WAF as a Service: conheça o processo e entenda os benefícios

Entenda como é o processo de implementação de um Web Application Firewall como serviço, conheça as vantagens de contar com essa solução e aumente o nível de proteção da sua empresa contra ameaças cibernéticas.
Tempo de leitura: 5 minutos

Sumário

O WAF as a Service ou Firewall de Aplicações Web como Serviço é uma nova solução capaz de barrar ameaças que passam despercebidas pelos firewalls tradicionais. É ideal para empresas que queiram proteger seus sites, aplicações e APIs contra ameaças conhecidas e evitar riscos cibernéticos.

Neste post, você vai entender qual o processo de implementação do WAF e quais os benefícios de contar com esse serviço. Confira!

O que é WAF as a Service

O WAF as a Service é uma solução de Web Application Firewall oferecida como um serviço na nuvem.

Isso significa que, ao invés de instalar e manter um sistema WAF internamente, a empresa interessada em contar com esse tipo de proteção contrata um serviço gerenciado por um provedor especializado em segurança.

Implementação de um WAF as a Service

Há diferentes formas de fazer a implementação do WAF como Serviço. A seguir, destacamos os passos básicos desse processos:

1. Escolha uma plataforma de WAF como Serviço

O ponto de partida é a escolha de uma plataforma que ofereça a solução considerando aquilo que é mais adequado para sua empresa, suas necessidades de segurança, escalabilidade e, claro, o orçamento disponível.

Como existem muitas opções no mercado, o interessante é fazer uma análise criteriosa, comparando os benefícios ofertados por cada WAF as a Service, suas características e suporte.

2. Configure as regras de segurança

O passo seguinte, que se dá após a escolha do serviço, é configurar corretamente as regras de segurança para que o WAF cumpra sua função de proteger as aplicações web contra ameaças conhecidas, evitando riscos para a organização.

Para tanto, o ideal é contar com uma TI preparada para conduzir o processo. Algo que pode ser feito usando a expertise do time interno da sua empresa ou, se preciso, com a contratação de uma parceria terceirizada.

3. Integre o WAF com seus aplicativos

A integração do WAF as a Service com outros aplicativos web em uso pela empresa é o próximo passo. O que pode incluir:

  • a configuração de DNS para redirecionar para o WAF; ou
  • a configuração da infraestrutura de rede para permitir o tráfego entre o WAF e os aplicativos.

Assim como a configuração, o ideal é que essa integração também seja feita por uma equipe capacitada. Do contrário, há chances de que o Web Application Firewall não funcione bem e sua empresa não conte com os níveis de proteção que esse tipo de firewall é programado para oferecer.

4. Teste o WAF

Para se certificar de que está tudo certo, o passo seguinte do processo é testar o WAF antes de implementá-lo em produção. Uma etapa importante para que eventuais falhas sejam identificadas e corrigidas, evitando que afetem a disponibilidade e o desempenho dos aplicativos web usados na empresa.

5. Gerencie e monitore o WAF

Por fim, é fundamental fazer a gestão e o monitoramento do WAF as a Service para garantir seu pleno funcionamento e para responder adequadamente a um eventual incidente de segurança. Um processo contínuo a favor da segurança da organização.

É bom ressaltar que elencamos os passos básicos para a implementação da solução, mas que seu nível de complexidade pode variar de um caso para o outro. As demandas de cada empresa, bem como a plataforma escolhida, vão definir o que é necessário para cumprir cada etapa do processo de forma adequada.

Isso reforça a necessidade de contar com especialistas de TI ― internos ou externos ― que conheçam bem esse tipo de solução e garantam que sua implementação seja feita com sucesso.

Customização do WAF as a Service

O WAF as a Service pode ser customizado para otimizar a assertividade da solução, garantindo mais flexibilidade para lidar com falsos positivos sem que a efetividade do processo de identificação de ameaças seja comprometida.

Essa customização deve ser feita por meio de smart rules de modo a aproveitar ao máximo as possibilidades da plataforma. Algo que permite, por exemplo, que regras problemáticas sejam desabilitadas apenas em um contexto específico e seguro de uma aplicação web.

Benefícios do WAF as a Service

Um Web Application Firewall é um novo tipo de firewall capaz de combater ameaças que os firewalls tradicionais não conseguem barrar. Só isso já deixa claro o principal benefício da solução, mas há mais a ser dito. Confira:

Proteção contra ataques

O WAF oferece proteção contra ataques conhecidos, como injeção SQL, cross-site scripting (XSS) e ataques de negação de serviço (DoS).

Escalabilidade

Por ser um serviço oferecido na nuvem, o WAF pode ser escalado de acordo com as necessidades da empresa, sem que seja preciso adicionar recursos internos.

Menor custo

Justamente por ser um serviço na nuvem, o WAF as a Service tem um custo de implementação mais acessível do que uma solução on-premises. Isso porque evita gastos com hardware e outros recursos internos necessários para suportar o sistema.

Atualizações automáticas

As atualizações de melhoria de um serviço de Firewall de Aplicações Web são oferecidas automaticamente pelo fornecedor, sem que seja preciso pausar a solução para implementá-las.

Isso aumenta os níveis de proteção da organização, impedindo que brechas de segurança sejam exploradas por cibercriminosos, além de evitar custos e trabalho com manutenções internas.

Suporte técnico

Por último, um bom provedor WAF oferece suporte técnico 24 horas por dia, todos os dias da semana. Algo de grande importância para que qualquer problema seja resolvido antes que se torne uma vulnerabilidade para a empresa.

Precisa de uma solução WAF? Conte com a Prolinx

Para facilitar o processo de escolha do WAF as a Service para a sua empresa, garantir uma implementação bem feita e colher todos os benefícios dessa solução, a dica é contar com um ajuda especializada.

A Prolinx é parceira da GoCache ― uma plataforma  de alto desempenho e segurança, mesmo para aplicações complexas, e altamente customizável e que garante vantagens como:

  • Protege sua empresa contra as TOP 10 vulnerabilidades da OWASP;
  • Possibilidade de alterar o rule sets e adaptar o WAF à sua aplicação ou infraestrutura;
  • Permite que falsos positivos sejam evitados com opções de simulação e logs;
  • Conta com atualizações automáticas que garantem proteção contínua;
  • Possibilita o bloqueio ataques instantaneamente antes que afetem as aplicações web de sua empresa;
  • Garante visibilidade em tempo real das defesas de suas aplicações.

Se interessou e quer saber mais? Entre em contato com a Prolinx, tire suas dúvidas e conte conosco para a implementação do melhor WAF para a sua empresa!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter