NOC as a Service: o que é e por que contratar

O NOC as a Service é a terceirização do NOC, ou seja, do serviço de monitoramento dos ativos de TI e gestão de eventos para avisar paralisações nas operações e consequentes prejuízos financeiros que afetem o futuro dos negócios.
Tempo de leitura: 8 minutos
noc as a service

Sumário

Contar com NOC as a Service (NOCaaS) ou NOC como Serviço pode fazer a diferença a favor da sua empresa e não é difícil entender o porquê.

Um período de interrupção forçada das atividades pode causar prejuízos de milhões de dólares. Gigantes já passaram por isso, como o Facebook que, em 2019, amargou a perda de cerca de US$90 milhões por 14 horas de inatividade.

E se acontece com gigantes, que comumente tem uma estrutura robusta para evitar qualquer tipo de problema tecnológico, pode acontecer com a sua organização também.

Mas um centro de NOC devidamente desenvolvido e gerenciado é uma solução eficaz para reduzir o tempo de inatividade e o prejuízo atrelado, seja qual for a causa do problema. Saiba mais!

O que é NOC as a Service

O NOC as a Service (NOCaaS) é um modelo de suporte que permite que as organizações contem com um Centro de Operações de Rede (Network Operation Center) devidamente desenvolvido sem absorver os custos de instalação e manutenção dessa infraestrutura.

Em outras palavras, é um serviço a ser contratado junto a uma empresa especializada para que a sua conte com:

  • Ferramentas eficientes e adequadas para o monitoramento da rede corporativa, infraestrutura de TI, banco de dados e outros;
  • Profissionais capacitados para interpretar as informações por meio de um SLA de atendimento;
  • Agilidade na tomada de decisões para corrigir os problemas rapidamente, evitando instabilidades e paralisações.

A ideia é que, ao invés de fazer tudo isso por conta própria ― adquirindo e configurando corretamente as ferramentas, capacitando profissionais e realizando o monitoramento ―, sua empresa possa terceirizar todo o processo.

A contratação do NOCaaS permite que especialistas assumam toda a responsabilidade, aumentando as chances de sucesso e permitindo que a TI interna se concentre em outras atividades.

Quais os serviços o NOCaaS oferece

Os serviços oferecidos por um NOC as a Service podem mudar de acordo com o provedor, mas é perfeitamente possível apresentar um panorama daquilo a que sua organização terá acesso ao contar com esse tipo de solução. Veja:

  • Monitoramento de rede;
  • Suporte técnico;
  • Análise de dados;
  • Resolução de problemas;
  • Gerenciamento de ativos.

Agora, vamos entender melhor em que cada um desses serviços consiste:

Monitoramento de rede

Um provedor que ofereça o serviço de NOCaaS pode usar ferramentas avançadas de monitoramento e análise de dados para monitorar a rede corporativa 24h por dia, 7 dias por semana. Um processo que permite que os especialistas em rede identifiquem problemas em tempo real e adotem medidas imediatas para corrigi-los, evitando grandes impactos.

Suporte técnico

O provedor também pode oferecer suporte técnico para ajudar sua empresa a solucionar eventuais problemas em sua infraestrutura de rede. Isso inclui não só a identificação de problemas, como sua solução, além da atualização de softwares e da manutenção de hardwares.

Análise de dados

Ainda, o provedor de NOCaaS pode fornecer análises de dados para que sua empresa seja capaz de entender melhor o desempenho de suas redes. Algo que inclui a criação de relatórios detalhados sobre o desempenho da rede, a utilização de recursos, a detecção de gargalos e outros problemas.

Resolução de problemas

Além disso, ao contratar um NOC as a Service, sua empresa passa a contar com a ajuda do provedor para resolver problemas de rede com rapidez e eficiência. O que inclui a identificação e a solução imediata de problemas, bem como a implementação de soluções de longo prazo para melhorar a infraestrutura de rede.

Gerenciamento de ativos

Por fim, o NOCaaS pode ajudar sua empresas a gerenciar melhor seus ativos de rede, incluindo hardware e software. E isso engloba processos de atualização de software, a instalação de patches de segurança e a manutenção do hardware.

