Infraestrutura como Serviço (IaaS) e segurança em tecnologia da informação

O modelo IaaS é uma solução em nuvem que garante acesso a recursos de computação de acordo com a demanda da empresa, sem que seja preciso comprar equipamentos ou fazer sua gestão. Saiba mais!
Tempo de leitura: 5 minutos

Sumário

A Infraestrutura como Serviço ou Infrastructure as a Service (IaaS) é mais uma das soluções que a computação em nuvem ou cloud computing apresenta para as empresas. Surgiu como alternativa à solução mais antiga e tradicional da infraestrutura de TI on-premise.

A computação em nuvem pode combinar nuvens privadas, públicas e híbridas para garantir melhor custo-benefício tanto em armazenamento quanto em infraestrutura de TI. Algo que acontece graças a características como flexibilidade, automação e recursos robustos de segurança e recuperação de desastres.

Que tal entender melhor tudo isso? Siga em frente e boa leitura!

Infraestrutura como Serviço (IaaS): com funciona

A Infraestrutura como Serviço (IaaS) é uma solução em que todos os recursos de computação ficam hospedados em nuvem, o que vale para os hardwares, softwares, rede e recursos de armazenamento.

Esse tipo de solução funciona a partir de uma empresa provedora de serviços em nuvem que é responsável por operar o hardware e software, além de contar com um data center.

Isso significa que a organização contratante desse serviço aluga os recursos de computação e armazenamento da provedora, conforme suas necessidades. Algo que pode ser feito visando uma migração integral para a nuvem, ou apenas parcial.

Em todo caso, ao optar pelo IaaS, a organização contratante só paga pelos recursos que usa e pela capacidade de armazenamento que precisa. Isso resulta em um serviço bastante flexível em que se pode ampliar ou reduzir a demanda pelo serviço a cada momento, conforme for melhor para a organização e seus negócios.

Infraestrutura como Serviço (IaaS): para quem é indicado

A Infraestrutura como Serviço (IaaS) tem se tornado uma escolha cada vez mais comum por empresas de todos os segmentos e portes, graças às vantagens da adoção da nuvem corporativa.

Em geral, ainda entende-se que a infraestrutura de TI on-premise ou tradicional é indicada para organizações que precisam de um nível mais elevado de controle sobre seus dados, como é o caso de instituições governamentais e outras sujeitas a regulamentações mais restritivas.

Entretanto, os benefícios do modelo IaaS têm feito com que essa solução seja adotada, ainda que parcialmente, também por essas organizações. Nesse caso, entra em cena uma solução híbrida que permite manter, por exemplo, o uso de data centers on-site.

Infraestrutura como Serviço (IaaS): benefícios

Para entender por que a Infraestrutura como Serviço (IaaS) é cada vez mais buscada, nada melhor do que conhecer seus principais benefícios:

Economia de custos

Da implementação à manutenção, a solução tipo IaaS é mais econômica porque reduz gastos com equipamentos, uso de energia e espaço, além de permitir que a empresa pague somente pelos recursos que deseja usar.

Isso também garante previsibilidade orçamentária e mais facilidade no planejamento e controle de gastos, algo que também favorece as finanças da empresa, podendo direcionar a um uso mais estratégico dos recursos.

Mais eficiência

A flexibilidade da Infraestrutura como Serviço (IaaS) está atrelada à disponibilidade de recursos: tão logo a empresa precisa expandir sua infraestrutura, consegue fazê-lo na medida, sem perda de tempo ou gasto excessivo com recursos que ultrapassam a capacidade buscada.

Assim, não há atrasos em razão de uma eventual demora na expansão da infraestrutura física on-premise, e uma consequente indisponibilidade capaz de afetar as operações diárias da empresa.

Mais produtividade e inovação

Com uma solução baseada em nuvem, é a provedora do serviço que fica responsável por configurar e manter a infraestrutura, o que permite que a TI interna da empresa direcione sua atuação para demandas mais estratégicas.

Como consequência, a TI interna se torna mais produtiva e capaz de pensar e testar soluções inovadoras para a organização, podendo ativar a infraestrutura de computação conforme necessário, sem precisar lidar com períodos de espera para contar com os recursos que deseja. Algo que favorece os ciclos de desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Melhor continuidade dos negócios

A adoção de uma Infraestrutura como Serviço (IaaS) reduz o período de latência graças ao uso de provedores que contam mais disponibilidade e resiliência.

Assim, é possível aumentar o tempo de atividade e o desempenho, além de reduzir o tempo no caso de recuperação de desastres. Algo diferente do que tende a acontecer com uma infraestrutura on-premise.

Segurança da Iaas

Em ambientes tradicionais, a segurança, geralmente, fica por conta da organização. Já no caso de uma Infraestrutura como Serviço (IaaS), essa responsabilidade é partilhada entre a empresa que provê o serviço e a que contrata.

A provedora protege os hardwares e outros recursos de computação, armazenamento e rede física, enquanto a contratante cuida da proteção de dados e aplicativos, controla a rede virtual, o sistema operacional e as permissões de acesso dos usuários.

As empresas provedoras de soluções tipo IaaS contam com recursos robustos de segurança em nuvem em suas plataformas que, na maioria das vezes, vão além daquilo que a organização contratante teria à sua disposição normalmente. 

Além do mais, conta com especialistas dedicados a manter a Segurança da Informação, bem como o pleno funcionamento dos componentes da infraestrutura em cloud.

Quanto a isso, o mais importante é escolher uma provedora bem credenciada porque sua capacidade de garantir a proteção que uma empresa precisa depende da qualidade da sua tecnologia e atuação.

Conte com a Prolinx

Na Prolinx usamos tecnologias da Microsoft, gigante global responsável pelo desenvolvimento do Microsoft Azure, uma plataforma em nuvem com mais de 200 produtos e serviços que dá à empresa contratante a possibilidade de contar com a capacidade de processamento e armazenamento do data center da Microsoft.

O Azure conta com serviços de computação, armazenamento, nuvem e outros; todos capazes de favorecer a redução de custos e o ganho em eficiência, produtividade e inovação que mencionamos anteriormente como as principais vantagens da Infraestrutura como Serviço (IaaS).

Ao optar pelo Azure, você garante ainda bons recursos de segurança como um firewall próprio, o Azure Key que é voltado para o armazenamento e gestão de senhas, além da possibilidade do uso do Azure Active Directory (AD) para aumentar os níveis de proteção aos dados sensíveis da organização por meio da gestão de IDs e do controle acessos.

A gestão da Infraestrutura como um Serviço (IaaS) é feita pelo Microsoft Azure, enquanto a Prolinx fica responsável pela configuração do serviço, de modo a assegurar pleno funcionamento e disponibilidade para a sua empresa.
Se interessou? Saiba mais sobre o Microsoft Azure para empresas!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter