Já faz tempo que a conversa sobre o uso da nuvem corporativa começou, mas o uso desse tipo de solução ainda tem muito a avançar. Mas, se não quiser ficar para trás, o momento é agora.
A transformação digital foi impulsionada no Brasil e no mundo de 2020 para cá, e tende a se intensificar mais por aqui com a chegada e avanço do 5G; uma tecnologia que torna a nuvem mais prática e rápida para o dia a dia das empresas.
Neste post, vamos além das vantagens do uso da nuvem. Queremos ajudar você a entender mais sobre a nuvem corporativa para aproximar sua organização dessa tecnologia. Confira!
Nuvem Corporativa: o que é
A nuvem corporativa é um modelo de computação que combina nuvem privada, pública e distribuída para fornecer um único ponto de controle para a gestão de infraestrutura e aplicativos.
Por meio desse modelo, as pessoas de uma empresa podem acessar recursos de TI virtualizados a partir de qualquer uma das nuvens em uso. Entre esses recursos podem estar servidores, infraestrutura de rede, dados que tenham sido armazenados e outros.
Nuvem Corporativa: funcionalidades
A nuvem corporativa oferece diferentes funcionalidades que reduzem custos para a sua empresa, otimizam a rotina da TI interna, conferem mais segurança e apresentam novas possibilidades para o dia a dia da organização. Veja:
Máquinas virtuais
Uma das funcionalidades da nuvem corporativa são as máquinas virtuais, ou seja, sistemas operacionais que funcionam exatamente como computadores, mas que têm todos os recursos de computação e armazenamento originados na nuvem.
Esse tipo de solução permite que a empresa tenha vários computadores dentro de um mesmo sistema sem precisar investir em hardware e podendo acessar essas máquinas de qualquer lugar com acesso à nuvem em uso.
Gerenciamento de rede
Uma vez que a nuvem corporativa tem um único ponto de controle, é possível fazer o gerenciamento de rede de forma facilitada, monitorando a integridade do sistema e diagnosticando eventuais problemas.
Aplicações em nuvem
Se máquinas virtuais são uma possibilidade na computação em nuvem, o uso de softwares virtualizados também. As vantagens dessa funcionalidade passam por:
- Ganho de produtividade;
- Facilidade na aquisição e gestão de contratos de uso de softwares;
- Ganho de mobilidade graças ao acesso remoto.
Armazenamento e Backup
A nuvem corporativa conta com a funcionalidade de backup de dados, uma das soluções mais estratégicas para as empresas atualmente para garantir a disponibilidade de dados no dia a dia, sobretudo frente a algum ataque hacker ou uma falha que comprometa a integridade das informações.
A depender do tipo de solução em uso, o processo pode ser feito de forma automatizada, sem prejudicar a rotina da empresa e o uso da nuvem.
StorSimple
Outra funcionalidade da nuvem corporativa é o “armazenamento simplificado”, uma solução da nuvem híbrida focada em performance e capacidade, e que permite que a gestão de dados entre data centers na nuvem e matrizes fixas seja feita de forma simples.
Essa simplicidade, inclusive, está relacionada ao fato de que a gestão é automatizada, o que confere mais agilidade à TI e reduz o tempo de recuperação de desastres.
Automação de serviços e processos em nuvem
Por falar em automação, na nuvem corporativa, diversas funcionalidades e ferramentas podem ser automatizadas, com vantagens na otimização da coleta e gestão de dados, no trabalho remoto e na segurança de implementação de recursos pela TI.
Contêineres
Por definição, contêineres são pacotes de códigos e ferramentas isoladas que estão funcionando no sistema. Uma solução usada para garantir a portabilidade e flexibilidade no desenvolvimento de produtos digitais muito buscada por empresas que trabalham com SaaS, apps ou softwares para o público final.
Análise de dados com IA e Machine Learning
A nuvem corporativa também tem funcionalidades de inteligência artificial e aprendizagem de máquina para otimizar a análise de dados e gerar insights estratégicos para a empresa.
