Qual é o nível de maturidade da gestão de TI de sua empresa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sumário

Empresas que cuidam da TI há mais tempo, apostando em soluções profissionais, têm um nível de maturidade de gestão mais alto.

É inegável que o uso da tecnologia se torna mais relevante a cada dia no contexto empresarial. Contando com uma equipe interna ou com o outsourcing de TI, boas práticas de segurança e uso das aplicações devem ser seguidas.

A decisão quanto a isso deve ser consciente e envolver um planejamento. Para tanto, o ponto de partida é entender o nível de maturidade da gestão de TI da organização e identificar caminhos para melhorias. Saiba mais!

Os níveis de maturidade de gestão

Podemos destacar cinco níveis de maturidade de gestão que vão de um bastante ineficiente ao mais capaz de contribuir para o sucesso de uma organização. Veja:

Nível 0: Caótico

Este é um nível inicial. Diz respeito a uma TI que tem foco em suas próprias atividades e que só gera resultados esporadicamente.

Há uma referência ao “caos” porque, nessa situação, a TI da empresa não tem processos bem definidos, não consegue prever demandas e está sempre apagando incêndios para atender ao básico.

Assim, a atuação da TI gira praticamente em torno de si mesma, sem conseguir atender bem outros setores da organização. Falamos, portanto, de uma TI pouco desenvolvida e nada estratégica.

Nível 1: Reativo

O nível reativo indica uma maturidade de gestão de TI mais elevada, mas ainda muito básica.

Nessa situação, a TI é mais organizada e consegue resolver problemas com mais facilidade, mas não antecipa demandas.

O que isso quer dizer? Que a TI é madura o suficiente para não “passar aperto” dia após dia tentando resolver problemas porque tem alguns padrões e uma base de dados unificada.

Apesar disso, só consegue reagir a uma situação e responder a um problema quando ele ocorre. Assim, não consegue fazer trabalhos preventivos.

Nível 2: Proativo

Se pudéssemos indicar o nível básico de maturidade de TI para uma empresa, seria este. Ter um setor proativo é o suficiente para muitas empresas, mas é possível ir além.

Falamos de uma TI que tem controle total de seus sistemas e equipamentos, sendo capaz de prever possíveis falhas e planejar ações de reparação, segurança e outras.

Com isso, a TI se torna mais estratégica porque eleva a disponibilidade dos sistemas, inclusive pensando nos objetivos da empresa.

É por essa razão que, nesse nível de maturidade, o setor também realiza a gestão de performance das aplicações e sistemas em uso, por exemplo.

Nível 3: Serviços

Por sua vez, este é o nível de maturidade de gestão de TI ideal para empresas que têm maior dependência de sistemas de informática.

Em geral, muitas empresas que fazem uma boa gestão de TI se encontram nesse nível, contando com o uso de indicadores de TI para mensurar os resultados do setor e seu impacto nos negócios.

Cabe destacar algumas das principais características:

  • a TI monitora e divulga a eficácia dos serviços que realiza;
  • para manter um padrão de qualidade, adota regras de processos a cada novo serviço realizado ou implementado;
  • tem foco na melhoria contínua dos serviços;
  • aposta em sistemas integrados, inclusive para facilitar o alinhamento dos serviços de TI com as necessidades e objetivos da empresa.

Nível 4: Valor

Este é o nível mais avançado de maturidade de gestão e ocorre quando a TI tem plenas condições de atuar a serviço das estratégias de negócio da empresa.

Dito de outra forma, é nesse nível que a TI mais contribui para gerar resultados. Isso demanda, entre outras coisas, que o setor avalie a qualidade do seu serviço com base em seu nível de contribuição para o sucesso da empresa.

Subindo de nível de maturidade de gestão

Uma análise mais profunda e específica sobre o nível de maturidade de gestão de TI da sua empresa pode ser feita com a ajuda de especialistas.

Em todo caso, se você entende ou suspeita que há melhorias a serem feitas, precisa começar com um diagnóstico de TI e seguir para um planejamento adequado.

Para tanto, o mais interessante pode ser contar com o outsourcing de TI ou, seja com a terceirização das responsabilidades do setor.

Gestão Permanente de Serviços

A Prolinx é especialista na área e pode auxiliar sua empresa nesse diagnóstico e na melhoria dos níveis de maturidade de gestão.

Para isso, contamos com a GPS ou Gestão Permanente de Serviços. Nessa proposta, buscamos que os serviços de TI e segurança de dados estejam devidamente alinhados aos objetivos da sua empresa.

Isso envolve análises, orientações e um acompanhamento bastante próximo para que sua empresa conte com nossa expertise para tornar sua TI mais estratégica a cada dia.

Precisa de ajuda para definir ou melhorar o nível de maturidade de gestão de TI? Entre em contato com a Prolinx!

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