Outsourcing de TI: por que vale a pena terceirizar serviços especializados de TI?

A terceirização de serviços de TI recebe o nome de outsourcing; uma prática que pode ser aplicada à serviços e à infraestrutura, podendo ser adotada de forma parcial ou completa, de acordo com a necessidade de cada negócio. Saiba mais!
Tempo de leitura: 6 minutos

Sumário

Dificilmente, uma empresa não conta com algum tipo de recurso tecnológico que, eventualmente, demanda a atenção de um especialista. Na verdade, o uso de soluções tecnológicas é tão comum e crescente que setores inteiros de TI nem sempre dão conta de cuidar de tudo.

Por isso, o outsourcing de TI aparece como solução, especialmente para garantir a disponibilidade constante dos recursos tecnológicos em uso e garantir a segurança da informação das organizações.

Confiar parte ou todo o setor de TI da sua empresa a terceiros traz benefícios, sobretudo quando a escolha da parceria é bem feita. Assim, dedicamos este post a ajudar você a entender como encontrar parceiro certo de terceirização de serviços de TI para o seu negócio. Vamos lá?

Outsourcing de TI: o que é

Outsourcing de TI é o que acontece quando uma empresa que contrata um parceiro ou um fornecedor utiliza recursos externos para a sua própria TI

A terceirização de serviços de TI pode ser feita de acordo com os interesses e necessidades da sua empresa. Ou seja, não é preciso terceirizar 100% das operações e processos, podendo escolher aquilo que fica sob responsabilidade dos técnicos da casa e o que é passado para os especialistas terceirizados.

Porém, o fornecedor de TI pode, sim, ser contratado para gerenciar todo o setor de tecnologia da informação, sistemas ou infraestrutura. E, para tanto, assume a responsabilidade de encontrar profissionais e os recursos necessários para as rotinas de TI do seu negócio.

Outsourcing de TI: quais serviços você pode terceirizar

São vários os serviços que podem ser realizados por meio do outsourcing de TI e, na lista abaixo, elencamos os mais comuns:

  • Hospedagem de sites;
  • Instalação e suporte de hardware, software e rede;
  • Suporte ou gestão de aplicações;
  • Help desk ou suporte técnico;
  • Gerenciamento e desenvolvimento de banco de dados;
  • Resposta a Incidentes;
  • Recuperação de desastres;
  • Gestão de data center;
  • Serviços na nuvem;
  • Proteção contra ameaças.

Outsourcing de TI: tipos de terceirização de TI

Além de serem várias as possibilidades de outsourcing de TI, existem também diferentes tipos de oferta do serviço. Veja:

Terceirização doméstica

A terceirização doméstica é aquela que envolve a contratação de uma empresa parceira que atue no mesmo país e que pode atuar de forma remota ou alocada nas dependências da organização contratante.

Offshore Outsourcing

Já no caso do offshore, a terceirização de serviços de TI é feita por profissionais de empresas localizadas em países estrangeiros, em razão do custo mais baixo. É o caso da Índia, por exemplo.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é um tipo de outsourcing de provedor de serviços que podem ser oferecidos por meio da internet, como Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como serviço Serviço (SaaS).

Serviços gerenciados

Por fim, a terceirização de serviços gerenciados diz respeito à contratação de recursos de terceiros para soluções como gerenciamento de rede, VPNs, firewalls e outras.

Outsourcing de TI: sinais que sua empresa deve terceirizar serviços de TI

Com base no que vimos até aqui, é fácil entender que o outsourcing de TI pode acontecer de diferentes formas, mas quando faz sentido a uma empresa buscar esse tipo de parceria? Existem alguns sinais que você pode analisar:

Gastos elevados com TI

O principal motivo para a buscar serviços de terceirização de TI é a redução de custos. Além de reduzir o investimento com equipamentos e serviços, o outsourcing pode reduzir custos com pessoal.

Entenda que um departamento de TI interno robusto e eficiente tem um impacto significativo na folha de pagamentos e no planejamento orçamentário de uma organização.

Isso porque especialistas em tecnologia, aptos a garantir a disponibilidade de recursos e manter a empresa segura, têm habilidades específicas que justificam o pagamento de uma remuneração mais alta.

Assim, buscar uma empresa parceira para contar com seu pessoal é uma forma de ter a expertise aplicada a um custo reduzido.