Bancos de dados SQL
Ainda, a nuvem corporativa pode acompanhar um serviço inteligente de banco de dados relacional que seja compatível com outros bancos para possibilitar migrações sem alterar os aplicativos.
Algo particularmente importante para a TI da empresa, sobretudo no que diz respeito à garantia da Segurança da Informação.
Streaming
Outra funcionalidade da computação em nuvem é o streaming de vídeo, seja para transmissões ao vivo ou reproduções sob demanda ― um recurso cada vez mais adotado como parte da estratégia de comunicação interna das empresas.
O streaming pode ser usado para garantir qualidade de conexão para a criação e realização de treinamentos a distância e ações de endomarketing, por exemplo, bem como para a divulgação desse material por diferentes meios.
IoT
Fechamos a lista de funcionalidades com a Internet das Coisas (IoT); uma solução que tem revolucionado a produtividade no meio corporativo com o uso de dispositivos inteligentes que monitoram o desempenho de máquinas e equipes.
Com a computação em nuvem, é possível contar com uma ferramenta capaz de conectar e gerenciar bilhões de dispositivos por meio de um único sistema apoiado pela nuvem. Algo que oferece uma possibilidade gigantesca no uso de soluções baseadas em IoT.
Nuvem Corporativa: tipos de arquitetura
Quando explicamos o que é nuvem corporativa, mencionamos ser um modelo de computação que combina diferentes tipos de nuvem. A seguir, vamos te contar um pouco mais sobre cada uma das arquiteturas presentes nessa solução:
Nuvem Privada
A nuvem privada é aquela em que todos os recursos de hardware e software podem ser usados por uma empresa, sem restrição de acesso.
Em alguns casos, a organização escolhe desenvolver sua própria infraestrutura de nuvem privada e, em outros, opta por firmar parceria com um provedor de serviços gerenciados que fica responsável por hospedar e proteger o hardware de nuvem privada, bem como toda infraestrutura de rede.
Nuvem Pública
A nuvem pública é um serviço de computação em nuvem que está disponível, sob demanda, para qualquer pessoa ou organização que queira usar.
Os provedores mais conhecidos são a Amazon Web Services (AWS), o Microsoft Azure e o Google Cloud Platform (GCP). São empresas que controlam grandes data centers que contam com vários conjuntos de recursos de computação virtualizados.
A principal diferença desse tipo de nuvem para as privadas é a disponibilidade de recursos de computação para as empresas. Quando há restrição de acesso, a nuvem não é pública e sim privada.
Nuvem Híbrida
Por sua vez, a nuvem híbrida é um ambiente que resulta da mistura dos serviços da nuvem privada e da pública, com a adoção de recursos de comunicação para permitir a comunicação entre os dois serviços.
É um tipo de solução cada vez mais buscada pelas empresas, sendo a principal ideia colher os benefícios de ambas as nuvens.
Quanto a isso, cabe saber que os provedores de nuvem pública fornecem infraestrutura de baixo custo, o que torna seu uso mais viável quando há necessidade de capacidade extra. Enquanto isso, a infraestrutura da nuvem privada tende a ser mais segura para proteger dados sensíveis.
Multinuvem
Por fim, uma arquitetura multinuvem é a que combina serviços de diferentes provedores de nuvem corporativa, podendo incluir nuvens privadas e públicas. Seus principais objetivos são:
- Garantir mais eficiência;
- Reduzir custos;
- Garantir mais flexibilidade;
- Contar com melhor capacidade de mitigação de riscos.
