Os indicadores de TI, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), são índices de desempenho utilizados para avaliar os processos gerenciais de empresas, equipes e pessoas.
Nesse sentido, o uso dos indicadores de TI é uma estratégia para acompanhamento, otimização de recursos e detecção de problemas. Isso é alcançado levando em consideração as métricas, que são dados brutos resultantes dos processos.
Você já conhece os tipos de indicadores de TI? Sabe quais deles se encaixam no seu modelo de negócio? Vamos juntos conhecer alguns dos mais importantes!
A utilização dos KPIs visa o cumprimento das metas da empresa. Sempre baseadas em soluções identificadas a partir da interpretação das métricas sob o olhar dos índices determinados. Essa estratégia é mais uma ferramenta de gestão de TI.
Mais do que entender a importância do uso dos indicadores de TI, é preciso saber quais deles fazem mais sentido para cada negócio. Tudo isso, com intuito de garantir que todo o potencial da estratégia utilizada seja aproveitado.
Cada indicador de TI é responsável por uma categoria de informação. Os KPIs são escolhidos de acordo com os objetivos corporativos e as estratégias traçadas pela empresa.
Sendo assim, cada instituição ou setor identifica suas necessidades e fixa os indicadores. Eles podem apontar possibilidades de melhoria ou até mesmo erros e inconsistências que não estavam aparentes antes da aplicação deles no sistema.
Apresentamos aqui alguns dos tipos de Indicadores da Tecnologia da Informação mais utilizados. Dentro desta lista você pode conhecer e identificar quais deles se encaixam no seu modelo de negócio. Confira:
A sigla SLA ― Service Level Agreement, em inglês ― quer dizer acordo de serviço, ou tempo acordado para atendimento de demanda. Os padrões de atendimento são acordados de acordo com os objetivos da empresa.
Este importante indicador de TI permite identificar problemas de desempenho e interrupções. De um modo geral, quanto menor o tempo de resposta, maior satisfação é gerada.
Em contrapartida, cada caso tem sua particularidade. Deve sempre ser levada em consideração a complexidade da tarefa. E ainda qual tamanho da equipe direcionada aquela solução e a relação entre custos e rapidez de resposta.
Ouvir os usuários que atuam diretamente nos processos e estão em contato com os procedimentos criados é contar com um indicador importante.
São eles que colocam em prática a teoria e que, por isso, podem dividir os resultados das suas experiências. Esses resultados, positivos ou negativos, são as métricas que darão base para identificação das mudanças a serem feitas.
Para coletar tais resultados, a ferramenta de pesquisa de satisfação é valiosa. Através dos dados coletados com ela, é possível identificar problemas e repará-los. Priorizando utilizar estas métricas obtidas para apresentar melhores práticas na sequência.
Também chamado de ROI, esse é um indicador bastante utilizado no mercado corporativo de um modo geral.
É uma ferramenta que mensura a eficácia de investimentos feitos, principalmente aqueles menos conhecidos. Esse KPI traz resultados precisos e reais quanto ao que se trata, dando segurança para implantação de novas estratégias.
A infraestrutura de TI de uma empresa deve ser mantida ativa além do seu horário de funcionamento comercial. O tempo que ela fica disponível ou indisponível impacta diretamente nos resultados totais da corporação.
Esse é um dos indicadores primordiais para conhecer a performance da TI.
Basicamente, trata-se do tempo em que os sistemas, sites, internet e redes ficam disponíveis sem inconsistências. Uma das metas deve ser manter esse tempo de disponibilidade alto, junto do tempo baixo de duração do reparo.
A Prolinx é especialista nesse assunto. Somos responsáveis pelo aumento da disponibilidade de TI de muitos clientes. Seja através da melhora da estrutura interna, ou do uso da nuvem de dados.
Como vimos, cada empresa precisa analisar quais realmente fazem sentido para seu cenário e objetivos.