7 passos para migrar para a nuvem com segurança

Tempo de leitura: 3 minutos

Sumário

Mais praticidade e flexibilidade, redução de custos e garantia de mais segurança. Você já conhece essas e outras vantagens das soluções em nuvem, do básico ao avançado, e quer que sua empresa desfrute delas, mas tem dúvida de como fazer essa migração? Então chegou ao post certo!

Ao longo da leitura, você vai acompanhar 7 passos e medidas a serem seguidos para evitar falhas no processo e escolhas equivocadas para garantir que sua empresa tenha sucesso na adoção de um sistema em nuvem. Acompanhe!

1. Faça um bom planejamento

Antes de migrar qualquer software ou aplicação para a nuvem é importante definir seus objetivos com a mudança e realizar um planejamento que sirva como guia para o processo.

A migração de toda a infraestrutura de TI da sua empresa para a nuvem pode gerar uma significativa redução de gastos, mas nem sempre é necessário ou viável levar todas as aplicações ao mesmo tempo para esses servidores externos.

Conhecendo os seus objetivos fica mais fácil identificar o que tem prioridade ou, até mesmo, garantir que essa migração seja mais estratégica e adequada às necessidades e possibilidade da sua empresa. Há, por exemplo, quem opte por migrar primeiro aquelas aplicações que demandam mais capacidade da infraestrutura de TI. Outras pessoas preferem fazer o backup na nuvem.

É preciso planejamento para acertar na hora de definir os melhores rumos para sua empresa.

2. Avalie os modelos de serviço existentes

Há diferentes modelos de serviço para a computação em nuvem (SaaS, PaaS e IaaS) e, para obter os melhores resultados, é preciso identificar qual deles é o mais adequado. Da mesma forma, é importante definir se sua empresa deve buscar uma nuvem pública, privada ou uma solução híbrida.

3. Pesquise os provedores

Também existem diferentes provedores que oferecem desde soluções em nuvem mais simples até aqueles que contam com serviços mais completos de implementação e suporte. Para fazer essa escolhas, é preciso avaliar as necessidades da empresa, a capacidade do próprio setor de TI, o serviço oferecido por cada provedor e, claro, a melhor relação custo x benefício.

4. Considere a compatibilidade das aplicações e da nuvem

Para garantir o bom desempenho de aplicações e softwares, é preciso verificar sua compatibilidade e funcionamento na nuvem. Há casos em que ajustes ou reformulações são necessários para garantir que essas aplicações continuem funcionando com a mesma eficiência de antes da migração.

5. Realize testes de segurança e desempenho

Testes são fundamentais para encontrar e corrigir possíveis falhas, antes que elas se tornem um problema para a empresa. É possível desenvolver testes para colocar o sistema da nuvem à prova, bem como para assegurar a compatibilidade e eficiência das aplicações, como mencionado anteriormente.

Além disso, também é possível testar a segurança da nuvem, garantindo que o nível de proteção da solução escolhida seja adequado às necessidades da sua empresa.

6. Tenha um backup ou plano de recuperação

Qualquer mudança, ainda que bem planejada e baseada na realização de testes, pode apresentar falhas e problemas. Assim sendo, é importante se prevenir e ter um backup ou algum outro plano de restauração e recuperação de dados, caso algo fuja ao esperado.

Dessa forma, é possível fazer com que a fase de testes e implementação da solução em nuvem ocorra sem transtornos que possam afetar a rotina ou, até mesmo, colocar em risco os dados sua da empresa.

7. Aposte no apoio de profissionais especializados

Caso sua empresa não tenha, internamente, alguém qualificado para acompanhar a migração e orientar cada um dos passos e medidas mencionados neste post, vale buscar o apoio de profissionais especializados.

Por vezes, a empresa escolhida por você para a contratação do serviço de nuvem também pode oferecer suporte para a realização segura da migração, como é o caso da Prolinx.

Assim, é possível assegurar que a migração seja bem sucedida, correspondendo devidamente às necessidades da empresa, permitindo a conquista de todos os benefícios da nuvem.

Está na hora de migrar a infraestrutura da sua empresa para a nuvem? Entre em contato conosco, nossa equipe de profissionais está preparada para garantir a você uma mudança segura e bem sucedida!

Gostou do post? Aproveite e conheça os principais tipos de licenciamento Microsoft disponíveis para a sua empresa!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter