A transformação digital no RH

Diversos setores das organizações têm sido direcionados para uma adoção estratégica de tecnologias que favorecem suas rotinas e promovem outros benefícios, como acontece em decorrência da transformação digital no RH.
Tempo de leitura: 6 minutos

Sumário

Por muito tempo, a transformação digital foi um tema abstrato que, embora frequentemente comentado, não se aproximava tanto da realidade de muitas empresas. Isso mudou, sobretudo de 2020 para cá.

Diversos setores das organizações têm sido direcionados para uma adoção estratégica de tecnologias que favorecem suas rotinas e promovem outros benefícios, como acontece em decorrência da transformação digital no RH.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é transformação digital

A transformação digital é uma mudança que se baseia na adoção de tecnologias para substituir processos manuais e otimizar a rotina nas empresas, bem como na mudança de mentalidade atrelada a isso.

O movimento pode envolver todos os setores de uma organização, inclusive o de Recursos Humanos, para caminhar rumo ao RH 4.0 ou RH estratégico. E, embora já exista há alguns anos, foi impulsionado em 2020 em decorrência da Covid-19 e seus impactos no universo do trabalho.

Impactos da transformação digital no RH

A transformação digital chega no RH para reduzir burocracias e melhorar o desempenho do setor na gestão de pessoas.

Automação de atividades operacionais

A tecnologia existe em forma de softwares e aplicações especialmente desenvolvidas para atender as demandas do RH, podendo automatizar tarefas como a seleção de currículos e o fechamento da folha de pagamentos.

O objetivo é que o setor ganhe tempo com esses processos, ao passo que conta com a inteligência artificial para evitar erros que possam comprometer os resultados.

Monitoramento de métricas e resultados

E por falar em resultados, a transformação digital no RH potencializa o uso de métricas e indicadores na rotina do setor, contribuindo para uma atuação mais estratégica.

Esse tipo de dado é usado para ter um panorama da gestão de pessoas da empresa e mensurar o sucesso das ações adotadas pelo RH, permitindo que novas decisões tenham maior chance de sucesso.

Gestão da informação

A gestão da informação tem relação com a quantidade de informações geradas e compartilhadas pelo RH. A digitalização favorece a organização de documentos e outros dados que fazem parte da rotina do setor.

Além disso, facilita o uso dessas informações para tarefas básicas do dia a dia e para embasar medidas e tomada de decisões que tenham por objetivo otimizar os processos e a gestão de pessoas.

Implementação de ferramentas inovadoras

Ainda, como mencionamos, a transformação digital no RH não se resume à adoção de tecnologias genéricas, mas de sistemas desenvolvidos para as demandas do setor.

Algo que existe tanto por iniciativa de empresas privadas que criam softwares para este fim, quanto do próprio governo, com a criação de soluções como o eSocial e a Carteira de Trabalho Digital.

Como implementar a transformação digital no RH

A transformação digital é um processo gradual que pode acontecer de diferentes formas. Assim, não há um passo a passo, propriamente, mas algumas orientações que precisam ser consideradas pelo RH e pela organização:

Redefina a missão do RH

O avanço da tecnologia tem criado novas possibilidades para o RH, direcionando o setor para uma atuação mais estratégica. Isso tem relação com o entendimento de que as pessoas são o ativo mais valioso das empresas e, portanto, precisam ser bem cuidadas para alcançar seu máximo desempenho.

A nova missão do RH deve considerar tudo isso, minimizando o peso da realização de tarefas meramente burocráticas na rotina do setor, contando com as soluções digitais para tanto.

Atualize a tecnologia utilizada

Para que isso seja verdadeiramente possível, o RH precisa contar com tecnologias atuais e que permitam a integração entre softwares e aplicações. Como exemplos, podemos mencionar a nuvem corporativa e soluções de controle de ponto via app que podem ser integradas à folha de ponto.

Forme uma equipe digital

Ainda, é fundamental que as pessoas que compõem o setor estejam preparadas para essa virada. Para tanto, a empresa pode optar por treinar os profissionais que já fazem parte dos seus quadros, bem como contratar novos colaboradores para conduzir a transformação digital no RH.

