De 2021 para 2022, os ataques hackers a instituições de serviços financeiros cresceram 419%, segundo o estudo “Enemy at the Gates”, da Akamai. Só com base nesse dado, é fácil entender por que se preocupar com medidas de Segurança da Informação para empresas de cobranças. Afinal, informação é um recurso indispensável para este setor!
Por um lado, os dados armazenados em formato digital tornam o acesso às informações do negócio um processo muito mais ágil e prático. Entretanto, também pode representar riscos e, por isso, é imprescindível usar ferramentas que possam garantir a segurança cibernética.
Imagine o impacto negativo de ter os dados da sua empresa de cobrança (de clientes, colaboradores, parceiros ou mesmo informações estratégicas) violados! A segurança dos dados é tão importante quanto a administração das cobranças em si.
Mas como adotar mecanismos de cibersegurança, dada a sua importância? Continue a leitura para conhecer ações e soluções que vão ser úteis para evitar que riscos se concretizem e para garantir que seu negócio siga ativo e operante em qualquer circunstância!
Seus funcionários são seus ativos mais importantes — e também um risco!
Em qualquer contexto de segurança cibernética no meio corporativo, é imprescindível entender que a falha humana tem participação de destaque para que ataques aconteçam e causem problemas graves.
Por isso, uma das dicas mais importantes de segurança de dados é saber que as pessoas que lidam com as informações da organização, de seus clientes e parceiros, precisam ser bem orientadas para evitar riscos cibernéticos.
Em um intervalo de apenas três meses, o Banco do Brasil foi alvo de cinco mil ataques, sendo 500 deles tentativas de ransomware. Uma das formas comuns de infecção de equipamentos por ransomware se dá quando um usuário clica em um link de e-mail malicioso, elaborado para parecer verdadeiro.
Uma combinação de falta de conhecimento e de atenção é o que tende a fazer com que as pessoas cometam o erro de abrir um arquivo infectado. Por isso, é necessário conscientizar seus funcionários e capacitá-los para identificar e evitar riscos para que não acabem contribuindo para que uma violação de cibersegurança ocorra.
Quanto a isso, é sempre bom lembrar que existem outros tipos de ataques cibernéticos que podem ser evitados quando a empresa dissemina boas práticas de segurança digital.
Segurança na Nuvem para Empresas de Cobrança
Já não cabe falar em soluções de segurança para empresas de cobrança sem pensar, entre outras questões, na proteção da nuvem. Isso porque a nuvem é um recurso amplamente usado na rotina de diversas organizações, trazendo vários benefícios, mas também alguns riscos.
Por exemplo, é possível que os funcionários ― ou qualquer outra pessoa com acesso a dados da organização ― acidentalmente movam arquivos e informações para locais menos seguros, gerando um risco para a empresa.
Além disso, o uso da nuvem também deve ser feito sob a luz de regulações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de forma a evitar o roubo, vazamento ou uso indevido de dados que tenham sido coletados pela organização.
Assim, o ideal para qualquer empresa de cobrança se manter competitiva sem deixar de respeitar qualquer legislação é manter o uso da nuvem ao passo que protege dados e sistemas de diferentes ameaças. Algo que, vale dizer, pode ser feito com o apoio dos provedores dos serviços de nuvem.
Isso porque quem provê esse serviço é co-responsável pela Segurança da Informação, sendo que o nível de responsabilidade de cada parte varia de acordo com o acordo firmado. Em todo caso, é fundamental considerar quatro aspectos básicos da segurança na nuvem:
- Restrição de acesso: A nuvem tem a vantagem fazer com que diversas informações da empresa sejam acessadas por meio da internet, de qualquer lugar do mundo. Por essa razão, é essencial que existam políticas de restrição de acesso para assegurar que somente pessoas autorizadas possam visualizar e editar informações;
- Proteção de dados: Também é fundamental que a empresa saiba onde os dados estão localizados para implementar formas de controle adequadas para proteger tanto as suas informações quanto a infraestrutura de TI onde essas informações estejam hospedadas;
- Recuperação de dados: Outro aspecto é a necessidade de contar com uma boa solução de backup e de ter um plano de recuperação de dados para seguir em um eventual caso de roubo ou violação;
- Plano de resposta: Por fim, é importante que sua empresa tenha um plano para responder a eventuais ataques de forma a minimizar seu impacto e evitar que outros sistemas sejam comprometidos de forma rápida e eficaz.
Soluções de cibersegurança para empresas de Cobrança
Além de orientar e capacitar os funcionários para que não se tornem um risco para a organização, há outras medidas importantes para garantir a Segurança da Informação em uma empresa que atua no ramo de cobranças. Veja só:
WAF
WAF é sigla para Web Application Firewall, um tipo de firewall corporativo que foca na proteção de aplicativos web e combate ameaças que modelos tradicionais de firewall não conseguem conter.
Dessa forma, o WAF funciona como uma camada adicional de segurança de dados para softwares, aplicações e plataformas baseadas em nuvem, atuando contra ameaças Zero-day, vulnerabilidades conhecidas e desconhecidas, entre outras.
Adicionar essa camada de proteção é importante para a Segurança da Informação para empresas de cobrança porque aumenta as chances de que a organização consiga barrar o tráfego de origem maliciosa. Algo que, por sua vez, impede que a atuação hacker se concretize e acabe por paralisar operações e gerar perdas.