Nuvem Corporativa: utilização
Empresas de diferentes setores e segmentos podem fazer uso da nuvem corporativa e colher benefícios atrelados a isso. Veja abaixo alguns exemplos:
- Saúde ― O uso da nuvem corporativa na área da saúde reduz a necessidade de papel e facilita as operações e a troca de informações para o atendimento de pacientes, reduzindo burocracias;
- Startup ― Para empresas desse tipo, a nuvem corporativa funciona como um suporte ao seu desenvolvimento, fornecendo uma estrutura flexível e escalável que acompanha o crescimento da organização;
- Educação ― A nuvem corporativa evita que instituições de ensino tenham gastos com compra e manutenção de servidores e data centers, permitindo que seu orçamento seja aproveitado de forma mais estratégica e favorável à dinâmica de ensino e aprendizagem;
- Varejo ― A nuvem corporativa permite que empresas ofereçam experiências únicas de compra a partir de uma escolha livre das tecnologias e aplicações usadas para os canais de venda;
- Indústria ― Nesse setor, o uso da nuvem corporativa acelera o processo de inovação e de adoção de soluções digitais que otimizam o fluxo de trabalho e eliminam problemas como os gargalos da cadeia de suprimentos;
- Serviços financeiros ― A nuvem corporativa simplifica a TI e garante melhor performance e segurança, sobretudo considerando que o setor lida com informações altamente sensíveis;
- Governo ― Já no setor público, a nuvem corporativa favorece a adoção de soluções que desburocratizam processos e garantem melhor performance sem que isso demande um investimento muito alto em tecnologia.
Nuvem Corporativa: tendências
O momento de investir em nuvem corporativa é agora porque a solução avança a cada dia e direciona para tendências que podem ser muito positivas para a sua empresa. Confira algumas e entenda os motivos para participar desse movimento:
Coinovação
A coinovação é uma parceria entre empresas e fornecedoras de serviços na nuvem e acontece com o objetivo de melhor atender às necessidades da sua organização.
É uma tendência porque ajuda no aprimoramento e no desenvolvimento de soluções que agreguem valor para quem usa a nuvem corporativa e deixem a experiência dos usuários cada vez melhor.
Nuvem pública
Em 2022, o mundo investiu 20,4% mais em nuvem pública em relação a 2021, chegando a um total de $497.4 bilhões, segundo estimativa feita pela Gartner. Esse aumento é um dos indicativos da força dessa tendência que envolve o uso da nuvem corporativa.
Por trás disso, estão fatores como o custo reduzido da solução, além da facilidade de implantação, uma vez que a infraestrutura física passa a ficar sob a responsabilidade da empresa provedora do serviço.
Hiperconvergência
A hiperconvergência funciona por meio de um software que cria servidores virtuais e é o que permite o uso de diferentes recursos por meio de um único sistema.
Vale, por exemplo, para o acesso a armazenamento, rede e computação em uma mesma estrutura que pode ser expandida à medida que a demanda da empresa cresce. Suas principais vantagens são:
- Baixo custo;
- Flexibilidade de infraestrutura;
- Facilidade de gerenciamento.
Nuvem Corporativa: Microsoft Azure
Como mencionamos, o Microsoft Azure é um dos mais conhecidos servidores de nuvem pública do mundo e, portanto, uma opção bastante buscada por empresas que querem os benefícios da nuvem corporativa.
O Azure é a plataforma de nuvem da Microsoft e engloba todos os serviços de cloud computing oferecidos pela empresa, desde a infraestrutura para hospedar sistemas empresariais a ferramentas e recursos que possibilitam a expansão da capacidade produtiva de uma organização.
Para ter acesso, basta escolher um dos planos disponíveis ― de acordo com a necessidade atual de sua empresa ― e fazer a assinatura para contar com datacenters espalhados pelo mundo e todos os benefícios atrelados.
Nuvem Corporativa: Prolinx parceira Microsoft
O Azure existe como PaaS (Plataform as a Service) e como IaaS (Infrastructure as a Service). A melhor forma de entender qual formato da solução mais adequado para a sua empresa é com a ajuda de especialistas, como os da Prolinx.
Somos parceiros Microsoft. Nossos experts podem ajudar você a determinar como aderir à nuvem corporativa da forma mais adequada tendo em mente as necessidades do seu negócio, e cuidar de toda migração para que o processo seja simples e ocorra sem falhas.