Além desses serviços que são os principais, um provedor de NOCaaS também pode oferecer:

  • Gerenciamento de incidentes;
  • Gerenciamento de problemas;
  • Gerenciamento de capacidade;
  • Transição de Serviço;
  • Serviços de Apoio Complementar.

Com tudo isso em mente, sabendo que a oferta de serviços é algo que varia de um provedor para o outro, é fundamental que você analise qual dos NOCaaS do mercado será capaz de atender às demandas que a sua organização tem.

A própria TI da sua organização pode ajudar com essa escolha, fazendo pesquisas e indicando à gestão quais são as soluções adequadas e com melhor custo-benefício.

Outra forma de descobrir qual NOCaaS escolher, considerando os serviços em que sua empresa deve focar é contar com orientação especializada.

Benefícios do NOC como Serviço

Seja qual for o provedor da solução e o parceiro de NOC as a Service escolhido, o esperado é que sua organização colha benefícios de grande relevância, como:

  • Redução de custos;
  • Acesso à tecnologia de ponta;
  • Disponibilidade 24×7;
  • Análise de dados;
  • Capacidade de prever problemas e antecipar eventos;
  • Visão pormenorizada da capacidade do sistema;
  • Foco no negócio principal;
  • Ganho de eficiência;
  • Ganho de vantagem competitiva.

A seguir, explicaremos melhor esses pontos para que você termine essa leitura deste post entendendo por que esses benefícios são, de fato, importantes e por que vale a pena contratar esse serviço.

Redução de custos

Ao contratar um serviço de NOC as a Service. sua empresa pode reduzir de maneira significativa seus custos operacionais uma vez que não precisará investir em infraestrutura e equipamentos, e tampouco na contratação de uma equipe interna de suporte técnico.

Tudo isso faz parte do pacote disponibilizado pelo provedor da solução, que é quem arca com os custos envolvidos.

Acesso a tecnologia de ponta

Outro benefício do NOCaaS é o acesso à tecnologia de ponta usada pelo provedor do serviço para monitorar e gerenciar redes. Isso significa que, além de contar com a expertise de uma equipe especializada, sua empresa passa a contar também com soluções de última geração para garantir a segurança e estabilidade de suas redes.

Disponibilidade 24×7

Ainda, a contratação de um serviço de NOC as a Service dá à sua organização acesso a um suporte técnico qualificado e monitoramento de rede contínuos. Isso é fundamental para que problemas possam ser identificados e corrigidos a qualquer momento, garantindo a disponibilidade de serviços e a ajuda necessária para reduzir o tempo de inatividade da rede.

Análise de dados

Além disso, como já indicamos, o provedor de NOCaaS pode fornecer análises de dados que favorecem a compreensão do funcionamento da rede corporativa e que, com isso, orientam a tomada de decisões sobre a melhoria de infraestrutura de TI.

Em outras palavras, há um ganho estratégico em relação ao uso dos recursos da empresa. Algo que também ajuda a reduzir custos.

Capacidade de prever problemas e antecipar eventos

Lembra-se da perda financeira causada pela interrupção das atividades? O velho ditado ensina que prevenir é melhor (e mais fácil) do que remediar. Estima-se que, em média, o custo da inatividade é de US$ 5.600 por minuto.

Seguramente, é financeiramente mais vantajoso evitar os problemas que podem causar a paralisação, o que pode ser feito a partir do monitoramento em tempo real da infraestrutura de TI da sua empresa e dos eventos relacionados.

Um bom NOC as a Service se baseia em uma análise de dados gerados pelos principais ativos de TI da organização para levantar informações sobre o mau funcionamento de algum serviço, componentes de hardware e software. Com isso, ajuda a prever eventos adversos, orientando medidas corretivas antes que problemas se concretizem.

Visão pormenorizada da capacidade do sistema

Além disso, os dados coletados dos ativos de TI mais importantes da organização orientam a geração de relatórios que informam como está a infraestrutura de TI em termos de capacidade e funcionamento.

Em outras palavras, os relatórios fornecem uma visão pormenorizada (ou detalhada) da infraestrutura da organização, permitindo que os gestores saibam quais ativos merecem atenção prioritária e quais melhorias devem ser feitas para evitar a interrupção das atividades.

