O cenário atual de segurança cibernética tem apresentado uma realidade com ameaças cada vez mais rápidas, inteligentes e evoluídas. Com isso, as soluções legadas de SIEM (Security Information and Event Management) não conseguem lidar com o alto volume, a variedade e a velocidade dos dados atuais, nem acompanhar a sofisticação dos ataques. Isso tem dado espaço para que soluções next-gen SIEM se destaquem, atendendo às demandas mais complexas desse contexto.
Diversas mudanças têm favorecido esse cenário como o aumento da adoção de arquiteturas híbridas, ambientes multicloud e dispositivos distribuídos. Isso exige ferramentas mais flexíveis, escaláveis e inteligentes, além de recursos avançados de aprendizado de máquina e análise comportamental, e de resposta automatizada.
Entenda mais neste artigo o conceito de next-gen SIEM e os fatores que têm feito com que os sistemas SIEM tradicionais estejam se tornando obsoletos frente às soluções SIEM de nova geração, analisando um comparativo entre ambos. Você também vai compreender os principais ganhos da solução e a importância de evoluir a abordagem de segurança das empresas com tecnologias mais alinhadas à realidade digital de hoje!
O que é next-gen SIEM
Um SIEM (Security Information and Event Management) é uma solução de segurança cibernética para empresas que centraliza a coleta, análise e resposta a eventos de segurança em uma rede de TI. Ele atua como uma espécie de “sistema nervoso”, monitorando e reagindo a atividades suspeitas e, a partir disso, identificando ameaças e ajudando nas respostas a incidentes.
Está disponível no mercado o next-gen SIEM ou SIEM de última geração, que utiliza análise comportamental e automação para detectar e responder rapidamente a padrões de atividade incomuns, como sistemas fora de conformidade, problemas de segurança e anomalias. Ele funciona como o coração de um centro de operações de segurança (SOC) moderno e possibilita que as equipes processem as enormes quantidades de dados em tempo real. Por isso, representa a evolução do SIEM tradicional, já que incorpora tecnologias avançadas como inteligência artificial, aprendizado de máquina (ML) e análise comportamental.
Principais recursos das soluções SIEM de última geração
Um next-gen SIEM oferece alguns recursos fundamentais para as empresas, por meio de uma solução que garante detecção e resposta a ameaças em tempo real, coleta e normalização abrangentes de dados, maior visibilidade e investigação de incidentes, entre outros. Veja outros recursos:
Detecção e resposta a ameaças em tempo real
O SIEM de última geração utiliza análise comportamental para detectar assinaturas, correlações e padrões de ataque familiares em tempo real. Ele agrega dados de fontes como IDS, antivírus e sistemas de autenticação para permitir a detecção rápida de ameaças e incidentes de segurança que ferramentas individuais não conseguem identificar sozinhas. Dessa forma, é possível responder às ameaças conforme elas ocorrem, reduzindo o tempo de resposta.
Coleta e normalização abrangentes de dados
Ele permite coletar dados relacionados a logs de eventos, fluxo de rede e dados Syslog de diversas fontes e analisá-los com ferramentas analíticas. O SIEM de última geração correlaciona os dados e envia alertas, caso identifique atividades fora de conformidade, violações de políticas ou ameaças potenciais. Além disso, utiliza bancos de dados NOSQL escaláveis, como Apache Spark, Hadoop e Elastic, permitindo processamento paralelo e acelerando a ingestão e a análise de dados. Graças ao seu armazenamento distribuído de baixo custo, a organização pode armazenar dados históricos de forma econômica.
Maior visibilidade e investigação de incidentes
Soluções SIEMs de última geração oferecem visibilidade contínua em tempo real para eventos de segurança. O recurso de visualização do caminho de ataque ajuda a empresa a pensar como um invasor, entendendo as rotas que ele pode seguir para explorar vulnerabilidades.
Opções de implantação flexíveis e escaláveis
Estão disponíveis à organização diversas opções de implantação para o next-gen SIEM, dependendo das necessidades do negócio e da configuração da infraestrutura existente. São elas:
- SIEM totalmente gerenciado (MSSP): um fornecedor terceirizado que entrega todos os serviços de segurança;
- SaaS SIEM: criado especificamente para a nuvem e oferece suporte a infraestruturas nativas da nuvem;
- SIEM cogerenciado: algumas tarefas de gerenciamento de risco são terceirizadas para um provedor de serviços de SIEM, enquanto a equipe de segurança de TI existente cuida do restante;
- Implantação híbrida: combina implantação local e na nuvem, onde parte da infraestrutura está no local e parte está na nuvem.
Relatórios de conformidade e segurança
Por fim, há o suporte para criação de relatórios de conformidade baseados em IA oferecido pelas soluções SIEM de última geração. Elas verificam automaticamente a conformidade regulatória com GDPR, SOX, HIPAA, PCI DSS, dentre outros; geram relatórios de auditoria; e gerenciam a governança e a privacidade de dados. Elas analisam dados históricos e atuais para ajudar a manter a conformidade com regras e regulamentos. Além disso, oferecem fluxos de trabalho de relatórios de conformidade personalizáveis.
Soluções SIEM tradicionais vs. soluções SIEM de última geração
As soluções trazidas pelo SIEM de última geração em relação ao SIEM tradicional se diferenciam, principalmente, devido à sua alta capacidade de armazenamento de dados, superando limites e atendendo às demandas mais modernas que as tradicionais não conseguem atender.
Suas arquiteturas nativas em nuvem oferecem escalabilidade e flexibilidade para atender às demandas de ambientes de TI modernos e dinâmicos. Além de aspectos fundamentais que acompanham a evolução da tecnologia e das ameaças cibernéticas, garantindo integração, automação e foco no usuário. Veja no quadro abaixo um comparativo entre as next-gen SIEM e as SIEM tradicionais, trazido pelo portal ManageEngine:
Implemente uma solução next-gen SIEM em sua empresa com a Prolinx!
Empresas que desejam implementar uma gestão de cibersegurança qualificada ou que já possuem gestão e querem aprimorá-la precisam contar com uma solução de next-gen SIEM. O avanço da tecnologia e as demandas cada vez mais robustas em relação à segurança cibernética fazem com que soluções como essa sejam cada vez mais necessárias. Nesse processo, acione uma consultoria especializada, que será capaz de oferecer todo o suporte especializado necessário.
A Prolinx, em parceria com grandes players do mercado, provê soluções que englobam recursos SIEM (Security Information and Event Management) e SOC (Security Operations Center), com o objetivo de otimizar a gestão de cibersegurança, com o máximo de eficiência e eficácia. Sua atuação se dá como uma central completa de gerenciamento de riscos, para monitorar, coletar, identificar, relacionar e analisar eventos em tempo real, em fontes distintas. Assim, a integração de ferramentas tecnológicas ao know how da assessoria garante uma segurança proativa. Conheça os serviços voltados à next-gen SIEM!