A segurança da informação é um dos pilares da TI e entra na lista dos benefícios apresentados pelas soluções de hiperconvergência. O que você sabe sobre esse assunto?
Um levantamento realizado pela Gartner ― empresa americana de consultoria mundialmente conhecida ― estima que até 2023, 70% das empresas terão algum tipo de tecnologia de infraestrutura de hiperconvergência.
Neste post, você vai conhecer melhor esse tipo de solução que, já há alguns anos, é apontada como uma das alternativas para a modernização das estruturas de data center. Acompanhe!
O que é hiperconvergência
Em inglês, o termo correspondente à infraestrutura hiperconvergente é hyperconverged infrastructure (HCI). Para entender do que se trata, primeiro você precisa saber ou relembrar o que é uma infraestrutura de convergência ou converged infrastructure (CI).
A essência é a mesma: a convergência de componentes visando facilitar ou otimizar sua gestão. Conhecer as diferenças é que vai ajudar a entender por que as HCIs são consideradas um avanço em relação às CIs, especialmente no que diz respeito à virtualização.
A infraestrutura convergente tem hardwares separados, ocupando estruturas físicas diferentes e ligados por um tecido de rede externo. Faz-se necessário configurar o data center parte por parte e a convergência é feita por um software de código aberto que possibilita a comunicação entre os sistemas e sua gestão.
Por sua vez, a infraestrutura hiperconvergente tem sua arquitetura definida por software e, em uma única estrutura física, reúne todos os componentes, como servidores, processadores, rede e storage.
Assim, toda a estrutura de hardware, ainda que composta por soluções de fabricantes diferentes, pode ser gerenciada por um mesmo software, pela mesma interface. Com isso, simplifica-se tanto a configuração quanto a gestão do data center.
Por essa razão, as HCIs são consideradas um avanço em relação às CIs. Uma solução HCI tem infraestrutura pré-definida, ou seja, que não pode ser moldada. Em contrapartida, traz benefícios que contribuem para a otimização da gestão de TI realizada pela empresa.
Os benefícios da hiperconvergência
A essa altura, você já sabe que as soluções de hiperconvergência representam um avanço, tendo em mente as soluções predecessoras de convergência. Isso, porém, não responde claramente à pergunta de por que investir em uma HCI. Por isso, vamos a alguns de seus benefícios:
- Redução de custos
A redução de custos está entre as vantagens mais buscadas por qualquer empresa que se depara com a possibilidade de adotar uma nova solução.
A adoção de um sistema de hiperconvergência não demanda a implementação de sistemas de rede específicos com custo alto. Diferente disso, depende apenas de servidores x86 padrão.
Em outras palavras, trata-se de uma solução que reduz o investimento que sua empresa precisa fazer com aquisição de bens;
- Mais agilidade
Em geral, a TI das empresas executa uma arquitetura de três camadas compostas por computação, armazenamento e rede. Entre as dificuldades apresentadas por essa combinação estão a sua complexidade e baixa capacidade para atender os novos aplicativos utilizados pelo mercado e suas demandas.
A infraestrutura hiperconvergente, além de fácil instalação, é ágil. Algo que favorece o funcionamento do banco de dados e a eficiência dos recursos de hardware utilizados pela empresa;
- Capacidade de escalonamento
Outra vantagem de um sistema de HCI é sua capacidade escalonamento. Antes de qualquer coisa, vale mencionar que a adoção dessa solução pode começar pequena e crescer conforme a demanda da empresa aumenta.
Ainda, esse crescimento tende a ser simples porque demanda somente novas unidades para os servidores x86 para a criação de novos nós na rede que faz a hiperconvergência entre os componentes;
- Simplicidade
Uma das premissas das soluções de hiperconvergência é reduzir a complexidade da infraestrutura física e da infraestrutura lógica. Algo que, além de reduzir a necessidade de espaço, também contribui para que eventuais falhas sejam mais facilmente identificadas.
Hiperconvergência e segurança da informação
Ainda considerando as vantagens que uma solução de hiperconvergência apresenta, queremos fazer um destaque à segurança.
A já mencionada arquitetura em três camadas e suas dificuldades representam um dos fatores que fizeram empresas procurarem soluções como as nuvens públicas. O ponto negativo dessa decisão reside no medo da falta de controle sobre suas próprias informações e sistemas e na falta de segurança.
A HCI garante, justamente, mais controle e mais facilidade na gestão da segurança.
Por que escolher Cisco Hyperflex
A Cisco é uma empresa global e apresentou o Cisco Hyperflex ao mercado ainda em 2016, tendo apresentado aperfeiçoamentos ou novidades em sua solução desde então.
O Cisco Hyperflex é a ser a solução #1 em desempenho e outros cinco bons motivos para ser a sua escolha de infraestrutura hiperconvergente:
- automação inteligente de ponta a ponta.
- gerenciamento unificado para qualquer volume de trabalho.
- dimensionamento de recursos independente.
- arquitetura de data center único.
- maior densidade da máquina virtual e menos latência com mais consistência.
A Prolinx é parceira Cisco e, por essa razão, pode ajudar a sua empresa na implementação do Cisco Hiperflex. Entre em contato conosco e saiba mais!