Isso favorece decisões que melhoram a qualidade da infraestrutura de TI, garantindo sua disponibilidade. Algo que passa a ser feito com mais segurança e a partir de uma aplicação estratégica dos recursos financeiros.

Foco no negócio principal

Também vale ressaltar que a contratação de um serviço de NOC as a Service permite que uma organização terceirize a gestão de sua infraestrutura de rede e concentre-se somente em suas atividades principais. Assim, todos os setores da empresa, inclusive a TI interna, podem atuar de forma mais estratégica a favor do crescimento dos negócios enquanto o provedor de NOCaaS fica responsável pela gestão de rede.

Ganho de eficiência

Outro benefício de contar com um provedor de NOCaaS é a possibilidade de identificar e solucionar eventuais problemas de rede com mais rapidez e eficiência. Algo que corrobora com a premissa de reduzir o tempo de inatividade de minimizar qualquer impacto negativo à operação da empresa.

Ganho de vantagem competitiva

Por fim, contar com um serviço de NOC as a Service significa ter vantagens competitivas significativas em relação aos concorrentes, incluindo maior eficiência operacional, foco no core business, melhor experiência do cliente e acesso a tecnologia de ponta. 

Sendo cada vez mais dependentes da tecnologia, é natural que cada vez mais empresas busquem soluções que garantam a disponibilidade dos ativos em uso, inclusive as de pequeno e médio porte. Acontece que há uma diferença entre contar com um NOC e contar com um NOC como Serviço.

No primeiro caso, a própria TI da empresa fica a cargo de realizar o monitoramento, antecipar eventos e adotar medidas corretivas. No segundo, é uma equipe terceirizada e especializada quem cuida disso, colocando toda a sua expertise em uso e deixando a TI interna livre para cuidar de outras operações importantes.

Assim, mais do que contar com a solução, quem contrata o NOC as a Service conta com a solução em sua melhor forma, o que é um diferencial e tanto para prevenir incidentes ou tornar sua resolução mais ágil. É uma forma de sua empresa se destacar perante concorrência, minimizando o downtime e garantindo a oferta de um atendimento de qualidade aos usuários e clientes da organização.

É sempre bom lembrar que, independentemente da causa de um problema, gerar a insatisfação dos clientes pode minar os negócios. Por isso, sabendo da importância do uso da tecnologia para as suas operações, é prudente que uma empresa entenda que soluções como o NOC são estratégicas para o sucesso das operações diárias e do empreendimento como um todo.

A Prolinx tem o NOC as a Service que sua empresa precisa!

Independentemente do tamanho de uma empresa, a contratação de um NOC as a Service contribui para garantir que a rede corporativa e os demais ativos de TI sejam devidamente monitorados, revisados e tenham seus parâmetros de segurança adequados.

Tudo isso para que haja plena disponibilidade de sistemas, evitando interrupções ou, caso estas ocorram, minimizando seus impactos que envolvam perdas financeiras e de reputação. Algo que também pode ser feito a partir de suporte a microsserviços e do controle de rede de forma mais ampla.

Seja como for, a verdade é que a terceirização do NOC ― porque é isso que o NOC as a Service é ― também é importante para que os recursos internos, tanto de pessoal, quanto de ferramentas, fiquem dedicados a outros processos valiosos e não para o gerenciamento de rede.

Em outras palavras, a contratação de um NOC as a Service permite um uso mais estratégico dos recursos próprios da empresa. Isso é algo que a Prolinx pode fazer pela sua organização, inclusive contribuindo para a automatização de processos e a resolução de processos operacionais que favorecerão a redução de custos, de modo geral, e as perdas financeiras atreladas ao mau funcionamento ou indisponibilidade de ativos.

O NOC as a Service faz parte do serviço de gestão de vulnerabilidades da Prolinx que foca não somente na rede corporativa, mas no monitoramento constante de Segurança da Informação e de eventos que representem riscos operacionais e cibernéticos para a sua empresa.

Conheça mais sobre o PROSEC, o serviço de Gestão de Vulnerabilidades de Prolinx!

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