O que fazer quando sua empresa sofre um revés que leva à perda de dados valiosos? Vírus, problemas com o backup e ataques de cibercriminosos são alguns dos problemas que podem levar a essa situação e você precisa saber o que fazer para resolvê-la.
A perda de informações pode e deve ser sempre evitada por meio da adoção de medidas de segurança. Afinal, prevenir é melhor (e mais barato) do que remediar. Mas, para que você saiba como lidar com situações de emergência, fizemos este post com algumas informações relevantes. Acompanhe!
Entenda o que causa a perda de informações
Para recuperar informações perdidas é preciso saber primeiro quais as possíveis causas para situações de perda. Isso porque cada tipo de problema pode ter uma solução distinta e, portanto, é preciso avaliar.
Algumas das causas mais comuns são:
- Falha humana;
- Malwares (desde vírus que comprometem a integridade de dados aos ransomwares que os sequestram);
- Problemas de firmware ou hardware (como erros na unidade de disco rígido);
- Erros de memória ou de gravação em programa ou no sistema operacional;
- Roubo de equipamentos, HDs externos ou outros sinistros (como inundações ou incêndios).
Saiba quando usar um software de recuperação
Você sabia que existem programas especialmente desenvolvidos para recuperar arquivos? Um bom software de recuperação consegue trazer de volta qualquer tipo ou tamanho de arquivo perdido.
Vale saber, alguns dos melhores programas são capazes de recuperar até mesmo arquivos que tenham sido apagados por engano em um processo de formatação, por exemplo.
Apesar de parecer milagrosa e ser realmente útil, essa solução não é aplicável a todas as situações. Em caso de perdas causadas por falhas de firmware ou hardware, o uso do programa não leva ao resultado desejado. Tentar acessar ou reparar dados de um disco com falhas pode piorar o problema!
Como proceder em caso de sinistros?
Quando situações como inundações, incêndios ou até quedas e atos de vandalismo danificam equipamentos, uma ação comum e imediatista é a de tentar ligá-los para ver se ainda funcionam.
Em casos assim, é preciso ter atenção e prudência, pois a tentativa de ligar sistemas pode destruir a camada magnética de seu disco rígido e impedir ações de recuperação de dados. Cuidado, sobretudo com os sistemas que contenham dados mais valiosos!
Considere ajuda profissional
Como você pode ter percebido ao longo da leitura até aqui, identificar as causas da perda de dados não é sempre uma tarefa fácil para quem não é da área de TI. O mesmo vale para a adoção das medidas reparatórias corretas.
Por isso, contar com ajuda profissional é sempre a melhor forma de garantir que as informações perdidas da sua empresa sejam devidamente recuperadas. Para tanto, uma dica é manter atualizados contatos úteis para ajudar com a emergência.
Vale ressaltar que, em muitos dos casos, o tempo de resposta contribui para o sucesso da ação de recuperação. Portanto, esse contato é importante para que, o quanto antes, sua empresa tenha conhecimento da melhor solução.
Saiba como evitar novas perdas
Mesmo com a ajuda de profissionais, recuperar dados perdidos nem sempre é possível. Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar. Se você já acompanha o blog da Prolinx, conhece várias dicas e soluções de segurança que apresentamos.
Dentre essas dicas estão:
- O uso de soluções de segurança, com um antivírus corporativo para evitar a infecção de equipamentos e redes;
- A definição de boas práticas no uso dos equipamentos e da internet para evitar ameaças virtuais;
- O uso de softwares originais para evitar falhas de segurança dos softwares piratas;
- A adoção do backup em nuvem para manter os dados a salvo e prontos para serem recuperados após qualquer revés.
Gostou do post e quer mais dicas para evitar a perda de informações e outros problemas? Entenda como um plano de recuperação de desastres pode salvar sua empresa!
Entre em contato com a Prolinx!