Gestão de Vulnerabilidades
Outra medida de cibersegurança é o processo contínuo de identificação, avaliação e geração de relatórios que orientam a correção de falhas que representam brechas de segurança; ou seja, a gestão de vulnerabilidades.
Essa gestão é feita de forma automatizada para que seja possível identificar e corrigir falhas em sistemas, redes e computadores antes que essas sejam exploradas pelos cibercriminosos. Algo que deve ser feito com base na análise do grau de risco de cada vulnerabilidade para definir as prioridades no plano de ação.
Para que tudo isso seja feito, é preciso contar com uma equipe de TI capacitada para aplicar seus conhecimentos e usar ferramentas de gestão de vulnerabilidades de forma eficiente. Um trabalho que pode ser desempenhado pela TI interna, quando for viável, ou por uma equipe terceirizada, como a Prolinx.
Seja quem forem os responsáveis, é sempre importante ressaltar que o processo da gestão é cíclico. Uma vez que as falhas identificadas forem corrigidas, o trabalho recomeça para que eventuais novas falhas, que surgem naturalmente, sejam detectadas o quanto antes.
Estratégias para garantir a Segurança da Informação para empresas de Cobrança
Pensar a Segurança da Informação para empresas de cobrança também envolve definir o que fazer caso um ataque hacker ou outra forma de violação de dados aconteça. Para isso, recomendamos as seguintes estratégias:
Plano De Recuperação De Desastres
Como o nome sugere, o plano de recuperação de desastres orienta a empresa sobre quais medidas tomar para mitigar danos e voltar a operar plenamente após um ataque.
Isso significa que falamos de um plano que deve estar pronto antes que qualquer problema de segurança cibernética aconteça, o que leva à elaboração minuciosa de um documento que indica todas as ações, a ordem de prioridade e os responsáveis por executá-las.
O objetivo do plano passa por garantir que a empresa consiga responder de forma rápida a qualquer ataque para evitar que seus impactos sejam danosos demais. E para que isso realmente funcione, é fundamental lembrar de rever e atualizar o documento à medida que a infraestrutura de TI da empresa de cobranças for modificada.
Plano De Continuidade De Negócios
Também precisamos falar sobre o plano de continuidade de negócios como parte das estratégias de Segurança da Informação para empresas de cobrança. Esse documento apresenta orientações sobre o que fazer para que as operações não sejam paralisadas em função do ataque e o atendimento ao cliente e outras demandas essenciais sigam sendo cumpridas.
Além disso, o plano de continuidade também favorece a adoção de medidas que aumentam os níveis de proteção da infraestrutura de TI para dificultar que um eventual ataque hacker comprometa toda a infraestrutura da organização. Entre outras coisas, tem a ver com saber como isolar componentes infectados para impedir a propagação do malware.
Com isso, além de reduzir o impacto da ação dos cibercriminosos, o plano de continuidade evita que a empresa se veja incapaz de atender aos seus clientes, causando prejuízos ainda maiores e perdas mais graves para o negócio.
Quanto a isso, é sempre bom ter em mente que ataques robustos podem levar dias para serem devidamente identificados e resolvidos.
Conte com a Prolinx para garantir a Segurança da Informação em sua Empresa de Cobrança
Ataques hackers não são sempre iguais. Enquanto as empresas do setor financeiro buscam fortalecer suas barreiras de proteção, os hackers se empenham em criar “iscas” mais convincentes e malwares mais poderosos.
É um ciclo que não dá chances a quem não se protege de forma alguma, tampouco para quem não aprimora constantemente suas defesas. Vazamentos de dados podem custar muito caro e até levar uma empresa à falência e, por essa razão, contratar soluções de segurança de dados é um bom investimento.
Acontece que, para além de ter um WAF devidamente configurado e planos de recuperação e continuidade bem elaborados, é preciso fazer um trabalho diário de identificação e correção de falhas. E uma demanda assim comumente é trabalhosa demais para a TI interna.
Além de demandar tempo e atenção, exige também que os profissionais responsáveis estejam sempre se atualizando quanto às melhores práticas e as melhores ferramentas de defesa. Sendo assim, a Segurança da Informação para empresas de cobrança pode ser feita com a ajuda de um parceiro especializado, como a Prolinx.
Nossa empresa conta com especialistas que são experts em Segurança da Informação e conhecem bem todos os processos que mencionamos neste post. Podemos orientar a elaboração dos planos de recuperação de desastres e de continuidade de negócios considerando as características da infraestrutura de TI e as soluções mais adequadas e eficientes.
Além disso, nos responsabilizamos pela configuração correta do WAF e de outras soluções de segurança cibernética indicadas para organizações do setor financeiro. E também cuidamos de todo o processo da gestão de vulnerabilidades em um esforço contínuo para manter a infraestrutura da sua empresa livre de falhas que podem culminar em ataques hackers.
A ideia por trás de tudo isso, além de garantir o maior nível de proteção possível à sua organização, é não sobrecarregar a TI interna e deixá-la livre para atender a outros chamados e atuar de forma estratégica a favor dos negócios.
Saiba mais sobre como a Prolinx pode ajudar: Conheça nosso serviço de Gestão de Vulnerabilidades!