Prolinx

Blog / Informe-se

As vantagens da hiperconvergência para a sua empresa

Uma infraestrutura hiperconvergente ou hyperconverged infrastructure (HCI) é uma solução que reúne os principais componentes de TI em uma mesma estrutura física. Está se perguntando por que investir nisso?

O uso de solução de hiperconvergência tem diferentes ganhos associados que vão além da TI e contribuem de forma estratégica para o sucesso de seu negócio.

Neste post, vamos apresentar algumas das vantagens desse tipo de infraestrutura para que você entenda porque vale a pena investir nessa tecnologia. Confira!

●    Leva à eficiência de custos

Por ser uma tecnologia que faz uso de nuvem, uma solução de hiperconvergência começa reduzindo gastos com infraestrutura, mas essa não é a única forma de economia que merece ser destacada.

Em uma infraestrutura hiperconvergente todo hardware é controlado por meio de um software ― e de servidores x86. Isso traz algumas vantagens, a começar pelo fato de que sua empresa não precisa investir, logo de cara, em uma estrutura completa.

Adições podem ser feitas à medida que se tornem necessárias. Com isso, sua empresa também não corre o “risco” de pagar caro demais por uma solução cheia de recursos que pode até exceder suas necessidades.

●    Favorece a automação de TI

Se você sabe um pouquinho sobre as vantagens da automação de processos, entende que essa possibilidade contribui para reduzir o tempo gasto com tarefas burocráticas. Algo que só tende a ser benéfico para uma empresa.

A TI, como um departamento com um volume crescente de demandas, naturalmente tende a buscar formas de automatizar tarefas para permitir que sua atuação dentro da empresa seja mais estratégica.

Sabendo disso, convém destacar que uma solução de infraestrutura hiperconvergente se apoia na virtualização. Isso favorece que processos sejam automatizados, reduzindo a demanda por tarefas manuais por parte do pessoal de TI da empresa.

Como consequência, esses profissionais ganham tempo à disposição para atuarem estrategicamente, o que pode levar à otimização de custos e até favorecer os resultados do negócio.

●    É fácil de usar e de gerenciar

É comum que a TI das empresas recorra a uma arquitetura de três camadas ― computação, armazenamento e rede ― que, apesar de válida, tem a complexidade entre seus pontos negativos.

Para executar esse tipo de arquitetura, é comum que empresas precisem aumentar a contratação de pessoal ou aceitar lidar com uma TI menos estratégica.

A hiperconvergência tem a simplicidade como uma de suas vantagens. Como consequência, uma empresa não precisa contar com um especialista ou com um grupo de profissionais voltados para implementar e gerenciar sua solução de HCI.

Além de otimizar a rotina do departamento de TI, a facilidade de gestão também traz benefícios no que diz respeito à segurança de dados, já que a arquitetura unificada da hiperconvergência facilita a adoção de medidas de proteção e rastreamento.

●    É uma solução facilmente escalonável

A tecnologia que precedeu a HCI é a infraestrutura convergente ou converged infrastructure (CI); uma tecnologia que, em essência, cumpre o mesmo objetivo da hiperconvergência, mas tem a desvantagem de contar com hardwares separados que ocupam estruturas físicas distintas.

A comparação entre os dois tipos de solução nos serve para ajudar a ilustrar a escalabilidade da infraestrutura de hiperconvergência e por que isso é uma vantagem.

Quando uma empresa conta com uma solução que usa hardwares separados ou que sequer se apoia em algum tipo de convergência, a adição de um novo componente leva a um trabalhoso processo de configuração. Imagine essa realidade considerando que o crescimento de seu negócio pode demandar a instalação de vários novos componentes!

Com isso em mente, vale saber que a infraestrutura de hiperconvergência, por ser baseada em software, permite que atualizações e adições sejam feitas facilmente. Algo que lhe confere boa capacidade de escalonamento.

●    Confere mais agilidade à TI

Empresas estão cada vez mais conectadas, produzindo e lidando com um crescente volume de dados, em paralelo ao uso de diferentes soluções. Tudo isso faz com que, no dia a dia, demandas surjam e precisem ser respondidas com agilidade pela equipe de TI.

Tudo isso porque a dependência dos softwares aumentou e a manutenção da rotina da empresa de forma plena pode depender da capacidade da TI de manter tudo em ordem ― inclusive a segurança de rede e equipamentos.

Uma vez que a infraestrutura hiperconvergente concentra os principais componentes de TI em uma mesma estrutura administrativa, gerenciá-los se torna uma tarefa mais simples. Em outras palavras, uma solução de HCI favorece a agilidade da TI.

●    Favorece a segurança de dados

Por fim, mas não menos importante, é preciso ressaltar a segurança de dados como mais uma das vantagens da hiperconvergência para a sua empresa.

A unificação proposta pela HCI facilita a gestão de segurança, mas isso não é tudo. Soluções de hiperconvergência contam com funcionalidades de backup e de recuperação inclusas.

Com isso, desde a implementação, a TI de sua empresa vai estar lidando com uma infraestrutura segura e que permite a integração com serviços em nuvem, beneficiando também o salvamento de dados.

Gostou do post e está em busca de uma solução HCI? A Prolinx pode ajudar, entre em contato!

Leia mais...

30_SaibaGerenciar(feed)-min
office365(feed)-min
CenturyTelecomDedic(feed)-min