Dispositivos móveis como smartphones e tablets são uma realidade na relação entre os funcionários e as empresas e, por isso, merecem atenção.
Esses dispositivos permitem que o funcionário acesse a rede corporativa, produza documentos, relatórios e participe de reuniões em qualquer lugar que esteja e a qualquer hora. Tudo de um jeito fácil e rápido.
A questão é: Como proteger estes aparelhos? O que fazer para garantir a segurança da rede corporativa?
Esse é um dos grandes desafios que os setores de segurança da informação possuem na atualidade. Continue a leitura para saber como manter a segurança de seus funcionários e de sua empresa!
As principais ameaças a dispositivos móveis
Com o aumento do número de pessoas que trabalham no sistema home office ou no sistema híbrido, cresce também a quantidade de ataques realizados pelos hackers. Isso porque, pessoas maliciosas enxergam boas oportunidades em dispositivos que talvez não estejam tão protegidos.
O objetivo é ter acesso tanto a dados pessoais como senhas de banco, logins e senhas das redes sociais quanto informações da empresa onde a pessoa trabalha para utilizar em golpes, roubos de dados confidenciais, acessar a rede corporativa e mais. Os ataques podem acontecer de diversas formas:
- Tentativas de phishing, smishing ou ataques direcionados;
- Utilização de softwares e aplicativos maliciosos, muitas vezes que não são baixados em lojas oficiais;
- Ransomware – o hacker acessa o sistema ou a rede, rouba dados confidenciais e pede resgate para devolvê-los;
- Spywares ― o dispositivo é monitorado discretamente através de um programa que e coleta dados importantes como senhas e logins sem que o usuário perceba;
- Malwares – softwares maliciosos que incluem vírus tradicionais, worms e cavalos de tróia.
Como proteger os dispositivos móveis
Para minimizar os riscos, é importante que a empresa oriente seus funcionários a tomar alguns cuidados na utilização dos dispositivos móveis. Confira a seguir algumas dicas fundamentais:
- Baixar aplicativos somente de fontes confiáveis e lojas oficiais.
- Não clicar ou compartilhar links considerados suspeitos.
- Ficar atento ao conteúdo dos e-mails recebidos.
- Utilizar somente redes WI-FI consideradas seguras.
- Não navegar em sites de conteúdo suspeito.
- Fazer sempre o backup em nuvem.
- Alterar periodicamente as senhas.
- Utilizar autenticação em dois fatores para aplicativos como Instagram, Whatsapp e Facebook.
- Manter o sistema operacional dos dispositivos sempre atualizados.
- Possuir um antivírus eficiente instalado no dispositivo móvel.
A importância do antivírus para os dispositivos móveis
Assim como acontece em computadores e notebooks, a instalação de um antivírus eficiente pode evitar vários problemas nos dispositivos móveis.
Atualmente, um bom antivírus é considerado como um complexo sistema de segurança que vai proteger smartphones ou tablets de diferentes tipos de ameaça de hackers.
No entanto, um dado é preocupante. Uma pesquisa feita pela ESET indicou que 60% dos donos de smartphones não possuem um antivírus instalado em seu dispositivo. Uma questão que precisa ser discutida dentro das empresas para garantir a segurança de dados.
Ações de conscientização sobre a importância da proteção dos dispositivos e a recomendação de um antivírus a ser utilizado por todos os funcionários, feita pela TI, pode minimizar os riscos e os problemas que um ataque hacker pode causar.
O Sophos Mobile Security é uma opção de antivírus para Android
O sistema operacional Android é um dos mais utilizados em smartphones e tablets e, por ser um software de código aberto, possibilita vários tipos ataques de hackers.
Em consequência, é importante a instalação de um antivírus eficiente que faça varreduras automáticas periodicamente e bloqueie arquivos ou aplicativos maliciosos.
Para ser considerado eficiente, um antivírus deve ser testado em três quesitos:
- Proteção.
- Recursos.
- Usabilidade.
Para a segurança de sua empresa, recomendamos o Sophos Mobile Security. O programa foi submetido a uma série de testes realizadas durante quatro semanas pela Av-Test, um importante laboratório da Alemanha.
Durante as quatro semanas de análise, o antivírus se mostrou muito eficiente ao detectar todos os malwares em tempo real. Em termos de recursos extras, o Sophos oferece:
- Sistema anti-roubo.
- Bloqueio de chamadas.
- Filtragem de mensagens.
- Navegação segura.
- Consultor de privacidade.
- Consultor de segurança.
- Aplicativo de proteção.
Quanto à usabilidade, o antivírus não afetou nem o desempenho e nem a vida útil da bateria. O sistema Android também não ficou comprometido com travamentos ou diminuição da velocidade de resposta às solicitações.
Conclusão
Dispositivos móveis são grandes facilitadores para o trabalho remoto. No entanto, a utilização desses aparelhos demanda especial por parte do usuário para evitar riscos e o comprometimento de dados sensíveis.
Uma das medidas válidas, sob orientação da própria empresa ou de especialistas, é o uso de um antivírus capaz de monitorar periodicamente os dispositivos e assegurar que não representem um problema tanto para a empresa quanto para o usuário.
Gostou do post e quer contar com o Sophos Mobile Security? Entre em contato, os especialistas da Prolinx vão te ajudar!