O investimento em Segurança da Informação é a prioridade de 53% das empresas em 2022, segundo dados do IT Snapshot, estudo conduzido pela global Logicalis.
Esse investimento engloba diferentes soluções, sendo o firewall uma das ferramentas complementares capazes de aumentar os níveis de proteção de sua empresa frente à crescente dos ataques hackers.
Entre soluções tradicionais e corporativas, é preciso entender qual o melhor firewall para empresas considerando o contexto cibernético e os serviços disponíveis atualmente. Acompanhe o post para saber mais!
Entenda a importância do firewall
Firewall significa “parede de fogo”; uma barreira que impede ou dificulta ao máximo a entrada de ameaças no ambiente privado da rede de sua empresa.
Atualmente, organizações de todos os portes produzem e trocam um volume crescente de dados virtualmente. Isso porque as rotinas corporativas estão cada vez mais baseadas em softwares e soluções afins.
Ainda que essa tecnologia tenha vantagens inegáveis, traz consigo alguns riscos. Falamos da ação de malwares, agentes maliciosos programados por cibercriminosos que podem prejudicar os rumos de um negócio.
Funcionando por meio de protocolos e scripts, um firewall cumpre o papel de fazer uma varredura nos dados que chegam e saem da rede de uma empresa. Ameaças eventualmente encontradas são barradas, ou seja, têm acesso negado à sua rede, mantendo seus dados seguros.
Conheça os diferentes tipos de Firewall
Para escolher o melhor firewall para empresas, você precisa conhecer os diferentes tipos existentes dessa solução. Confira abaixo:
Packet filtering ou Filtragem de pacotes
Esse firewall analisa pacotes de dados que entram ou saem pela rede, considerando critérios pré-definidos, para permitir ou bloquear seu acesso. É indicado a redes pequenas, uma vez que pode se tornar uma solução complexa demais em redes maiores.
Stateful inspection ou Inspeção de estados
Esse tipo de firewall analisa todo o fluxo de dados, comparando o que está acontecendo com aquilo que era esperado que acontecesse. Ou seja, compara o cenário real com o ideal considerando padrões aceitáveis e bloqueando aquilo que não está em conformidade com as regras de segurança.
UTM – Unified Threat Manager ou Gerenciador de ameaças unificado
O UTM é uma solução que permite que diferentes soluções de segurança sejam adicionadas à mesma plataforma do firewall, algo que é positivo até certo ponto.
Empresas de médio e grande porte ou que lidem com um alto volume de dados podem acabar tendo seu firewall UTM sobrecarregado, o que prejudica sua performance e abre brechas para vulnerabilidades.
NGFW – Next Generation Firewall ou Firewall de Nova Geração
O NGFW é uma evolução do UTM alcançada a partir da retirada ou terceirização de algumas funções complementares do firewall.
A princípio, pode parecer que a solução regrediu, mas na verdade, evitar o excesso de funções é o que garante que o firewall de Nova Geração tenha uma performance melhor e seja mais eficiente. Algo que acontece mesmo diante de um volume crescente de dados.
Considere a demanda da rede da empresa
A demanda de sua empresa vai ajudar você na escolha do firewall ideal. Soluções mais simples podem ser suficientes para empresas pequenas ou que lidam com um tráfego de rede relativamente baixo.
Considerando que estamos produzindo e trocando um volume crescente de dados, porém, convém analisar a questão cuidadosamente para não investir em uma solução que logo se tornará insuficiente.
Para altas demandas, a melhor forma de manter a rede da sua empresa protegida é optando por um firewall de Nova Geração, como o Sophos XGS.
Escolha uma solução que seja escalável
Para não errar na escolha do firewall corporativo, você precisa dimensionar bem a rede de sua empresa. Em geral, empresas pequenas têm menos computadores e equipamentos conectados, o que resulta em uma rede menor e assim o raciocínio segue.