Adote a inovação como estratégia central

Essa virada de que falamos é baseada em tecnologias inovadoras, criadas para otimizar as rotinas do RH e dar novas possibilidades de atuação para o setor, tornando-o mais decisivo para o sucesso dos negócios.

Para que o RH consiga, de fato, aproveitar essa oportunidade, é fundamental que a inovação seja entendida como uma das bases da atuação do setor. Algo que direciona para a busca constante de melhorias, especialmente na gestão de pessoas.

Utilize o benchmarking

Implementar a transformação digital não é uma tarefa tão simples, visto que há muitos caminhos possíveis. Por isso, o benchmarking é recomendado; ou seja, é interessante analisar o que a concorrência está fazendo e como.

A ideia não é copiar, mas entender o que está dando certo para outras organizações e se orientar a partir daí para definir uma estratégia que seja adequada para a própria organização e seu RH.

Crie uma experiência positiva para os colaboradores

O foco do RH no contexto da transformação digital é uma gestão de pessoas que se aprimora constantemente para gerar resultados. Entre outras coisas, isso significa usar a tecnologia para entender como criar um ambiente agradável para os colaboradores.

O bem-estar dos profissionais favorece seu engajamento, relacionamentos profissionais para, de modo geral, criar uma experiência positiva. A tecnologia ajuda, ao reduzir a burocracia para o RH e para os colaboradores, bem como ao gerar métricas que direcionam as ações do setor.

Aprimore a gestão do clima organizacional

Pegando um gancho na criação de uma experiência positiva, as métricas e indicadores permitem entender qual direção o RH deve seguir para criar um clima organizacional positivo.

A consequência disso passa pela melhora do desempenho, redução do turnover e outros objetivos que fazem parte da realidade dos RHs de qualquer organização.

Benefícios da transformação digital no RH

Com base em tudo que apresentamos já seria possível identificar alguns dos principais benefícios da transformação digital no RH, mas há mais a ser dito. Veja:

Facilidade para acompanhar métricas

O RH pode definir métricas mesmo sem usar tecnologias específicas para o seu setor. Entretanto, a automação e inteligência artificial facilitam todo o processo, contribuindo também para que o setor entenda quais métricas fazem mais sentido a cada momento.

Aumento do engajamento dos colaboradores

Como consequência, a tecnologia contribui para que o RH identifique quais estratégias têm mais chance de sucesso para atender ao que os colaboradores precisam e desejam, levando ao aumento do engajamento e a outras melhorias.

Transparência na concessão de benefícios

A transformação digital no RH também favorece a transparência na relação entre empregador e pessoas contratadas. Algo que se aplica à gestão de jornadas, à concessão de benefícios e a outros fatores que podem influenciar essa relação e, consequentemente, os níveis de satisfação e engajamento dos colaboradores.

Geração de relatórios com dados atualizados

Ainda, considerando que a ideia é uma gestão de pessoas que seja constantemente aprimorada, o setor precisa de dados atualizados para conferir a eficácia de suas medidas, identificar ajustes e definir novas ações.

A transformação digital no RH leva à adoção de diferentes ferramentas capazes de gerar relatórios automáticos para embasar a tomada de decisões estratégicas.

Conheça os pilares da transformação digital nas empresas

Novamente, embora não exista uma forma única de implementar a transformação digital no RH, existem pilares que contribuem para que esse processo aconteça da melhor forma possível. São eles:

  • Os processos que vão transformar rotinas manuais em digitais;
  • A experiência do cliente a ser usada como mecanismo para entender melhor o que a empresa precisa buscar nessa mudança;
  • A infraestrutura de TI necessária para realizar a adoção de soluções baseadas em nuvem e os softwares escolhidos pela organização;
  • O gerenciamento e análise de informações para implementar uma cultura data-driven para o RH e a empresa como um todo;
  • A segurança da informação para que o uso de novas soluções ocorra sem que a organização fique vulnerável a riscos cibernéticos.

Para entender melhor cada um desses pontos e direcionar a mudança em seu, RH, saiba mais sobre os pilares para a transformação digital nas empresas!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter