A transformação digital nas empresas é o movimento que substitui processos e serviços analógicos ou manuais por outros feitos digitalmente. É parte natural da evolução e há incontáveis benefícios atrelados a isso, mas ameaças também.
Por um lado, essa transformação agrega valor e consegue atender melhor às demandas atuais do mercado e dos clientes. Por outro, gera desafios em relação à gestão de TI e, especialmente, à Segurança da Informação.
Neste post, te contamos como tornar o processo mais seguro e eficiente. Acompanhe!
Transformação Digital nas Empresas: 5 principais áreas
A transformação digital ― acelerada durante a pandemia, sem deixar um caminho de volta ― pode ser considerada inevitável, mas seguramente não é linear.
Cada empresa conduz esse processo de uma forma. Entretanto, é possível apontar áreas essenciais para consolidar a mudança em uma organização. Veja:
Transformação Digital nas Empresas: Processos
O básico passa por transformar os processos e serviços para o digital. Isso envolve repensar a forma como operações de rotina são feitas e até como ou o que a empresa entrega para o mercado e para o seu público consumidor.
Transformação Digital nas Empresas: Experiência do cliente
E, por falar em público consumidor, a experiência do cliente precisa ser entendida como um mecanismo valioso de feedback, que pode ajudar a empresa a direcionar o processo de transformação digital. Em outras palavras, é necessário considerar o que os clientes pensam sobre os serviços, produtos e processos da empresa para melhorá-los a partir daí.
O mesmo vale para a experiência de parceiros comerciais e dos funcionários, ou seja, de múltiplos stakeholders que se relacionam com a empresa.
Transformação Digital nas Empresas: Infraestrutura de TI
Outra área fundamental para a transformação digital nas empresas é a adequação da infraestrutura de TI com a adoção de soluções baseadas em nuvem para rodar os softwares usados pela organização.
A implementação dessas soluções demanda que a criação e a integração de novas aplicações sejam bem-feitas, especialmente porque é preciso que sua empresa seja capaz de armazenar e recuperar dados sensíveis gerados a partir dessas soluções.
Transformação Digital nas Empresas: Gerenciamento e análise de informações
A transformação digital nas empresas começa por mudanças simples, mas precisa mirar uma realidade data-driven, ou seja, um cenário em que o dia a dia e as decisões da organização sejam ancoradas em dados.
Para tanto, não basta coletar dados. É preciso saber como coletar, com quais propósitos e como analisar essas informações tendo em mente o que se pretende fazer com base nelas.
Transformação Digital nas Empresas: Segurança da Informação
Todas as áreas que apresentamos até aqui levam a vantagens para as empresas, deixando processos mais ágeis e as decisões mais inteligentes e certeiras para melhor atender o mercado.
Entretanto, o uso de ferramentas digitais conectadas à internet (o que é basicamente inevitável hoje) tem riscos porque expõe as organizações à atuação de cibercriminosos.
Por essa razão, parte do processo de transformação digital nas empresas precisa focar em segurança da informação, ou seja, em soluções que sejam capazes de barrar as ameaças e oportunizar uma pronta recuperação caso algo aconteça.
Transformação Digital nas Empresas: Melhores práticas
Para a implementação, existem melhores práticas que devem ser seguidas para que a mudança seja bem sucedida em sua empresa. Veja:
Transformação Digital nas Empresas: Invista em infraestrutura a prova de futuro
Como dissemos, a transformação digital nas empresas é um caminho sem volta, sendo preciso abraçá-la para, no mínimo, manter sua organização operante e competitiva. Para tanto, é preciso contar com uma infraestrutura pensada para o longo prazo.
A ideia é começar com as tecnologias que a empresa já dispõe e, depois de otimizar seu uso, expandir essa infraestrutura digital de forma planejada e ordenada. Algumas opções são:
- Migrar para servidores em nuvem;
- Adotar o Software as a Service (Saas) para substituir aplicativos legados;
- Transformar aplicativos monolíticos em microsserviços;
- Contar com cientistas de dados ou desenvolvedores que tenham habilidades adequadas ao novo momento digital em sua equipe.
Transformação Digital nas Empresas: Não subestime o fator humano
É fundamental considerar a importância das pessoas no processo de transformação digital nas empresas. Embora estejamos usando cada vez mais tecnologias inteligentes, profissionais capazes de garantir que todo o processo seja feito da melhor forma possível são imprescindíveis.
Isso significa contar com especialistas e também ouvir as pessoas que fazem parte da rotina da empresa. Suas opiniões sobre os processos e operações deve ser considerada para que as ferramentas digitais escolhidas se adequem bem ao seu dia a dia.
Transformação Digital nas Empresas: Use metodologias ágeis
Uma característica inerente dos tempos digitais é a velocidade com que as estratégias mudam e as tecnologias evoluem. Por essa razão, para acompanhar os movimentos, é preciso adotar metodologias ágeis na empresa.
Isso vai fazer com que sua organização consiga manter sua estratégia digital sempre atualizada, competindo diretamente com os concorrentes, atendendo as demandas dos clientes e superando desafios técnicos.
Transformação Digital nas Empresas: Coloque os dados para trabalhar
Por último, mas não menos importante: não há transformação digital nas empresas sem o uso de dados qualificados. Assim, assegure o uso de sistemas que, respeitando a LGPD, colete dados dos usuários e dos processos da própria organização.
Além disso, garanta o uso de ferramentas de automação que processem essas informações de modo a gerar insights de negócios para a sua empresa.
Cases de sucesso
Confira a seguir dois cases de sucesso de transformação digital nas empresas e inspire-se para a mudança:
Microsoft
Empresas de tecnologia também passam por processos constantes de transformação digital. A Microsoft desenvolveu uma nova estratégia para enfrentar grandes players como a Apple, Amazon e Google.
Para tanto, criou o Microsoft Azure que logo se tornou o segundo maior provedor de nuvem do mundo, fortalecendo a posição da empresa no mercado e elevando o valor das ações de US$ 38 em 2014 para mais de US$ 136, e a capitalização de mercado superior a US$ 1 trilhão.
Target
Por sua vez, a Target ― uma das dez maiores varejistas dos EUA ― adotou a possibilidade de pedidos online e uma estratégia de marketing digital para alavancar as vendas. Ainda, as lojas físicas passaram por alterações de design para melhorar a experiência dos clientes.
Deu certo. A transformação digital iniciada em 2006 fez o preço das ações aumentar de US$ 53 para US$ 88, com receitas crescendo em US$ 6 bilhões.
O futuro da Transformação Digital
O futuro da transformação digital nas empresas é altamente orientado por dados, contando com soluções baseadas em inteligência artificial e machine learning. Tudo isso com segurança.
A questão é que, antes de chegar a esse ponto ou justamente para ter condições de chegar a essa realidade, sua empresa precisa entender qual a sua situação atual e, então, planejar como evoluir. Um processo que começa com um bom diagnóstico de TI.
Para tanto, é possível contar com a parceria especializada da Prolinx e nossa expertise para promover soluções sob medida para a sua organização. Saiba mais sobre nosso serviço de Diagnóstico e Consultoria em TI!