Errar no dimensionamento da rede é, por si só, um problema. Chamamos a atenção, porém, ao risco de dimensionar a rede corretamente, mas se limitar a isso.
Seguindo a tendência, é esperado que a demanda de uma empresa aumente, ou seja, que o fluxo de dados entrando e saindo de sua rede seja crescente. Por essa razão, é importante que você opte por uma solução escalável. Isto é, você precisa escolher um firewall que seja capaz de acompanhar a evolução do seu negócio e mantê-lo protegido sempre.
Em geral, aqueles que permitem a habilitação de alta disponibilidade ou que sejam baseados em nuvem são as melhores opções nesse sentido.
Riscos de não utilizar um firewall corporativo
O firewall existe como solução básica, comumente recomendada para uso doméstico, e como solução corporativa. A segunda opção certamente envolve mais investimento e, para que você entenda por que vale a pena, separamos alguns riscos de não contar com essa ferramenta. Veja:
Diferencial competitivo exposto
Sem um bom firewall corporativo, a segurança de dados da sua empresa fica comprometida, abrindo brechas para que informações sensíveis sejam acessadas até pela sua concorrência.
Esse risco não decorre, necessariamente, de uma ação direta da concorrência. Diferente disso, o mais comum é que criminosos usem das mais diversas estratégias para roubar dados das organizações e lucrar com eles de alguma forma.
Um firewall adequado é fundamental para barrar ataques que podem enfraquecer sua empresa perante o mercado.
Banco de dados sob perigo
Outro problema é que, além de acessar os dados sensíveis da sua empresa para roubá-los, hackers podem mudar ou deletar arquivos vitais para a sua organização.
Como consequência, toda a rotina da empresa pode ser comprometida, bem como sua relação com clientes, fornecedores e outros stakeholders.
Para causar um estrago como esse, os criminosos constantemente buscam por brechas de segurança para ingressar na rede corporativa. E, como já ressaltamos, um firewall adequado pode barrar seu avanço.
Custos elevados
Por fim, a ausência de um firewall corporativo impacta a saúde financeira das empresas porque tende a aumentar os gastos com manutenção e equipamentos.
Ainda, o uso de uma ferramenta menos eficiente de proteção pode aumentar a demanda da TI interna para “apagar incêndios” no dia a dia, ao invés de permitir que o setor atue de forma mais estratégica e rentável.
Em outras palavras, a TI fica obrigatoriamente muito envolvida em cuidar da segurança, sem dispor de tempo para pensar ou aplicar o uso de soluções tecnológicas a favor dos negócios.
Firewall tradicional x Firewall gerenciado
Ainda para ajudar você a entender sobre o melhor firewall para empresas, precisamos falar sobre a diferença entre a solução tradicional e um firewall gerenciado.
Ter um firewall gerenciado é contar com uma equipe especializada à disposição da sua empresa, comandando a estratégia de segurança e o uso da ferramenta.
Com isso, a TI interna pode se dedicar a outras questões, enquanto a organização como um todo também pode manter seu foco nos negócios.
Um firewall tradicional não oferece isso e seu bom funcionamento depende apenas da TI da empresa. Se a pessoa não for especialista, pode não obter os melhores resultados, além de ter sua atuação restrita a essa função.
Como consequência, a opção por uma solução tradicional aumenta os riscos de invasões e ataques que podem paralisar a rotina da empresa, resultar na perda de dados e outros problemas.
Conte com ajuda especializada
Por fim, mas não menos importante, a escolha do melhor firewall para a sua empresa passa pela orientação de especialistas.
Esperamos que este conteúdo tenha servido para lhe dar uma noção mais clara do que considerar ao buscar uma solução de segurança para a sua empresa, mas entendemos que uma análise bem feita e uma escolha segura demanda mais conhecimento.
Por essa razão, considere solicitar uma consultoria para sanar suas dúvidas e descobrir qual o firewall mais indicado para o seu negócio.
Precisa de ajuda? Saiba mais sobre a opção de firewall gerenciado da Prolinx!