A dependência de uma infraestrutura digital para as operações diárias de um negócio faz com que as empresas tenham que se preocupar com questões críticas e necessárias, como computação em nuvem, estabilidade da conexão e a disponibilidade dos serviços. Nesse contexto, existem provedores no mercado que oferecem o recurso de Elastic IP: um endereço IP fixo e reutilizável, que pode ser associado de maneira dinâmica a diferentes instâncias dentro de um ambiente de nuvem.
Este recurso é usado em um projeto de longa duração, cuja configuração do IP, às vezes, consome mais tempo. Assim, é possível reter um endereço IP público após sua instância associada ser liberada para uso com outras instâncias do ECS, por meio de um Elastic IP, sendo que cada um pode ser associado ou desassociado de diferentes instâncias do ECS. Após uma instância ser liberada, o EIP associado é retido.
Para saber mais sobre o que é um Elastic IP, este conteúdo traz as principais informações sobre a solução, dentre elas, como ele funciona e quais são suas vantagens. Além disso, você vai entender como ele pode ser aplicado em diferentes cenários e por que ele é um recurso essencial para garantir alta disponibilidade na infraestrutura de TI!
O que é Elastic IP
Um Elastic IP (EIP) é um endereço na extranet, sendo que essa extranet pode ser a internet ou uma LAN interna de uma empresa, que pode ser acessado diretamente pela internet, e é mapeado para a instância vinculada ao EIP usando NAT. Todos os endereços IP configurados para instâncias em uma rede local (LAN) são endereços IP privados, que não podem ser usados para acesso à extranet.
Para habilitar aplicativos em uma instância em uma VPC para acessar a extranet, é preciso vincular um Elastic IP à instância, o que permitirá que a instância acesse a extranet usando um endereço IP de extranet fixo.
Um EIP pode ser vinculado ou desvinculado de um recurso de nuvem privada virtual (VPC), como um servidor de nuvem elástica (ECS), servidor bare metal (BMS), endereço IP virtual ou balanceador de carga elástico em uma sub-rede VPC. Um recurso VPC vinculado a um EIP pode usar o EIP para se comunicar com a extranet, mas o EIP não é exposto no recurso. Dentre as funções de um Elastic IP estão:
- O EIP permite que você acesse a extranet de forma flexível e com alto desempenho, conforme necessário;
- Ao solicitar um endereço IP de extranet, é possível definir o limite de largura de banda para ele;
- O Elastic IP não será aplicado junto com nenhum recurso de computação ou armazenamento como um pacote, já que ele é um recurso independente;
- É permitida a solicitação de vários EIPs ao mesmo tempo;
- Ao solicitar um Elastic IP, pode-se escolher especificar um manualmente ou alocar um de forma automática;
- Também é permitido especificar uma duração necessária para ele com base nos requisitos de serviço, sendo que a duração necessária pode variar de poucos dias até um período ilimitado.
Vantagens do Elastic IP
Um Elastic IP é utilizado para habilitar recursos de nuvem a serem acessados da Internet. E das vantagens está o fato de um EIP poder ser vinculado ou desvinculado de vários recursos de serviço para atender a diferentes requisitos de serviço. Assim, é possível:
- Vincular um EIP a um ECS ou BMS para habilitar o acesso à extranet para o ECS ou BMS;
- Vincular um endereço IP virtual a um EIP para acessar os ECSs que têm o mesmo endereço IP virtual vinculado à extranet, melhorando os recursos de tolerância a falhas;
- Vincular um EIP a um balanceador de carga para que ele receba solicitações de acesso da extranet e distribua automaticamente as solicitações de acesso para vários ECSs especificados;
- Na Região Tipo I, com a banda larga compartilhada, várias instâncias podem compartilhá-la. Assim, pode-se adicionar instâncias sem requisitos de alta banda larga. Isso ajuda a reduzir os custos de banda larga em comparação com a banda larga dedicada.
Aplicações
São diversas as aplicações de um Elastic IP, que vão desde a permissão para acessar instâncias de fora da rede da AWS até a capacidade de escalar a infraestrutura e implementar arquiteturas inovadoras. Veja outras possibilidades de aplicação:
- Permitir que um único servidor de nuvem em uma VPC acesse a extranet, por meio da vinculação ao Elastic IP;
- Acessar instâncias de fora da rede da AWS, como de um computador remoto;
- Gerenciar instâncias;
- Configurar registros DNS para um domínio, permitindo que os usuários acessem o aplicativo por um URL;
- Associar o endereço IP elástico a outra instância quando uma falhar, garantindo que o aplicativo permaneça disponível;
- Redirecionar o tráfego entre diferentes instâncias EC2;
- Gerenciar interfaces de rede;
- Associar e desassociar endereços IP conforme necessário;
- Escalar a infraestrutura;
- Implementar arquiteturas inovadoras;
- Identificar recursos baseados na nuvem;
- Configurar serviços externos, como registros DNS ou regras de firewall, para se comunicar com aplicações hospedadas na nuvem.
Conte com Soluções em Nuvem da Prolinx!
A partir de um Elastic IP é possível criar sistemas altamente disponíveis com endereços IP públicos e estáticos, solução altamente necessária em um contexto em que as organizações necessitam cada vez mais de flexibilidade em sua infraestrutura digital. O processo de adoção dessa solução pode ser ainda mais eficiente quando a empresa conta com o apoio de uma assessoria especializada no assunto.
A Prolinx é distribuidora oficial da Huawei Cloud, parte da gigante de tecnologia Huawei, que oferece uma variedade de serviços de computação em nuvem, colocando a serviço dos clientes mais de 30 anos de acúmulo de tecnologia, inovação e expertise em infraestrutura TIC. Conheça as soluções em nuvem e conte com a flexibilidade e a agilidade que elas podem oferecer!