Sistema desatualizado

A defasagem tecnológica é um problema que empresas enfrentam por diferentes motivos, entre eles, a falta de recursos financeiros e de pessoal para contar com sistemas e aplicações atualizados e inovadores.

O outsourcing de serviços permite que acesse as tecnologias mais recentes do mercado sem precisar pagar especificamente por cada solução. Algo que evita problemas como a queda no desempenho decorrente de um sistema desatualizado.

Vulnerabilidade cibernética

Os ataques cibernéticos no Brasil tiveram crescimento de 94% em 2022, sendo que o país já figurava entre os principais alvos de ameaças graves como o ransomware. Os dados indicam algo que especialistas sempre alertam: toda empresa está sujeita a se tornar vítima de hackers, em especial, aquelas que não conseguem identificar e corrigir vulnerabilidades que as tornam vítimas fáceis.

Com ameaças cada vez mais robustas, as organizações precisam de uma TI preparada para responder e até se antecipar às novidades do cibercrime e manter a segurança. Para isso, o outsourcing de TI costuma ser a melhor solução.

Empresas terceirizadas contam com especialistas focados na detecção e correção de vulnerabilidades, além de terem ferramentas e processos específicos para isso. Assim, têm mais capacidade para garantir a segurança cibernética do que a TI interna de uma organização.

A TI está afetando os negócios

Como as empresas dependem cada vez mais da tecnologia, a TI é um setor altamente estratégico. Porém, a sobrecarga e a falta de recursos pode fazer com que a TI viva de “apagar incêndios” e não consiga contribuir para bons resultados, pelo contrário.

Isso porque o foco em cuidar constantemente do sistema, corrigir falhas e evitar novos problemas impede que o setor cumpra suas metas relativas aos negócios. Nesse cenário, o outsourcing de TI é uma solução para desafogar a equipe interna e permitir uma atuação mais estratégica.

Outsourcing de TI: vantagens

A contratação do outsourcing de TI favorece a melhoria da gestão de toda a TI da empresa, independentemente do segmento ou porte. Abaixo, apresentamos as principais vantagens do serviço:

  • Redução de gastos: a empresa que opta por contar com o serviço reduz várias despesas associadas à sua TI porque manter o setor operando internamente demanda investimentos frequentes em infraestrutura, equipamentos e manutenção. Além de treinamentos e outros gastos com mão de obra;
  • Aumento da produtividade: ao repassar rotinas de TI ao parceiro de outsourcing, a empresa permite que seus funcionários do setor estejam livres para trabalhar de forma mais estratégica. Além disso, o trabalho da equipe terceirizada contribui para o pleno funcionamento dos sistemas e aplicações da empresa. E isso resulta em menor incidência de interrupções ou problemas que prejudiquem as atividades dos colaboradores; 
  • Qualidade e segurança: o parceiro de outsourcing de TI conta com profissionais especializados e altamente qualificados em seu time. Isso garante que todas as rotinas de TI a eles delegadas sejam sempre realizadas com qualidade e segurança.

Outsourcing de TI: como escolher

Agora que você já sabe o que é outsourcing de TI e quais as vantagens dessa modalidade de serviço, chegou a hora de descobrir o que considerar no momento de encontrar o melhor fornecedor. Veja:

  • Reputação: uma boa forma de verificar a qualidade de uma empresa é se informar sobre sua reputação. Visite sites de reclamação para checar possíveis problemas relatados por clientes e a postura da empresa.
  • Experiência e cases de sucesso: se informe sobre o tempo de experiência do fornecedor e busque seus cases de sucesso (informações sobre outras empresas que contrataram o serviço e obtiveram bons resultados).
  • Flexibilidade das soluções: uma empresa que deseja se tornar parceira do seu negócio precisa oferecer soluções flexíveis para conseguir acompanhar a evolução da sua organização. Se sua demanda de TI aumentar ou se modificar, o serviço de outsourcing precisa ser capaz de se adequar.
  • Estrutura e equipe: é interessante fazer uma visita ao fornecedor e conhecer sua estrutura de TI e avaliar também a capacidade de sua equipe. Afinal, a qualidade do serviço a ser prestado para a sua empresa depende desses fatores.
  • Rapidez no atendimento: desde o seu primeiro contato com a empresa de terceirização de serviços de TI, a agilidade no atendimento, disponibilidade e capacidade de sanar dúvidas indicam como será o seu relacionamento. O que, por consequência, influencia no sucesso da parceria.

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