer a gestão contínua de toda a TI usando ferramentas automatizadas. A ideia é implementar uma manutenção mais efetiva para garantir um ambiente mais seguro para a empresa.

Proteger

O princípio relacionado à proteção do ambiente de TI considera o seguinte conjunto de medidas:

  • Sistemas de controle de acesso;
  • Uso de VPNs;
  • Filtros de conteúdo;
  • Uso de antivírus com alertas de segurança;
  • Bloqueio inteligente de estações em casos de ataques cibernéticos.

Assegurar

O próximo princípio visa assegurar que a empresa conta com ferramentas de análise e monitoramento de vulnerabilidades, e faz a emissão de relatórios periódicos a respeito.

O objetivo é a rápida identificação de brechas de segurança e ataques que possam acontecer, além de identificação de oportunidades de melhorias. Tudo deve ser feito com base nas políticas de segurança estabelecidas.

Inovar

Inovar tem a ver com fazer a revisão dos processos constantemente, de forma a atualizar ferramentas e processos em busca de soluções mais eficientes e seguras, e com melhor custo-benefício.

Com base em todos esses pilares, o diagnóstico de tecnologia pode orientar quais recursos a empresa precisa para otimizar sua TI.

Por que fazer esse diagnóstico é importante

O diagnóstico de tecnologia é importante porque permite que a tecnologia seja usada de forma segura para que sua empresa colha os benefícios e se afaste dos riscos atrelados aos equipamentos e ao uso da internet.

Em outras palavras, destaca-se o potencial do diagnóstico em garantir que a empresa alcance, de fato, os resultados que espera com a implementação de ferramentas e sistemas.

Para que fique ainda mais claro, confira abaixo os principais benefícios de se elaborar um bom diagnóstico de TI:

  • melhorar a Segurança da Informação;
  • aperfeiçoar os processos, tornando-os mais fluídos e aumentando o desempenho das equipes;
  • aperfeiçoar os indicadores que mapeiam esses processos;
  • contar com um funcionamento integrado e que garante mais alinhamento entre os setores da empresa e os objetivos de negócio definidos;
  • reduzir custos ao contar com processos mais eficientes e reduzir o downtime;
  • melhorar o nível de maturidade de gestão de TI da empresa.

Como uma empresa especializada pode ajudar no processo

O caminho ideal para realizar um diagnóstico de tecnologia é contar com o apoio de uma empresa especializada em TI, seja qual for a complexidade das soluções tecnológicas utilizadas na sua organização.

A Prolinx disponibiliza analistas para uma avaliação gratuita do ambiente de TI da sua empresa, seja para investimento em melhoria interna ou para projetos em nuvem.

No processo, usamos toda nossa expertise para compreender as suas demandas e fazer um diagnóstico adequado aos interesses da organização, além de realizar a análise de vulnerabilidades e dar consultoria em TI.

Vale ter em mente que, sem a devida proteção, o simples fato de seus equipamentos estarem conectados à internet e permitindo a realização de trocas na rede pode apresentar riscos que levam a transtornos diversos.

É justamente em função das diferentes realidades que uma empresa especializada deve oferecer diferentes tipos de diagnóstico. Desde o nível básico, visando a melhoria interna, passando por uma avaliação de TCO customizada, até chegar a um nível mais avançado de gestão de TI, indicado para quem busca reformular ou otimizar seus processos.

Em todos os casos, o diagnóstico de tecnologia aponta falhas, possibilidades e soluções que, uma vez corrigidas ou implementadas, contribuem para um uso mais inteligente dos recursos e para o desenvolvimento dos negócios da organização, criando condições para a conquista de resultados cada vez mais sólidos e positivos.

Se você se interessou, aproveite para conhecer mais sobre o serviço de diagnóstico e consultoria em TI da Prolinx!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter
Prolinx

Moderna e atenta às tendências do mercado mundial de Tecnologia, Segurança, Inovação e Nuvem.