Por que contar com a gestão estratégica de TI em sua empresa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sumário

A gestão estratégica de TI é uma ferramenta de gestão e planejamento fundamental para o sucesso da sua empresa. Isso porque propicia o alinhamento entre a realidade e os objetivos do seu negócio.

A conectividade possui um papel essencial em nossas vidas e o uso dos dados é integral e multidisciplinar. Em consequência, somos levados a refletir sobre a importância de gerenciar estrategicamente todos os dados da sua empresa.

O objetivo é ter segurança, planejamento e otimização de processos impactando no crescimento do seu negócio. Esse é o papel da gestão estratégica da TI e, neste post, vamos te contar os seus benefícios para a sua empresa.

Siga com a gente!

O que é Gestão estratégica de TI

A Gestão estratégica de TI, também chamada de Governança de TI, é um elemento complementar à gestão de negócios. Ela  utiliza ferramentas de administração, planejamento, análise e gestão de resultados, programação de metas, entre outros, com o olhar da Tecnologia da Informação.

Dessa forma, a gestão estratégica envolve todos os setores de uma empresa. Busca melhorar processos e alcançar resultados desejados, através do uso não só dos indicadores de negócios, mas também dos apresentados pela TI.

Esse instrumento vem ganhando espaço no mercado a ponto de já ter conquistado uma sigla para representar tal conceito: PETI, que significa Planejamento Estratégico de TI.

Objetivos do PETI

O Planejamento Estratégico de TI (PETI) tem como objetivo o maior aproveitamento da tecnologia de que uma organização dispõe.

Algo que é feito a partir da ideia principal de planejar processos, rastrear oportunidades, melhorias e analisar os dados obtidos para reiniciar o ciclo otimizado.

Todo esse trabalho acontece em sincronia com os diversos setores existentes na empresa, sempre utilizado plataformas digitais e monitoramento dos dados. O que contribui para uma percepção de negócio ágil, dinâmica, competitiva e atemporal.

Benefícios do Planejamento Estratégico de TI

Com o planejamento estratégico de TI em prática, os inúmeros benefícios para a organização podem ser desfrutados a curto, médio e longo prazo.

Independentemente da estratégia, uma coisa é certa: com a aplicação do PETI, o desempenho do seu negócio estará sempre tangendo as inovações do mercado.

Possuir uma governança de TI é experimentar os seguintes benefícios:

  • Garantia de segurança dos dados;
  • Atendimento satisfatório e eficaz ao cliente;
  • Maior competitividade e impulsão de negócio;
  • Destaque no mercado, sempre contemplando as novas exigências;
  • Redução de falhas, imprevistos e perdas;
  • Alinhamento dos interesses da empresa às suas ferramentas e processos;
  • Redesenho dos fluxos e esquemas efetivos, possibilitando o monitoramento e interpretação mais clara por todos envolvidos;
  • Redução de custos, permitindo investimentos em outras áreas;
  • Melhora da comunicação entre os setores e da transmissão de demandas;
  • Apoia a empresa no alcance de seus objetivos corporativos.

Muitos desses pontos podem ser facilmente entendidos como requisitos básicos para a eficiência da TI, e de uma empresa como um todo, em seu dia a dia.

Destacamos, porém, que sem o devido foco no estabelecimento de uma gestão estratégica de TI, até mesmo o básico pode deixar de ser feito adequadamente, se transformando em um problema.

A gestão estratégica de TI na prática

Não há como fugir da premissa de que sem organização não há resultado. Afinal, não há gestão, muito menos estratégia, se não existir um planejamento da jornada.

Uma TI estratégica está presente desde o diagnóstico da situação atual da empresa. Isso inclui o seu funcionamento, planos, projetos, programas, missão, visão e valores.

Após a interpretação deste cenário, deve-se considerar o que pode ser mantido, excluído ou inserido. Também o que funciona ou não, e quais são as perspectivas, objetivos e metas.

Tudo isso sem deixar de observar e alinhar o que cabe ou não para cada setor, individualmente.

Depois de toda essa identificação, é o momento de redesenhar todo fluxo a partir das correções e adaptações adequadas tendo em mente as melhorias buscadas.

Após todo o desenho do planejamento, é hora de colocá-lo em prática. Toda a equipe participa, pois é durante a execução que o plano traçado é testado.

A gestão de TI não é um procedimento engessado

É muito importante lembrar que a governança de TI está longe de ser um procedimento engessado. Muito pelo contrário.

A gestão é movida pelas experiências pontuais no decorrer do processo. O que proporciona dinâmica ao plano, possibilitando que ajustes sejam feitos a qualquer momento para aumentar as chances de acerto.

Como está a sua governança de TI?

Contar com uma gestão de TI, que engloba estratégias tecnológicas e corporativas, é um passo decisivo para conseguir acompanhar um mercado que muda constantemente.

Como vimos, essa gestão estratégica vai além do desenvolvimento de táticas de planejamento. Tão importante quanto, é a manutenção dessas ações e os ajustes a serem realizados no decorrer do processo.

Notou que sua empresa precisa de ajuda para uma gestão estratégica de TI eficiente? Entre em contato, a Prolinx pode ajudar!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter